Governador entrega Canil e Cavalaria da PM em Santos

Novas instalações contam com 14 baias para os cavalos e 20 boxes para os cães

qui, 11/08/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, inauguraram nesta quinta, 11, a nova sede do Canil da Polícia Militar e do Destacamento de Polícia Montada, em Santos. Com isso, Santos passou a contar com uma sede própria da Cavalaria e do Canil, que poderão também auxiliar no policiamento nos municípios mais próximos.

O Canil conta com 16 cães treinados e 15 policiais militares, que serão empregados no policiamento de eventos esportivos e na localização de esconderijos de drogas. Também serão utilizados em estabelecimentos prisionais para realização de revista ou contenção de rebeliões, operações em mata e resgate, além de ações de cunho social em instituições beneficentes.

O Destacamento de Polícia Montada, sob comando da Força Tática do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), atuará no policiamento ostensivo em locais de grande circulação de pessoas – como centros comerciais e na orla da praia durante a Operação Verão -, em eventos esportivos, operações de controle de distúrbios civis e em reintegrações de posse.

A previsão é que o destacamento possa operar com 14 cavalos. O processo de aquisição dos animais está em andamento no Comando de Policiamento de Choque, na Capital, sob a supervisão técnica do Regimento de Cavalaria 9 de Julho. A previsão de chegada dos cavalos é de 40 a 60 dias.

Anteriormente, nas situações em que era necessário o emprego do policiamento com cães e cavalos, Santos recebia o apoio dos destacamentos de Guarujá. Também em Santos, em plenária realizada pelo Estado, Alckmin anunciou um reforço de 300 novos policiais militares até o fim do ano e entregou 20 motocicletas.

Estrutura

As novas instalações contam com 14 baias para os cavalos e 20 boxes para os cães, adequados para abrigar os animais. Na nova sede também há ambientes destinados ao serviço administrativo, refeitório, vestiários e sala de instrução.
A sede, localizada na avenida Francisco Manoel, no bairro Jabaquara, foi escolhida estrategicamente, pois fica na base de um dos maiores morros da cidade, próxima ao estádio do Santos Futebol Clube e da Cadeia Feminina, anexa ao 2º Distrito Policial.

O local passou por reformas para garantir o conforto dos animais e o bom funcionamento do trabalho policial. As instalações foram vistoriadas e homologadas pelos órgãos técnicos da Polícia Militar.

Da Secretaria da Segurança Pública