Alckmin discursa em visita à fábrica da IESA

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri; o presidente da Câmara, o vereador Aluisio Braz, o vereador Boi; deputado federal Dimas […]

qua, 10/08/2011 - 19h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri; o presidente da Câmara, o vereador Aluisio Braz, o vereador Boi; deputado federal Dimas Ramalho; deputado estadual Roberto Massafera; Atilano Gomes Sobrinho, presidente do grupo INEPAR; Cesar Romeu Fiedler, presidente da IESA – Projetos, Equipamentos e Montagens; Roberto Endo, gerente de divisão de transporte da Hitachi-Brasil; Ryota Goshima, diretor de departamento de máquinas da Mitsubishi Motors. Autoridades aqui mencionadas, prefeitos, prefeitas, colaboradores, colaboradoras, o coral aqui da IESA.

Dizer da alegria, Atilano, de estar aqui em Araraquara no mês de aniversário da cidade. Araraquara completa, esse mês, 194 anos. Estar aqui, numa fábrica que tem uma enorme presença no desenvolvimento do Brasil, uma das maiores e mais importantes indústrias do país, que é a IESA. Em energia, hidroenergia, óleo e gás, indústria ferroviária das mais importantes. Com mais de 2.500 colaboradores, colaboradoras, que agora com esta união com a Hitachi, uma das maiores indústrias do mundo, japonesa, e ainda a participação da Mitsubishi, vai crescer ainda muito mais aqui em Araraquara. Vai se tornar um polo. Esta é uma união da excelência.

O Atilano dizia: “Olha, essa grande fábrica aqui, o que há de melhor nela é o meu time”. Não sei se é o meu, que é o do Neymar, mas eu sei que é um time campeão. Um grande time. E eu fiquei muito feliz quando ele convidou pra vir visitar aqui a fábrica, conhecer todos vocês, nós estivemos aqui no mês passado. Do outro lado da pista é Américo Brasiliense, não é? E pra cá é Araraquara. Nós viemos inaugurar o AME, que começou a funcionar com 28 especialidades médicas. O hospital, aqui também, de Américo Brasiliense, que é do SUS, ele dobrou de capacidade. Nós vamos duplicar, aqui, a rodovia em frente à fábrica, e fazer três rotatórias pra evitar acidentes aqui. E esta associação, IESA com a Hitachi, eu estava vendo aquela beleza de monotrilho, ou monorail. Nós queremos que São Paulo seja a capital mundial do monotrilho, do monorail. É uma estrutura de alta capacidade de transporte coletivo, de qualidade, não poluente, é elétrico. E estrutura mais leve, ela tem menos impacto urbanístico. Já estamos em obra, o monorail da Vila Prudente até Cidade Tiradentes, cruzando toda zona leste de São Paulo. Começou, há 15 dias, a Linha Ouro, que é a linha 17 do Metrô, também monotrilho, ligando a estação Jabaquara do Metrô, o Aeroporto de Congonhas, passando pelo Morumbi, o estádio, e indo até a Linha 4 do Metrô. E vamos lançar a licitação do Expresso ABC até São Bernardo do Campo. Também monotrilho. A CPTM, nós vamos ter 104 trens a mais, cada trem, oito carros. Então, são 840 carros, vagões, carros novos, ou retrofit, para a CPTM. Nós, hoje, transportamos, entre Metrô e trem, seis milhões de passageiros por dia. Há quatro dias atrás, na segunda-feira, aliás, há três dias atrás, nós batemos o recorde. Deu 6,3 milhões de passageiros num dia, e a nossa média é chegar a nove milhões em quatro anos de passageiros na região metropolitana de São Paulo. Trem-metrô, metrô-trem, monotrilho, VLT.

Amanhã, estamos indo à Baixada Santista. Vamos fazer um VLT ligando Santos, São Vicente, Praia Grande. O trem Expresso Guarulhos, chegando na CECAP e chegando no Aeroporto Internacional de Cumbica. O Governo Federal tem o projeto do TAV, do trem de alta velocidade, que em São Paulo, nós já nos comprometemos a ajudar em tudo que puder. Então, todo o esforço no transporte sobre trilhos para passageiros nas áreas metropolitanas e ligando os aeroportos, e carga, né? A Brasil Logística anunciou um bilhão de investimento em ferrovia, para levar açúcar e grãos para o Porto de Santos, e a Vale Logística, 3,5 bilhões no porto, nos terminais portuários, e também em ferrovia. Então, acho que o Brasil e São Paulo finalmente dão um bom exemplo de que nós temos ótimas autoestradas, mas no que nós investir, firmemente, é no trilho. Na Região Metropolitana, passageiro e na longa distância, valor agregado baixo. Ferrovia, para chegar até o Porto de Santos.

Mas eu quero deixar um grande abraço, cumprimentar aqui o prefeito Marcelo Barbieri. Nós estamos também estudando… Temos aqui uma boa ETEC. Amanhã encerra o prazo para inscrição para o Via Rápida, cursos profissionalizantes mais rápidos. Vamos trazer uma FATEC também na Escola do Jardim Morumbi, aqui em Araraquara. Todos: Via Rápida, cursos de 100 horas, 200 horas, 300 horas, um mês de curso. A ETEC, um ano e meio, e a FATEC faculdade, três anos. Tudo de graça, totalmente escolas públicas. Além da presença da universidade, da UNESP. E nós estamos indo agora na UNESP para comemorar os 50 anos do Instituto de Química da UNESP aqui de Araraquara e trabalhar para ter a Engenharia Química também e a Engenharia de Produção aqui em Araraquara. Quero abraçar muito o Atilano, esse grande empreendedor. A gente vê quanta gente ganhando dinheiro só aplicando na maior taxa de juros do mundo, que infelizmente é a nossa taxa de juros, e a gente vê empreendedores arriscando, investindo, lutando para ajudar o Brasil crescer. Nós estamos vivendo um bom momento da economia brasileira e queremos que esse momento traga o maior número possível de oportunidades de trabalho, de renda, de qualidade de vida para a população.

Com grande alegria que nós celebramos hoje aqui apenas como Santo Antônio, esse grande casamento da IESA e da Hitachi, que vai dar muito emprego para São Paulo e para o Brasil.

Parabéns!