Alckmin discursa em lançamento de pedra fundamental da montadora Chery

Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todas e a todos. Senhor embaixador da China no Brasil, o senhor Qiu Xiaoqi; o presidente da Chery Automobile, Yin Tongyue; Hamilton Ribeiro […]

ter, 19/07/2011 - 19h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todas e a todos. Senhor embaixador da China no Brasil, o senhor Qiu Xiaoqi; o presidente da Chery Automobile, Yin Tongyue; Hamilton Ribeiro Motta, o prefeito de Jacareí; Adel Eddine, vice-prefeito; vereador Itamar de Oliveira, presidente da Câmara; Wang Qingyuan o ministro-conselheiro do Comércio da Embaixada China no Brasil; o Zhou Biren, presidente da Chery Internacional; Luiz Curi, CEO da Chery Brasil; Tao Yuan, vice-presidente da Chery; diretor para América Latina do Banco de Desenvolvimento da China; deputado federais: Paulo Teixeira, Carlinhos Almeida, Carlos Zarattini. Deputados estaduais: Marco Aurélio de Souza, Hélio Nishimoto, André do Prado; deputado federal Emanuel Fernandes, secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento. Prefeitos: Eduardo Cury, Carlos Alberto de Souza; doutor Luciano Almeida, presidente da nossa Agência Investe São Paulo; amigas e amigos. Uma palavra breve.

Mas dizer da alegria de estar aqui, hoje, nesse dia de grande conquista para o Brasil, para São Paulo, para Jacareí, um dia histórico, a primeira indústria da Chery, indústria automobilística chinesa com a produção completa no Brasil, não apenas montadora, mas com a produção integral fabricando aqui no Brasil. Então, para nós, uma grande alegria. E eu quero dizer ao presidente Yin Tongyue que sendo governador, médico, vai cuidar para que cresça rapidamente a Chery, aqui em Jacareí, no nosso Estado, no nosso país.

A indústria automobilística é grande geradora de emprego ao longo da sua cadeia produtiva – é uma das cadeias produtivas que mais agrega valor e mais gera emprego. O Brasil é 7º fabricante mundial de automóveis, o Estado de São Paulo é o 12º maior fabricante mundial de automóveis. A fábrica aqui em Jacareí, quase meio bilhão de dólares, um dos grandes investimentos no nosso país, gerando aqui riqueza, promovendo desenvolvimento, trazendo pra cá um centro de pesquisa e desenvolvimento, e nós estamos aqui ao lado das melhores universidades; a USP vai quase que dobrar as engenharias no polo aqui do Vale do Paraíba. Nós temos esse corredor do Vale do Paraíba, a capital do automóvel, do avião, da tecnologia. Temos aqui o Parque Tecnológico ao lado. Então esse Centro de Pesquisa e desenvolvimento, ele é muito importante também.

Queria dizer do nosso compromisso em São Paulo com os nossos parceiros que investem aqui em São Paulo. Nós reduzimos impostos. São Paulo tem um programa chamado Pró-Veículo. Nós fazemos a devolução imediata do crédito do ICMS para investimentos no Estado, e o diferimento para Ativo Fixo para bens de capital para investimentos no Estado. Com os recursos humanos, temos aqui a universidade, a FATEC, estamos licitando agora no mês de agosto, a nova faculdade aqui de Jacareí. Temos uma bela ETEC. As escolas que o prefeito Hamilton se referiu, e começaremos esse mês com o Via Rápida para o Emprego, cursos de formação rápida de 80 horas, 120 horas, 200 horas, para capacitar os nossos recursos humanos.

Uma excelente logística, nossa região é privilegiada em termos de acesso, Rio, São Paulo, Minas, porto, aeroporto, e vamos duplicar aqui a estrada Biagino Chief e vamos ajudar a Prefeitura nas outras obras do seu protocolo com a Chery. Imposto para baixo, redução da carga tributária, investimento nos recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e boa infraestrutura. Eu não tenho dúvida que a Chery vai crescer rápido aqui no Brasil com a sua grande fábrica aqui em Jacareí.

Quero cumprimentar o prefeito Hamilton, prefeito de Jacareí, pela importante conquista. Cumprimentar doutor Luciano Almeida, que preside a nossa Agência Investe São Paulo, pelo esforço permanente em fixar investimentos produtivos, geradores de riqueza e emprego aqui em São Paulo. O nosso secretário Emanuel Fernandes, do Planejamento, tem nos ajudado enormemente em todo esse esforço. E cumprimentar o nosso presidente, dizendo ao presidente da Chery.

Disse aqui o Paulo Henrique Amorim, de que o “C” da Chery e da China é muito forte. E é verdade, a China é grande líder asiático e mundial. O Brasil é grande líder latino-americano e mundial, e se o “C” da China é forte, o “C” com “B” do Brasil, com o “SP” de São Paulo, e com “J” de Jacareí, aí é imbatível.

Bom trabalho!