Alckmin assina protocolo de intenções com a Vale S.A

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Barbosa. Doutor Murilo Ferreira, presidente da Vale. Secretários de Estado: de Desenvolvimento […]

sex, 22/07/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Barbosa. Doutor Murilo Ferreira, presidente da Vale. Secretários de Estado: de Desenvolvimento Metropolitano, deputado Edson Aparecido; de Energia, o deputado José Aníbal. Quero saudar aqui o deputado federal Arnaldo Jardim. Cumprimentar o doutor Mário Barbosa, diretor executivo da Vale Fertilizantes; o prefeito de Santos, doutor João Paulo Tavares Papa; nossos reitores da UNIMONTE, ministro Osíris Silva; da UNISANTOS, Marcos Medina Leite; da UNINOVE, o Eduardo Storópoli. Doutor Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo. Luciano está com probleminha de saúde aí, mas se Deus quiser é coisa passageira. Clodoaldo Pelissioni, superintendente do DER. Sérgio Aquino, secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos; doutor Luiz Antônio Mesquita, doutor Mesquita, diretor da Vale. Diretores, toda equipe da Vale, amigas e amigos.

É uma grande alegria, doutor Murilo. Estamos assinando hoje esse protocolo, hoje é um dia muito especial, é o dia do desenvolvimento, 3,5 bilhões de investimentos. Gerando emprego, gerando riqueza, numa área essencial que é logística, eficiência, competitividade, redução de custos, então ficamos extremamente felizes. E baseado no porto, que é o maior porto da América Latina. Essa questão portuária, ela é absolutamente relevante, a Alemanha, Hamburgo, onde tem o porto, é cidade-Estado, tem governador a cidade de Hamburgo. Aliás, nós não ficamos atrás, Santos tem Papa, não é? Mas é extremamente importante, e aqui o porto vem com a ferrovia no investimento da Vale. Então que é outra questão essencial, nós melhorarmos o nosso modal de transporte.

E nós vamos nos empenhar, doutor Murilo, para rapidamente resolver as questões ambientais. E não há argumento melhor, porque o grande problema hoje ambiental é poluição, é combustível fóssil, é caminhão e ônibus, é diesel, emissão de gás de efeito estufa e monóxido de carbono. Então tirar caminhão e fazer ferrovia, transportar por ferrovia é a maior ação de política pública em favor do meio ambiente e da qualidade de vida da nossa população. Estamos muito felizes, vamos nos empenhar aqui nessa parceira, nesse protocolo – questões tributárias, ambientais, qualificação profissional.

Há três semanas, como disse o secretário Paulo Barbosa, estivemos em Santos para participar da implantação da USP que vai levar a Poli, as engenharias para a Baixada, para Santos. Aliás, aqui na minha sala lá tinham três da Poli, o Márcio é da Poli, o Mário Barbosa, da Poli, Doutor Mesquita também é da Poli, o Spinelli também é da Poli, Arnaldo Jardim também da Poli, enfim, vamos ter a Poli e hoje faltam engenheiros. Temos as FATECs lá na Baixadas, as ETECs, agora o Via Rápida. Nós lançamos um programa rápido para os desempregados, para a população que precisa mais, que tem baixa escolaridade, cursos rápidos. Lançamos 30 mil vagas, nós pretendemos formar 400 mil, tivemos 1,5 milhão de acessos no site do Via Rápida. Impressionante, 1,5 milhão de acessos.

Então é com grande alegria que nós celebramos aqui essa importante assinatura – eu brinquei há pouco, Papa, que de cada 10 investimentos, 11 são em Santos, na Baixada Santista. Impressionante a força econômica. São Paulo é campeão da indústria, mas é também campeão do agronegócio, nós somos o maior exportador mundial de açúcar, maior exportador mundial. Maior exportador mundial de suco de laranja, de carne bovina, maior produtor brasileiro de ovos, de frutas, de flores, de borracha. Então nós temos aqui um agronegócio extremamente importante. E esse centro, esse corredor logístico beneficia São Paulo, beneficia a região Sudeste, beneficia o Centro-Oeste brasileiro, é importante para todo país.

E aqui é um belo exemplo, acho que nós temos duas datas importantes: 1942, quando Getúlio criou a Vale; e 1997, quando cumprido o papel do Estado, como indutor do desenvolvimento, ela foi privatizada. Nós vemos hoje a empresa uma das maiores mineradoras do mundo. E investimento privado na área de logística, o Governo não tem como ser provedor de tudo, e nem deve ser executor de tudo, ele deve ter um papel regulador, papel fiscalizador, de parceiro do setor privado para poder florescer os empreendimentos geradores de riqueza, de emprego, de prosperidade.

E a gente vê aqui hoje R$ 3,5 bilhões, um setor estratégico de logística que é porto e ferrovia. São Paulo está muito feliz, e nós estamos todos muito gratos, e contêm conosco, vamos trabalhar juntos o mais rápido possível. O Rodoanel, já estamos, agora em setembro, já começa a asa leste. Em novembro já temos o edital da asa norte, fechando anel metropolitano de São Paulo, foi duplicada a Imigrantes, melhorando sempre o acesso ao porto, mas é evidente que a ferrovia é o grande caminho pra questão da carga, para as exportações, e para as importações.

Quero agradecer aqui ao doutor Murilo, cumprimentando toda equipe da Vale, cumprimentar o deputado Paulo Barbosa, sua equipe, o Luciano Almeida, doutor Mário Barbosa, prefeito Papa, grande prefeito de Santos. Santos vive hoje um momento muito especial, a cidade retomou o desenvolvimento. Talvez lembrando aquela época áurea do café, e continua com o melhor café de São Paulo, ali na Bolsa do Café. Mas agora é café, é minério, é açúcar, é grãos, é pré-sal, é petróleo, é gás, é universidade, enfim. E dizia o Papa João XXIII que o desenvolvimento é novo nome da paz. Porque não há paz verdadeira onde não há emprego e oportunidade para as pessoas poderem ser felizes, realizarem a sua vocação através do trabalho.

Parabéns a Vale!