Alckmin entrega moradias em Vargem Grande do Sul

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui, cumprimentar o nosso prefeito anfitrião, o Amarildo; a Maria Aparecida; dona Ordália, […]

dom, 17/07/2011 - 7h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui, cumprimentar o nosso prefeito anfitrião, o Amarildo; a Maria Aparecida; dona Ordália, mãe do nosso prefeito; o Antônio Sergio, o vice-prefeito, vereador Luiz Antônio Felipe, presidente da câmara, o secretário-chefe da Casa Civil, o Sidney Beraldo; secretário da Habitação Silvio Torres; prefeito de Mococa, o doutor Toni Naufel, está aqui – olha, quem não conhece o prefeito aqui de Mococa, um grande médico, amigo! Itobi, cadê o Alexandre? Dá um passinho aqui Alexandre. O Alexandre é prefeito aqui do município de Itobi, Águas da Prata o Samuel da Silva, cadê o Samuel? Um abraço Samuel, São Sebastião da Grama o Emilio, oi Emilio, tudo bem? Engenheiro Emilio Bizon, Santo Antônio do Jardim o Luiz Claudio Trincha e esse você já conhecem é o nosso ex-prefeito Celso Ribeiro. Apresentar o presidente da CDHU o doutor Antônio Carlos do Amaral Filho, o padre Adilson Pimenta Afarto, pastores aqui presentes, novos moradores, aqui, ficou muito bonito o conjunto, cumprimentar as famílias, aqui, dizer da alegria de estarmos aqui juntos.

Eu não me esqueço, Silvinho e Amarildo, quando consegui comprar a minha casa em Pindamonhangaba e o primeiro dia que mudei com Lu para casa nova, primeira… Primeiro dia, casa novinha a gente entrando, primeira noite é uma… É uma… É um sonho, né, de a gente poder ter acesso à casa própria. E não é fácil: a entrada é alta, a prestação é cara e é um sonho da família de poder ter um teto, então à gente fica feliz! A qualidade das obras, novinhas com piso, revestimento, mureta, laje, aquecedor solar que começa a ser instalado essa semana, em todas as casas. Então, a conta de luz vai ser mais barata. Isto durante um ano, dois, três anos é uma grande economia, porque é um grande gasto de conta de luz é chuveiro e o aquecedor solar vai reduzir bastante a conta de luz. Casa para quem ganha um salário. Quem ganha um salário mínimo, a prestação é R$ 85. Quanto é o aluguel de uma casa aqui, Amarildo? 300, 350. É isso? A pessoa vai pagar muito menos do que o aluguel, para ser dono da casa. Mureta, jardim, calçada, água, esgoto, luz, iluminação pública, asfalto, guia, sarjeta, completinha a infraestrutura e nós queríamos trazer uma palavra para quem não conseguiu ainda a casa.

Nós temos aqui do lado quatro alqueires, não é isso Silvio? Cada alqueire de terra dá umas 70, 80 casas. Então vai dar para fazer aqui do lado, 273 novas casas. Então, quem não conseguiu a casa, nós vamos começar já mais 273. Uma coisa importante: o Governo do Estado de São Paulo é o único, praticamente, dos 27 Estados brasileiros, que coloca dinheiro do orçamento para fazer casa, porque gera muito emprego… você está construindo casa: pedreiro, servente, eletricista, encanador, secretária, motorista, engenheiro, todo mundo tem trabalho. Então movimenta a economia da cidade. E Vargem Grande do Sul está crescendo muito. Tem até alguns setores que hoje falta mão-de-obra, não é isso Amarildo? De alguns setores está até precisando de mão-de-obra. Então, muito emprego e moradia, né? Moradia. Um dia desse o prefeito de Nova York, Beraldo, o Michel Bloomberg, prefeito de Nova York, veio a São Paulo no encontro das 40 maiores cidades do mundo. Aí ele foi lá tomar um café comigo, um café Pacaembu e elogiou o café…

Orador não identificado: Santos! É o Santos!

Geraldo Alckmin: É o peixe, esse é o ano do peixe, né? Elogiou o café e eu perguntei para ele: “Olha, e a eleição nos Estados Unidos, vai dar o partido Republicano ou vai dar o partido Democrata, o Obama”? Aí eu falei para ele: “Agora, depois que o Obama pegou o Bin Laden, agora ficou mais fácil”. Ele falou: “Não, não, ninguém vai votar por causa do Bin Laden. O que vai decidir a eleição é emprego e moradia”. Emprego e moradia. Esse é o que o povo, é o que a população deseja. Então o nosso compromisso é melhorar a vida da população e de quem mais precisa. Pessoal rico, geralmente não precisa se preocupar com eles, eles se viram. Nós temos é que cuidar de quem mais precisa. São Paulo não deixa ninguém para trás. Então, aqui nós temos casas para as famílias que têm pessoas com deficiência. Casas adaptadas: a porta é mais larga, o banheiro é adaptado, a casa é adaptada para famílias que têm alguém com deficiência. Idosos, aqui tem um pequeno percentual para as pessoas da melhor idade. Nossos policiais, aqui têm um pequeno percentual, para ter segurança aqui no conjunto e casa para famílias de menor renda. Eu queria agradecer aqui ao Amarildo, vocês tem aqui uma tradição de bons prefeitos, viu? O Celso Ribeiro foi um bom prefeito no meu tempo que eu fui governador, da outra vez, trabalhador sério e o Amarildo também um bom prefeito, mesma linha, aliás, a região é muito inteligente. E os deputados, o Sidney Beraldo e o Silvio Torres, eu fui levar os dois para o Governo. O Beraldo, secretário da Casa Civil e Silvio Torres, secretário da Habitação. Honestidade e trabalho, é isso que o Brasil precisa, é isso que nós precisamos.

Mas eu quero é deixar um abraço, agradecer aos presentes. Eu sou santista, tem um companheiro meu ali, aquele moço inteligente ali, mas o meu filho, que teve os meus… o pai dos meus netos, é corintiano. Aí eu falei: “Vai dar confusão, né? O que vai acontecer com esse netinho aí?” Aí eu rezei muito e Deus foi generoso: nasceram dois, são gêmeos. Então dá para ser um santista e um corintiano. Você vê que o avô não é fraco não, já vem de dois de uma vez. Mas eu quero é agradecer muito aqui a lembrança, dizer pro Élcio, super Élcio, que ele vai ter um superrolo compressor, está autorizado. Está autorizado os R$ 150 mil e dizer do nosso compromisso com Vargem Grande do Sul. Belíssima cidade, essa é uma região muito acolhedora, vocês são muito hospitaleiros. Cumprimentar aqui os nossos prefeitos, agradecer ao doutor Amaral nosso presidente da CDHU, agradecer o Panão. Panão ficou falando aqui, ou não? Panão quando ele está inspirado, ele levita, tem dia que ele sai 1,5 m de altura, ele sobe e depois desce de novo. Panão não é fraco não. Mas deixar um abraço pro Silvinho, um abraço pro Beraldo, abraço aqui pro Amarildo, e muitas felicidades na casa nova. Tenho certeza que essa casa nova vai trazer muita coisa boa pras famílias que vão hoje receber as chaves.

Parabéns a todos.