Alckmin discursa na assinatura do contrato da Linha 17-Ouro do Metrô

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos; secretário, deputado federal, José Aníbal; secretário de Energia. Nosso deputado Milton Flávio, o […]

sáb, 30/07/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos; secretário, deputado federal, José Aníbal; secretário de Energia. Nosso deputado Milton Flávio, o senador José Rolim, vereador de São Paulo e senador, viu? Não pode repetir que senão ele gosta, né? Sérgio Avelleda, diretor presidente do Metrô, Bruno Caetano, superintendente do SEBRAE, coronel Maurício Pedroso de Moraes, representando aqui o Comando da Região. Ricardo Haddad, vice-presidente do, cadê o Haddad? Ricardo Haddad, vice-presidente do São Paulo, diretores e funcionários aqui do Metrô, o consórcio aqui bem representado, Andrade Gutierrez, a Serra e Almeida, SCOMI e MPE, comunidade aqui de Paraisópolis.

Dizer da grande alegria, aliás, essa semana foi uma semana importante pra compensar a derrota do Santos, né? Mas foi uma semana boa. Nós assinamos, começamos a Linha 5 do Metrô, que ali mostra bem e aqui nós assinamos o contrato, R$ 3,1 bilhões. Nós teremos aqui 17,7 km de monotrilho, 18 estações interligando, não é, todas as linhas. Começa lá em Jabaquara, portanto na Norte-Sul, integra com o Metrô Norte-Sul. Depois integra em Água Espraiada com a Linha 5 que já está em obras. Depois integra aqui na Marginal do Rio Pinheiros com a Linha 9 da CPTM. Cruza… antes atende o aeroporto de Congonhas, aí cruza o Rio Pinheiros, Panambi, Paraisópolis, tem uma estação aqui dentro da comunidade de Paraisópolis… Américo Maurano, ao lado. Atende o Estádio do Morumbi e chega na Linha 4 lá na Francisco Morato e integra com a Linha Amarela, a Linha 4 do Metrô.

Também nesse contrato, além dos 17,7 km, nós temos as compras dos trens. Trens novos, 0 km, ar condicionado, câmaras anteriores e posteriores, o que há de mais moderno. Trem elétrico, ele não polui. E cada trem quatro carros. São 24 trens, vezes 4, 96 carros, né, pra atender aqui essa linha. Ela vai ser feita em três etapas em razão das desapropriações pra gente poder ganhar tempo. A primeira etapa são oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Então ele integra o Aeroporto à Estação da CPTM do Morumbi na Marginal de Pinheiros. A segunda etapa passa por cima do rio e vem pra cá. Então: Panambi, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo. Morumbi, Linha 4 do Metrô, integrou com o Metrô com a Linha 4 que é a Linha Amarela, aqui ao lado, na Francisco Morato. E a terceira etapa vai pro outro lado. Sai do Aeroporto e faz Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Saboia e chega em Jabaquara e integra com a Norte-Sul. Nós vamos correr o máximo que a gente puder pra poder acelerar o máximo as licenças ambientais, as desapropriações, né, concluindo o projeto executivo e o canteiro de obras.

Correr o máximo possível pra gente, logo, logo, poder vir aqui comemorar, né? Vir de monotrilho, vir aqui de metrô comemorar essa grande conquista. Hoje o desafio das metrópoles no mundo inteiro, e São Paulo é a 3ª ou 4ª maior metrópole do mundo, 22 milhões de pessoas, é a mobilidade urbana. E nós investimos na pessoa. Investimos no ser humano, então, não é no transporte individual, é no transporte coletivo. Tudo que o Governo tiver de recurso, economia, eficiência, metrô-trem, trem-metrô, metrô-trem, trem-metrô. Nós vamos dar um salto de qualidade no transporte metroferroviário aqui de São Paulo. Hoje nós já estamos transportando seis milhões de pessoas todo dia de trem e de metrô. O trem, 2,4 milhões de passageiros. E o metrô, 3,6 milhões de passageiros por dia. Nossa meta é chegar a nove milhões ao final do nosso mandato. E passar o metrô de 70 km, praticamente, pra 100 km de metrô. E uma grande modernização na questão dos trens da CPTM. Trens novos, estações novas e modernas, com acessibilidade pra pessoas com deficiência. Eu queria aqui cumprimentar o Avelleda e a sua… Cadê o Avelleda? E a sua equipe, que é uma luta a gente conseguir começar uma obra, ainda mais uma obra grande como essa, não é? E tão necessária. Uma luta aí de meses, inclusive judicial, mas vencemos. Contrato assinado. Agora acelerar todas as medidas aí pra aquilo que a população mais quer. Dia desses eu ainda estava vendo lá uma análise de interpretação, José Aníbal, das necessidades da população. Eu sei que resumiu assim: É metrô e trem. Esse é o resumo da coisa. Aqui também, em Paraisópolis, agradecer ao Jurandir, grande engenheiro do ITA, especialista em transporte fazendo aí um belíssimo trabalho. Dizer ao Rolim que Paraisópolis tá ficando espetacular. Pindamonhangaba que se cuide, né?

A escola é a mais bonita, a Etec. Nós vamos ter também o Via Rápida, as inscrições estão abertas, quem quiser pode se inscrever: www.viarapida.sp.gov.br . Ou vir aqui no prédio da Etec. Vai lá no prédio da Etec. O que é que é Via Rápida? É curso de 80 horas, 100 horas, 200 horas, curso de um mês, dois meses, no máximo: chapeiro, padeiro, pizzaiolo, mecânico, pedreiro, eletricista, encanador, tudo que precisar, cursos rápidos. E quem estiver desempregado recebe R$ 120 para o transporte, e R$ 210 de bolsa, porque às vezes a pessoa desiste de estudar porque não tem como se manter, então recebe R$ 330. Se for dois meses, recebe R$ 660,00. E nós só fazemos curso para o emprego que existe. Hoje, o que é que acontece? Se entrar no Emprega São Paulo, tem 34 mil vagas sobrando, não tem gente qualificada. E de outro lado tem muita gente ainda desempregada que quer trabalhar, precisa trabalhar. Então O Via Rápida faz esse casamento. E o curso é feito aqui na Etec; faz aqui mesmo dentro da comunidade o curso e ainda recebe uma bolsa se precisar. A inscrição está aberta, pode fazer pela internet ou lá na própria escola. Não tem nada de política. São trinta mil vagas, nós pretendemos chegar a quatrocentos mil trabalhadores e trabalhadoras rapidamente qualificados. Trinta mil; se tiver mais de trinta mil é sorteio. Então, é o critério mais democrático aí possível.

A urbanização aqui vai indo super bem. Quantos apartamentos já há quase?

 

Assessor não identificado: Quinhentos.

 

Geraldo Alckmin: Quase 500 apartamentos novos. A comunidade não sai daqui; a gente reurbaniza, quem tá em área de risco vai pra apartamentos seguros, quem tá em local perigoso de encosta vai também pra apartamentos novinhos. Investimentos importantes aqui na comunidade. E transporte pra pessoa chegar rápido no trabalho, poder chegar rápido em casa. Vai ter uma grande valorização também, aqui vai ficar um bairro extremamente importante, com o metrô aqui dentro, que vai ajudar muito a comunidade. Eu queria agradecer ao Zé Anibal, fazendo excelente trabalho na área de energia, e muito firme na defesa do nosso consumidor. Tivemos um problema de um blecaute… Nem é a fiscalização do Estado, porque transmissão de energia é federal. Transmissão não é estadual, mas estamos firmes aí na fiscalização. Cobrando também da ANEEL e o Procon à disposição da comunidade. Quem teve prejuízo pode procurar o Procon pra ter o seu ressarcimento. Deve procurar primeiro a Eletropaulo, mas se tiver alguma dificuldade deve procurar os postos da Fundação Procon.

Mas eu quero é dizer da alegria de voltar aqui à comunidade e estar aqui com vocês, podendo iniciar aqui uma grande obra. E, se Deus quiser, nós vamos vir aqui muitas vezes pra gente acompanhar aqui o bom ritmo, né, desse trem, não é bom, é ótimo, né, que é o Metrô Leve de São Paulo. Parabéns, Paraisópolis.