Alckmin discursa na entrega das novas instalações do Centro de Reprodução Humana no HC

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos. Quero saudar o professor Giovanni Cerri, secretário da Saúde; a professora Linamara Battistella, secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; o professor […]

ter, 26/07/2011 - 17h19 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos. Quero saudar o professor Giovanni Cerri, secretário da Saúde; a professora Linamara Battistella, secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; o professor José Otavio Costa Auler Junior, o vice-presidente no exercício do Conselho Deliberativo da sua presidência; o professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, diretor-clínico; o professor Marcos Fumio Koyama, superintendente do hospital; o professor Flavio Fava de Moraes, diretor da fundação; o professor José Flair Carrilho, presidente do Conselho Diretor do Instituto Central; a professora Lucila Pedroso da Cruz, diretora-adjunta; o professor Edmundo Baracat, diretor da divisão clínica ginecológica; o professor Luiz Cláudio de Azevedo Silvia, diretor-executivo do Instituto de Radiologia; Eloisa Gebrim, diretora do serviço de tomografia; Tânia Lago, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretária; Sinésio Pires Ferreira, diretor-adjunto da Fundação Seade; professora Albertina Duarte, coordenadora da Saúde do Adolescente da Secretaria; Dra. Maria Aparecida Ursini coordenadora da Mãe Paulistana, representando o prefeito de São Paulo; professores, todo o corpo docente, funcionários, amigas e amigos, uma palavra breve.

Quero dizer da alegria, Giovanni, de vir aqui ao Complexo do HC. Aliás, quero fazer uma saudação muito especial: vi na chegada as voluntárias, eu não sei se têm voluntários também, mas as voluntárias eu as vi aqui no Hospital das Clinicas. O Mário Covas, quando ia a um hospital e queriam mostrar muito aparelho, ele dizia “não, não, o hospital é bom se tem voluntário, corpo de voluntários no hospital”. Quero saudar as nossas voluntárias! Mas dizer que é uma alegria voltar aqui, ao complexo do HC, quando nós hoje temos aqui os dados da Fundação Seade dos últimos 11 anos, mostrando uma importante queda nos índices de gravidez na adolescência. Eu fiz uma conta agora e foram 56 mil casos de gravidez na adolescência a menos, isso de 10 anos de idade aos 19 anos de idade.

É preciso se preparar para a maternidade responsável, amadurecer para a vida, isso vai ser melhor para a mulher e melhor para o seu filho. Nosso trabalho foi feito sem nenhuma repressão, apenas com informação, formação de profissionais para levar informação às pessoas, o diálogo, a conversa, e também com a possibilidade de utilização de métodos anticonceptivos e contraceptivos que foram oferecidos na rede pública de São Paulo.

Então essa é uma redução importante que permite às nossas jovens poderem não se surpreender com uma gravidez indesejada, mas poderem se preparar, amadurecer e ter experiência de vida para a maternidade. De outro lado (poderia até parecer um paradoxo) é favorecer a gravidez, que é o Centro de Reprodução Humana, e não há paradoxo, ambos os casos são respeito pela vida: ajudando os jovens e os adolescentes, as adolescentes e, de outro lado, as mulheres que querem engravidar e têm dificuldade, o Centro de Reprodução Humana.

Não há nada que mexa mais com a emoção, com o sentimento do ser humano do que a fecundação, do que a gravidez, do que o nascimento de um filho, de um neto. E hoje é o dia das avós: um abraço muito carinhoso aqui a todas as avós. Aliás, a vovó está com tudo. Antigamente a vovó era aquela velhinha, e hoje a vovó é sexy, a vovó está com a corda toda.

Mas eu quero dizer da alegria que termos aqui o Centro de Reprodução Humana, de outro lado, o Centro de Tomografia, novas unidades para o Centro de Diagnóstico em Gastroenterologia e ainda a parte de endoscopia e cirurgia laparoscopia.

Aqui no HC o ataque à doença é realizado por terra, mar, e ar. Fico contente de rever aqui o meu professor de anestesia, José Otávio Costa Auler. E eu sempre brinco que se a coisa for difícil, professor Miguel Srougi, chame o anestesista. Mas abraçar o José Otávio com quem aprendi muito, um grande professor. Abraçar aqui o professor Giovanni Cerri, professora Linamara Batistella. O HC exerce um fascínio. Eu, quando era jovem, passava aqui em frente e via esse prédio, a faculdade de medicina é um verdadeiro fascínio que exerce pela sua excelência no conhecimento, no desenvolvimento de pesquisa, no aprimoramento científico, no compromisso com a ciência, com a excelência no atendimento. Atendimento de ponta, de qualidade, casos extremamente complexos, casos difíceis que são enfrentados. E aqui são atendidos pessoas do Brasil todo. Coração generoso pulsando aqui na colina de São Paulo, por isso é com muita alegria que quero deixar um abraço aqui muito afetivo a todos que aqui construíram e constroem.

Dia desses eu li um artigo do professor Miguel Srougi falando do HC, que ele é insuperável. E este é um orgulho justo, se existe orgulho justo, esse é o orgulho de nós brasileiros e paulistas deste complexo do HC. Bom trabalho!