Alckmin anuncia campus da USP na Baixada Santista

Geraldo Alckmin: Prefeito Papa; presidente da Câmara; reitor da USP, doutor Grandino; secretários de Estados; parlamentares; lideranças; amigas e amigos. Hoje é um dia de grande alegria. Uma luta que […]

sex, 08/07/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Prefeito Papa; presidente da Câmara; reitor da USP, doutor Grandino; secretários de Estados; parlamentares; lideranças; amigas e amigos.

Hoje é um dia de grande alegria. Uma luta que foi consagrada de êxito. Primeiro, a vinda da Universidade de São Paulo. Se existe orgulho justo, um desses orgulhos é a Universidade de São Paulo, entre as 100 melhores universidades do mundo, vindo agora com seu campus aqui para a Baixada Santista. Universidade pública e gratuita. Depois, e Escola Politécnica. O Mário Covas, muito brincalhão, Papa, dizia: “A salvação do Governo são os engenheiros”. Aí, ele dava uma colherzinha de chá e dizia: “E os médicos também!”.

Mas eram os engenheiros. E eu lembro que ele dizia que toda a segurança que ele teve na política se deveu a sua formação na Poli, e a Poli, senhor diretor, vem aqui com um curso inovador de Engenharia de Petróleo e Gás, um curso cujo o vestibular já será agora, já começa em 2012 o primeiro ano e, para comemorar o curso, hoje está em todos os jornais que o poço de petróleo mais produtivo do Brasil, 28.436 barris de petróleo por dia do campo de Lula, é aqui na Bacia de Santos e é aqui no Pré-sal, hoje o poço mais produtivo do Brasil. Não é do Pós-sal, já é do Pré-sal e é aqui da Bacia de Santos, comemorando os futuros engenheiros do petróleo e do gás.

A especialização em Logística, em Sistemas de Logística, e nós temos o porto batendo todos os recordes, o mais importante porto da América Latina; a Rumo Logística anunciou há dias um bilhão de investimentos em duplicação da ferrovia entre Sumaré até a descida da serra; grandes investimentos aqui no porto, cobrindo não só o terminal, mas até o navio para não interromper as exportações de açúcar, que virão, todas elas, de 12 para 60% por ferrovia; compra de 50 locomotivas e 760 vagões, mais os termineis, enfim, um grande momento; e a escola da Poli dentro do parque tecnológico, estruturada dentro do parque tecnológico no sentido de pesquisa, desenvolvimento. Eu não tenho dúvida que virá também centro de pesquisa, de desenvolvimento, inovação tecnológica, além de pós-graduação e o nosso curso com a Secretaria da Educação com os nossos professores, curso de especialização para os nossos professores.

A nossa tarefa agora é correr para liberar a Escola Estadual Cesário Bastos, está aqui o doutor Palma, temos até novembro para fazermos a nossa mudança para um bom local para a nossa Diretoria Regional de Ensino, um bom local, mas cedendo esse prédio que está na história e no coração de Santos para uma bela universidade, para que os jovens possam ter aí a engenharia da POLI aqui na região.

Mas eu quero aqui, diz que não há nada mais importante e urgente do que agradecer; agradecer aqui a região, que é hoje líder do desenvolvimento brasileiro, empreendedores de todas as áreas, que trabalham, suam a camisa, esse é o DNA de São Paulo: terra do trabalho, terra de empreendedores, que valoriza quem empreende e cria riquezas. Agradecer aos nossos secretários, o José Aníbal, de Energia, o Edson Aparecido, que vem, Edmur, agora em agosto aqui com a Agenda Metropolitana com enormes investimentos na região, e o Paulo Alexandre Barbosa, santista como eu, do time do peixe, que se dedicou aí de corpo e alma nesses últimos meses a este trabalho.

Cumprimentar os nossos parlamentares, saudando aqui o Beto Mansur, agradecendo ao doutor João Grandino Rodas, grande reitor da Universidade de São Paulo, muito obrigado, doutor Grandino! O senhor é um homem de visão e que faz as coisas acontecerem – e conte conosco para trabalharmos juntos. E, em especial, agradecer o Papa, que não é só do nome, mas é um grande líder aqui de Santos, grande parceiro do Governo de São Paulo.

Parabéns a Santos, à Baixada e ao nosso Estado!