Alckmin discursa em sanção de lei de incentivos fiscais a estádio na capital

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Estimado ministro do Esporte, Orlando Silva; prefeito da nossa capital que hoje vai promulgar aqui a lei, o Gilberto […]

qua, 20/07/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Estimado ministro do Esporte, Orlando Silva; prefeito da nossa capital que hoje vai promulgar aqui a lei, o Gilberto Kassab; vice-prefeita Alda Marco Antônio; desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representado o Tribunal de Justiça; deputados estaduais: Milton Vieira, Ramalho da Construção; secretário do Planejamento, o deputado federal Emanuel Fernandes; secretário do Esporte e Lazer do Estado, o Benedito Fernandez; Ricardo Trade, diretor executivo de operações do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014; Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol; André Sanchez, presidente do Esporte Clube Corinthians; vereador Antônio Goulart, representando o presidente da Câmara, o Netinho; o secretário especial de Articulação para Copa, Gilmar Tadeu Alves Ribeiro; querida a Irmã Rosane; nossos padres Rosalvino e padre Ticão; o Carlos Armando, diretor superintendente da Odebrecht Infraestrutura; representantes de entidades esportivas, comunitárias, vereadoras e vereadores da Câmara de São Paulo, os secretários municipais.

Amigas e amigos, eu acho que o primeiro gol da Copa do Mundo de 2014 está sendo marcado hoje com a união do Governo Federal, do Governo Estadual, do Governo Municipal, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada, das torcidas, dos brasileiros de São Paulo, para gente fazer aqui em São Paulo a melhor Copa do Mundo em 2014. Aliás, ministro Orlando Silva, não poderia ser diferente, São Paulo é a pátria do futebol, a primeira partida de futebol foi Charles Miller, paulistano, aqui em São Paulo, foi daqui que irradiou essa paixão nacional, e eu não tenho dúvida, André Sanchez, de que nós vamos ter o estádio do Corinthians e em 2014 será estádio dos corintianos, santistas, palmeirenses, são paulinos de todos os brasileiros para a sede aqui da Copa do Mundo.

Cada um está cumprindo a sua responsabilidade: o Governo Federal através do BNDES, do financiamento; nós, o Governo do Estado, através das obras para o Pólo aqui de Itaquera, nós vamos entregar um ano antes, em julho de 2013, aliás, queria dizer ao Ricardo Trade que a FIFA exige que metrô e trem, nós tenhamos 50 mil viagens… 50 mil passageiros hora/destino; nós vamos chegar em 2014 com 114 mil, o dobro do que a FIFA exige na Linha-3 do Metrô aqui na porta, e a Linha-11 da CPTM, duas linhas simultâneas com mais trem, mais metrô para poder atender a região.

Queria destacar o legado: a zona leste é maior que o Uruguai em população é uma… é um país verdadeiro, não é? E o quanto de benefícios nós vamos ter aqui na região; aliás, o Pólo aqui de Itaquera, aqui do lado, no ano que vem já vai estar funcionando com a Etec, a Fatec, que inclusive terá cursos ligados ao esporte e o turismo, que é a grande vocação desta que é uma cidade mundial como São Paulo. Quero deixar um grande abraço, cumprimentar o prefeito Gilberto Kassab, conte conosco para a gente trabalhar junto e nós temos muita confiança, São Paulo já é a sede da Copa do Mundo, e em outubro é com muita confiança e trabalho que nós vamos nos esforçar para que São Paulo possa fazer a melhor abertura da Copa do Mundo. Parabéns, São Paulo!