Geraldo Alckmin discursa em evento da Rumo Logística na cidade de Sumaré

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Doutor Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan. Prefeito anfitrião, José Antônio Bacchim. Prefeito de Itirapina, […]

ter, 28/06/2011 - 23h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Doutor Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan. Prefeito anfitrião, José Antônio Bacchim. Prefeito de Itirapina, doutor Omar de Oliveira Leite. Presidente do Grupo Cosan, Marcos Lutz. Presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana. Presidente da Câmara de Sumaré, vereador Benedito Ferreira Vistosa. O vice-prefeito, Vilson Oschin Alves. Secretário de Desenvolvimento Econômico, deputado Paulo Alexandre Barbosa. Secretário de Energia, deputado José Aníbal. Deputado federal Arnaldo Jardim. Deputada federal Aline Corrêa. Deputados estaduais: Célia Leão, Aldo Demarchi, Cauê Macris e Roberto Moraes. Luciano Almeida, presidente da Agência Investe São Paulo. O Vasco Dias, presidente da Raízen. Marcos Jank, presidente da Única. Quero saudar aqui toda a equipe do Grupo Cosan, da Rumo Logística, colaboradores. Prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia. Amigas e amigos, uma palavra breve.

Mas dizer da alegria de vir a Sumaré em um dia tão importante – R$ 1,3 bilhão de investimento. O que caracteriza o mundo moderno é a eficiência, é a eficiência que faz com que as pessoas possam comprar produtos e serviços de melhor qualidade e por preço mais baixo. É a eficiência que faz as empresas conquistarem mercado, crescerem, gerarem mais emprego e criarem novos negócios. E um dos problemas nossos, no Brasil, para diminuir o Custo Brasil e melhorar a eficiência é a questão da logística, esse é um dos gargalos que aumentam o custo. E esse investimento vem exatamente para ganhar eficiência.

O Rubens Ometto nos falava a pouco, não é isso Fontana? …que o vagão para ser descarregado no modelo antigo levava 45 minutos, e que agora levará 58 segundos para ser descarregado um vagão de açúcar. Esse R$ 1,3 bilhão, ele vai ser importantíssimo no sentido de investimento nos terminais do Estado, Itirapina será aí a capital dos terminais da logística. Na ferrovia, duplicação da ferrovia, meio bilhão de investimentos entre Sumaré até a descida da serra para o Porto de Santos, investimentos no terminal portuário em Santos e investimentos na compra de locomotivas e 729 vagões, aliás, nós estamos ficando a capital metroferroviária que é muito bom! Aqui do lado tem duas grandes fábricas: a Caf e a Maxion, nós estamos transportando, hoje, sobre trilhos, na Região Metropolitana de São Paulo 6,2 milhões de passageiros por dia; se somar tudo que se transporta de Porto Alegre a Macapá – passando pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, interior do Brasil, Pindamonhangaba,- se juntar tudo dá 30%, só a Região Metropolitana de São Paulo 70% de passageiros de metrô e trem.

Nós devemos passar o metrô de 70 km para 100 km de metrô, incluindo monotrilho em quatro anos. E ficamos muito felizes, porque 30 mil caminhões vão ser retirados das nossas estradas: 60% de redução de gases de efeito estufa, ou seja, investimento que melhora a eficiência, reduz poluição, atende a lei de mudanças climáticas, tem sustentabilidade e integra os modais: caminhão leva até o terminal, do terminal até o porto, tudo por ferrovia. Acho que nós… É um dia muito especial.

Isso mostra também que o Governo não deve fazer tudo, de que é correto trazer a iniciativa privada, que é mais ágil, mais rápida. E o Governo não deve ser provedor de tudo, porque não tem dinheiro para tudo, e nem executor de tudo, mas deve ser regulador e fiscalizador. E a iniciativa privada deve ter uma grande participação na questão da logística: seja transporte aeroviário, metroviário ou rodoviário, naval, enfim, os seus vários modais. Ficamos muito felizes! São Paulo é o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, o maior exportador mundial. Nós reduzimos o ICMS de 25% para 12% do etanol; então, o carro flex fuel é carro a álcool, que a gasolina é 25% e o álcool é 12%. Energia renovável e limpa, ajudando com a legislação de mudanças climáticas.

No Etanol Summit tiramos o ICMS para investimentos nas usinas, o Retrofit. Nós, hoje, exportamos 600 megawatts de energia média por bioeletricidade, e em cinco anos o esforço é pra chegar a 5.500 megawatts por bioeletricidade por geração: 5 mil megawatts a mais. O secretário José Aníbal participou muito disso. É uma Belo Monte a mais aqui, dentro das grandes cidades, através de uma energia limpa, que é a bioeletricidade. Aqui do lado, no parque tecnológico de Piracicaba, importantes investimentos em bioenergia e no Centro de Experimento da Cana, em Ribeirão Preto, o mais avançado centro de pesquisa na área de cana de açúcar de São Paulo.

Nosso abraço aqui a Sumaré, conte conosco, e Itirapina. Dizem que, se a coisa complica, chame o médico, não é prefeito? E, se complicar mais, chame o anestesista, não é? Mas eu quero trazer um abraço, e abraçando o Rubens Ometto, cumprimentar todos os empreendedores. É isso que o Brasil precisa, gente que investe, gera emprego, cria riqueza. O Papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Não há paz verdadeira onde não tem crescimento, progresso, emprego, oportunidade para as pessoas. É isso que possibilita a pessoa ser feliz, realizando a sua vocação de servir à sociedade através do seu trabalho. E Governo não cria emprego; Governo faz, de forma complementar. Quem cria emprego é a iniciativa privada, que, seja na agricultura, na indústria, no serviço… E São Paulo é um bom exemplo de agricultura forte, de indústria forte e de serviços de qualidade. É uma sinergia importante. E hoje, um grande investimento para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

Parabéns a Rumo Logística!