Alckmin discursa em inauguração da Central de Flagrantes da 4° Delegacia Seccional de Polícia

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o secretário de Segurança, o doutor Antônio Ferreira Pinto; secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; deputado federal, Emanuel Fernandes, secretário […]

ter, 23/08/2011 - 23h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o secretário de Segurança, o doutor Antônio Ferreira Pinto; secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; deputado federal, Emanuel Fernandes, secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Desses esforços todos que nós estamos fazendo para aumentar investimento e simultaneamente melhorar carreira, salário, nós devemos muito ao esforço do Emanuel na área do Planejamento, das finanças do Estado. Deputado estadual Itamar Borges, amigo da polícia, da segurança; a esposa dele, ou melhor, ele é marido da doutora Gislaine, que é delegada de polícia, grande parceiro da segurança; deputado Celino Cardoso também um amigo da segurança desta região aqui da zona norte de São Paulo; Doutor Márcio Fernando Elias Rosa, subprocurador-geral de Justiça; doutor Marcos Carneiro Lima, delegado-geral; doutor Celso Perioli, superintendente da Polícia Científica; coronel Vagner César Gomes de Oliveira, coordenador operacional da Polícia Militar; Dr. José Paschoal de Toledo, diretor do Decap; doutor Cosmo Stikovics, delegado titular da 4ª Seccional; coronel Antônio Marinho, comandante do policiamento da área metropolitana; vereadores aqui da região, vereador Claudinho e o vereador Aníbal de Freitas; nosso Said Mourad, nosso sempre deputado; doutor Luiz Fernando Pessoa da Costa Martins, coordenador da Central de Flagrantes aqui da 4º Seccional; doutor Fábio Mourão Antônio, presidente da OAB aqui de Santana; Silvonei Amaro, presidente do CONSEG; e quero aqui agradecer a todos os membros do CONSEG que de maneira voluntária são nossos parceiros aqui para ajudar na segurança pública; coronel Marcus Roberto Chaves da Silva, comandante do policiamento da capital; amigas e amigos.

Uma grande alegria nós estarmos juntos aqui para completarmos as Centrais de Flagrantes. São nove, uma Central de Flagrante em cada seccional, sendo que uma seccional tem duas, que é a da zona oeste. E com isso completamos uma reengenharia muito importante. Eu estou cada vez mais convencido de que os problemas do Brasil, dos Estados, dos municípios é cada vez mais problema de gestão, menos ideológico. As diferenças são mais de gestão. Nós temos que melhorar gestão, melhorar eficiência e a Polícia Civil está de parabéns. O doutor Toledo, o doutor Carneiro, Ferreira Pinto, por esse esforço de reengenharia. Com isso, nós vamos ganhar em rapidez, os BOs sendo fetos de forma mais rápida, um atendimento ao público de maneira mais eficiente, mostrando um serviço público de qualidade, a polícia rapidamente voltando para a rua, não ficando horas e horas aguardando no flagrante, mas, o registro, mas voltado rapidamente a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Metropolitana, enfim, resolvendo rápido, poupando custos do Estado com transporte de presos para levar para o IC, para levar para fazer os exames.

O Instituto de Criminalística, a Polícia Científica, ela vem na Central de Flagrantes, vai ter kit na Central de Flagrantes, equipes completas, equipes bem estruturadas para poder atender bem, não adianta ter tudo fragmentado, espalhado, mas equipes completas para melhorar a eficiência do trabalho, então, eu quero dar os parabéns aqui à Polícia Civil. E nós já avançamos no sentido de não ter mais Polícia Civil em escolta de preso e queremos completar a segunda etapa, quando fiz a lei em 2001, criando o agente de escolta e vigilância penitenciária, foi feita a primeira etapa que era tirar a Polícia Militar da muralha das penitenciárias, a gente não tem mais hoje PM nas muralhas, não é isso, Lourival? Só em casos excepcionais. E nós temos hoje 4.625 agentes de vigilância nas muralhas e autorizamos agora mais mil que serão agentes de escolta. Então nós vamos começar a substituir a Polícia Militar pelos agentes de escolta para ter mais Polícia Militar na rua para proteger à população.

Então, ficou autorizado aqui já a contratação, o Lourival ele tem um lema que ele anda nas penitenciárias e fala para o presos “Estou contigo e não abro!”. Então, ele vai ter mil agentes de escolta para a gente poder ir liberando a Polícia Militar. E nós vamos correr com a construção das unidades prisionais, das penitenciárias, porque ainda temos sete mil presos em cadeias e a nossa mete é zerar. Vamos correr para não ter mais preso em cadeia, só em Centros de Detenção Provisória, para melhorar ainda mais as condições de trabalho da Polícia Civil, de polícia judiciária e de polícia investigativa.

Mas eu quero cumprimentá-los, dizer que a Central de Flagrantes e essa reengenharia que está sendo feita na Polícia Civil de São Paulo é um exemplo de boa gestão, aproveitar melhor os recursos públicos, os recursos humanos, melhorar a eficiência, ganhar tempo, atender melhor a nossa população e fortalecer o policiamento ostensivo, preventivo nas ruas, dando mais serenidade aqui à questão dos flagrantes. E, ao mesmo tempo, iniciarmos uma segunda etapa importante, que é a substituição da escolta da Polícia Militar pelos agentes de escolta, deixando mais polícia na rua. Quero cumprimentar aqui os vereadores da região, o Aníbal de Freitas e o Claudinho, ontem estivemos aqui com o Celino Cardoso entregando uma Etec, aqui no Mandaqui, uma beleza de Escola Técnica para a juventude poder ter bons salários, bons empregos e boas oportunidades – e hoje um avanço muito importante em uma das áreas mais estratégicas hoje do mundo moderno que é segurança pública. E, ao mesmo tempo, agradecer aos nossos colaboradores todos da polícia, amigos da segurança e do povo de São Paulo.

Muito obrigado!