Alckmin discursa na entrega das novas instalações da Etec de Fernandópolis

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Prefeito Luiz Vilar a sua esposa Izabel Vilar; o vice-prefeito, o Paulinho Birolli; vereadora Creusa Maria Castilho Nossa; deputado federal Julio […]

sex, 29/07/2011 - 16h58 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Prefeito Luiz Vilar a sua esposa Izabel Vilar; o vice-prefeito, o Paulinho Birolli; vereadora Creusa Maria Castilho Nossa; deputado federal Julio Semeghini, secretário de Gestão Pública; Dr. Alceu Corrêa Junior, diretor do Fórum da Comarca; Dr. Evandro Pelarin, Juiz de Direito; Dr. Denis Henrique Silva, Promotor da Infância e da Juventude; deputados estaduais: o Itamar Borges, Carlão Pignatari, Orlando Bolçone, Analice Fernandes aqui representada… Analice Fernandez aqui representada; professora Laura Laganá; diretor da Etec o Fernando José Pereira; prefeitos: de Mira Estrela, Turmalina, Valentim Gentil, São João das Duas Pontes, Populina, Suzanápolis, Macedônia, São Francisco, Pedranópolis, Ouroeste e Estrela do Oeste; o Luis Antônio Arakaki, eu quero saudar aqui todos os produtores, saudar o Luis Antônio Arakaki o pai e o secretário o filho Luisinho; Arthur Watson o meu companheiro, professores; diretores de escola; queridos alunos, amigas e amigos.

Hoje é o dia do agricultor, dia 28 de julho. É um dia especial, porque o Brasil tem a mais moderna e a mais eficiente agricultura dos trópicos, e porque o nosso país em 10, 15 anos, vai ser o maior produtor de alimentos do mundo. E essa é uma região de agroindústria muito importante, e a melhor contribuição que nós podemos dar aos agricultores é primeiro investindo nas pessoas. Dizem que a obra-prima do Estado, Luiz Vilar, é a felicidade das pessoas. E eu não tenho dúvida de que nós vamos proporcionar à juventude que ela seja ainda mais feliz realizando os seus sonhos, a sua vocação conseguindo um bom emprego, uma colocação no mercado de trabalho, uma ascensão profissional, educação e formação de qualidade.

O Centro Paula Souza é um orgulho do Estado de São Paulo pela qualidade das nossas Etecs e Fatecs, e Fernandópolis é daquelas que a gente ainda mais se orgulha pelos avanços que ela tem tido. É uma Etec nova, consolidada, com credibilidade! A iniciativa privada que está aqui presente, grandes usinas, grandes parceiros nossos como as usinas: Alcoeste do Grupo Arakaki; o Grupo Guarani do Açúcar Guarani do Jacy Costa; Do Paulo Crona, Coruripe, a Colombo, a John Deere, a Valtra, a Kensy, a New Holland, Antoniosi, Mercedes Benz, Ford, Scania, Volvo, credibilidade, trabalho sério que é feito aqui.

Nós estamos entregando o prédio que o Governo investiu 7,8 milhões, que começou no tempo do Serra, nós concluímos agora: laboratórios, auditórios, sala de aula, toda essa estrutura pra gente poder avançar ainda mais. Quantas ETECs? Das 50 melhores escolas estaduais do Brasil, ensino médio, 35 ETECs de São Paulo, 35. É o melhor curso médio. Os jovens, eu perguntei para os nossos rapazes, as meninas, de manhã ensino médio, à tarde ETEC, escola de tempo integral, vão sair com os dois diplomas o diploma do ensino médio e o diploma do técnico, para já entrar no mercado de trabalho bem qualificados e continuar os seus estudos para o futuro. Então, a gente vê aqui uma belíssima parceria em uma região que é o centro do setor sucroalcooleiro. O Brasil é o maior produtor do mundo de açúcar e álcool, o maior produtor mundial. Nós reduzimos o ICMS do álcool: no Brasil inteiro é 25%, é que nem a gasolina. Aqui em São Paulo é 12%, porque dá emprego, energia limpa. Álcool é energia renovável, emite menos carbono, não é combustível fóssil, não é derivado do petróleo, e quando planta cana ainda fixa carbono no solo. É importante sob o ponto de vista de mudanças climáticas de menos emissão de gás de efeito estufa. Reduzimos agora, tiramos o ICMS para bens de capital para as usinas fazerem o retrofit. São Paulo produz 600 megawatts de bioeletricidade, exporta para o sistema além do que na geração própria, nós queremos em cinco anos passar para 5.500 megawatts, 5.000 megawatts a mais. É uma Belo Monte a mais, sem alagar nada, e dentro aqui do setor produtivo, através de bioeletricidade.

Nós estamos também entregando umas vicinais, não é isso Luiz Vilar? Nós temos aqui concluída a Estrada Vicinal Nahi Arakaki, ligação SP-320. A outra é em Nhandeara. A gente espera em março para o lado lá de Santa Fé que está mais adiantado, já ir entregando. Então, nós vamos duplicar inteirinha a SP-320, desde lá de Santa Fé até Tanabi, não é isso? Mirassol, até Mirassol. Uma grande obra feita com recurso do Tesouro, não vai ter nenhum pedágio, o Governo é que vai manter a autoestrada. Nós não queremos deixar ninguém para trás, para a ETEC precisa fazer vestibular, precisa ter ensino médio completo, então para quem não tem ensino médio e teria dificuldade de passar no vestibular lançamos o Via Rápida, aqui têm vagas de técnicas de venda e rotina de escritório, área administrativa. Nós estamos abrindo 30 mil vagas de Via Rápida: pizzaiolo, chapeiro, padeiro, eletricista, encanador, pedreiro, operador de máquina. E quem tiver desempregado o Governo paga para ele se qualificar, R$ 120,00 de transporte e R$ 210,00 de bolsa, um mês de curso. Se for dois meses, a gente paga dois meses, para todo mundo poder avançar. Então a minha palavra é de alegria Luiz Vilar, por estar aqui em Fernandópolis, quando a gente junto entrega aqui uma grande obra, não apenas fisicamente, mas que tem software, que tem conteúdo, que vai fazer com que os nossos jovens possam avançar ainda mais e contribuir para o desenvolvimento brasileiro.

Quero agradecer ao Julio Semeghini que eu peguei lá como secretário de Estado, é um dos melhores quadros da política brasileira, séria, responsável. Quero dizer muito obrigado, Julio Semeghini. É um craque. Está tirando de letra lá numa área que não é fácil, que é gestão. E todo dia a gente está apertando um pouquinho mais. E olha, olho em tudo. Olho em tudo. Hoje eu comentei com o pessoal, entrei no avião, tinha uma cestinha de frutas com duas bananas, tinha morango, tinha uva e umas frutas que eu nem sei o nome do negócio. Aí chamei o major, “Major, olha isso aqui. O que é isso aqui? Isso aqui é feito só para cobrar mais do Governo”. Mete o olho nas coisas, não deixa ter desperdício. Economia. O dinheiro não é nosso, é do povo. Então corta tudo isso aqui. Essas coisas são feitas para poder cobrar mais caro. Nós estamos 24 horas ali defendendo o interesse público. Que não é meu, mas é de todos. Interesse coletivo. Fazer mais barato, fazer melhor, chamar os parceiros para nos ajudarem. Governo moderno é o Governo que interage. Não é isolado, é junto. Junto com a iniciativa privada, junto com a sociedade civil para poder fazer mais e fazer melhor. Eu já fui deputado, queria aqui cumprimentar os nossos deputados, Itamar Borges, um grande ex-prefeito, e hoje deputado estadual da região; Carlão Pignatari, outro grande prefeito e hoje deputado da região, o Orlando Bolçone, de São José do Rio Preto, excelente deputado e companheiro, Analice Fernandez, aqui representada pela Márcia, também a gente registra, mandou um abraço.

Churchill uma vez na Segunda Guerra Mundial, referindo-se aos pilotos da RAF, da Força Aérea Inglesa, disse: “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”, referindo-se aos heróicos pilotos da Força Aérea Inglesa na Segunda Guerra Mundial. Pois eu quero dizer aqui, que todos nós paulistas devemos muito a Laura Laganá. É uma craque, viu? E ela é boa porque forma equipe, sabe formar uma equipe. E vocês têm aqui o diretor campeão que é o Fernando! Fernando, Fernando Neymar. Parabéns! Mas saudando a Laura e o Fernando, quero abraçar todo esse time campeão. Dizer para o Luiz Vilar que conte conosco. Vamos trabalhar muito juntos aqui em benefício da coletividade. Agradecer os nossos parceiros da iniciativa privada. Cumprimentar e dizer que alegraram o nosso coração com a presença de vocês que deu luz, brilhou aqui nessa nossa inauguração. E, principalmente, uma palavra aos jovens, aqueles a quem a escola se destina para dizer que o futuro começa hoje, ele se chama Juventude!