Alckmin discursa na inauguração da Central de Flagrantes na capital

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todas. Eu quero cumprimentar o secretário de Segurança Pública, o Dr. Antônio Ferreira Pinto; o delegado geral da Policia Civil Dr. […]

ter, 09/08/2011 - 17h13 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todas. Eu quero cumprimentar o secretário de Segurança Pública, o Dr. Antônio Ferreira Pinto; o delegado geral da Policia Civil Dr. Marcos Carneiro Lima; comandante geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo; Dr. Celso Perioli, superintendente da Polícia Técnico-Cientifica; secretário municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, representando o prefeito da capital, Gilberto Kassab; deputados estaduais: deputada Regina Gonçalves, deputado Carlos Bezerra Alberto, Bezerra Junior; deputado Pastor Dilmo dos Santos; deputado Said Mourad; vereadora de São Paulo, a Marta Costa, quero pedir que transmita ao seu pai, o Pastor José Wellington, um abraço muito afetivo e a sua mãe; o Dr. Carlos José Paschoal Toledo, diretor do Departamento da Polícia Judiciária da Capital, o DECAP; Dr. Kleber Torquato Altale, delegado da policia titular da Seccional Centro ; Dr. Antônio Tadeu Rossi Cunha, delegado titular aqui do 8º DP; Dr. Luiz Francisco Segantin Junior , coordenador da Central de Flagrantes da 1ª Seccional; quero saudar aqui os consegues: da Consolação, o José Luís Braz Leme; do Pari Brás, Tânia Barbosa; dos Jardins, Maria Teresa Cabral; do Brás, Mooca e Belenzinho, a Wanda Herrero; da Liberdade, o Akio Ogawa; do Paraíso, Douglas Neli Junior; do Cambuci, Vanderly Nilce da Silva; da Bela Vista, o Fabio Portaluppi; Celso Nogueira, que preside a Associação dos Amigos do Alto da Mooca e Água Rasa; Sérgio Matrone, presidente da Sociedade dos Amigos da Mooca; as empresas que foram nossas parceiras aqui, o SESC Belenzinho, indústria de alumínio Maestro, distribuidor de tintas Canarinho , embalagens de plástico Beca ,delegados, investigadores, escrivães, policiais militares, policia cientifica, amigas e amigos.

Eu queria dizer do meu entusiasmo com esta reengenharia, desta reorganização da Policia Civil aqui no nosso Estado. Quem vai se beneficiar com isso é a nossa população, tendo serviços mais rápidos, mais eficientes, atendendo melhor a população, melhorando a segurança pública e poupando mais o serviços públicos e utilizando melhor os nossos recursos humanos. Antes nós fazíamos flagrante em praticamente todos os distritos, agora serão em apenas nove, nas oito seccionais, sendo que na Seccional Oeste serão duas, pela sua dimensão, pela sua extensão. Então aquilo que demorava 3 horas, 4 horas, vai ser feito agora em menos de 60 minutos.

A Polícia Militar é a grande beneficiada, fico feliz de ver o comandante geral da Polícia Militar. Com esta integração das nossas polícias o policial vai poder rapidamente voltar para o seu policiamento ostensivo, preventivo, policiamento de rua. Os BO’s sendo feitos nos 97 distritos de forma muito mais rápida, ou a equipe fazendo o BO e não mais o flagrante. Então o BO está sendo feito hoje em 20 minutos, 25 minutos; além da Polícia Militar, agora em agosto, em todo o Estado de São Paulo também vamos poder fazer o registro do Boletim de Ocorrência, ou seja, eficiência, serviço público de qualidade, atendimento melhor para a nossa população. Isso diminui o trânsito de veículos da polícia, quer agora irá da central de flagrante direto para a CDP, para a SAP. Diminui esse trânsito de presos. De outro lado a Polícia Científica, ao invés de ter que fazer os laudos, a perícia lá no IC é feito na própria central de flagrantes, que terá o kit para fazer esse trabalho no mesmo local. Enfim, são benefícios extremamente importantes.

Nós temos equipes que não interrompem o seu trabalho. A própria atividade do policial, ele cumprindo 8 horas, também é mais importante para melhorar a sua qualidade de vida. Uma grande reengenharia. Eu quero dizer que é um exemplo que São Paulo está dando para o Brasil de reorganização, de reengenharia, de eficiência no uso dos recursos públicos, de qualidade, de excelência nesse trabalho em benefício da população em umas das áreas mais importantes hoje que é a da Segurança Pública. Eu fiquei, agora no encontro do BID, dois dias na Colômbia, pois a Colômbia tem uma questão que o Brasil graças a Deus não tem que são as Farcs. Mas o fato é que a Segurança Pública é hoje um desafio mundial, é a atividade hoje mais relevante em benefício da sociedade. E quero aqui destacar esse trabalho feito pela equipe do nosso secretário Ferreira Pinto, o esforço do Dr. Marcos Carneiro, o entusiasmo do Dr. Toledo, Carlos José Pasqual de Toledo, as equipes todas que estão trabalhando nesse processo.

Nós queremos valorizar cada vez mais o Conseg, pois é muito importante a gente ter a participação da comunidade, do bairro, da região, das lideranças da região. O combate é da polícia, mas a tarefa de segurança é de todos. Prefeitura está aqui presente, as entidades de bairro, nossos deputados que votam no orçamento que decidem as prioridades e benefício da população em São Paulo. Aqui estão a deputada Regina, o deputado Pastor Dilmo, o deputado Carlos Alberto, a vereadora Marta Costa, que é também é aqui da região; o Said Mourad, que é sempre deputado. Aliás, essa coisa de “ex”, Said, tem uma boa que o Barros Munhoz conta do presidente da Assembleia; diz que ele era apresentado como Barros Munhoz, ex-prefeito de Itapira; Barros Munhoz, ex-deputado estadual; Barros Munhoz, ex-secretário da Agricultura; Barros Munhoz, ex-ministro da Agricultura. Ele foi seis meses ministro da Agricultura, e depois o Serra. Ele estava afastado, sem mandato, e o Serra convidou ele para ele ser subprefeito de Santo Amaro. Ele era apresentado Barros Munhoz, “ex-sub”. Aí ele falou “não, aí também é demais!”.

Mas eu quero dizer da alegria como ex-prefeito e ex-deputado, desse clube, saudar o queridíssimo Said Mourad. Eu sempre fico feliz de participar dos avanços da Segurança Pública, é nosso dever acordar cedo, dormir tarde, trabalhar e fazer o máximo em benefício da população. Eu sou filho de funcionário público, meu pai trabalhou 40 anos para o Governo do Estado de São Paulo, como médico veterinário. E como é importante a iniciativa privada, mas a iniciativa privada visa o lucro de alguém. E a atividade pública visa o bem-estar de todos, política bem feita é arte e ciência ao encontro do bem comum. Arte exige dom, é preciso gostar de gente. E ciência, estudo, avanços, aprimoramentos. Nunca foi tão importante a ciência para trazer mais segurança e punir aqueles que cometem crimes, como colocou muito bem aqui o Dr. Toledo, que é a impunidade que estimula o crime. Se o ladrão de automóvel tivesse certeza que ele ia ser preso, ele não roubava o carro, mas ele acha não vai ser pego, que ele vai escapar. Então São Paulo deu um exemplo para o Brasil. Os índices melhoraram. Ou seja, não permitir a impunidade. Mas quero dizer do meu entusiasmo aqui com esse trabalho e deixar um grande abraço a toda nossa Polícia aqui presente. Muito obrigado!