Alckmin discursa durante proposta de reajuste para servidores da Defensoria

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos, dizer da alegria… É uma surpresa, eu falei, “eu vou tomar um cafezinho aí para assinar”. É uma alegria estar […]

ter, 28/06/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos, dizer da alegria… É uma surpresa, eu falei, “eu vou tomar um cafezinho aí para assinar”. É uma alegria estar aqui com todos vocês, conhecê-los, abraçá-los, cumprimentá-los. Saudar a Dra. Daniela Cembranelli, defensora pública geral do Estado de São Paulo, o Dr. Davi Depiné, primeiro subdefensor público, Dra. Márcia Garutti, coordenadora geral, Dra. Luciana Zaffalon, ouvidora geral, Dr. Rafael Vernaschi, presidente da Associação Paulista dos Defensores, os defensores públicos, servidores, amigas e amigos.

Mas estou muito feliz, Daniela, de vir aqui cumprimentá-los. A defensoria pública tem talvez a mais importante das atividades de Estado, porque trabalha para fazer Justiça e para fazer Justiça a quem mais precisa, os mais necessitados, os mais desprotegidos, aqueles que necessitam mais. Com padrão de qualidade, de eficiência, de profissionalismo, extremamente importante, muito perto da sociedade, da população. A Dra. Daniela estava explicando, ela e a sua equipe, e parece que aqui as mulheres, como sempre, quem comandam, não é? Explicando as conferências, ouvindo em cada região quais são prioridades, aonde se deve atuar mais, aonde é que é que mais necessária a ação da Defensoria Pública, agora já com uma grande e boa capilaridade. Já são 29 municípios, os grandes municípios do estado de São Paulo, em todas as regiões praticamente, capital, região metropolitana, litoral, interior, 29 cidades polos, daqui a pouco chega a Pindamonhangaba, né? Chegaremos lá, né? Avançando bastante. 850 mil atendimentos, e a conciliação.

Diz que justiça tardia não faz Justiça, então a conciliação ganha tempo, evita sobrecarregar o Poder Judiciário, agiliza os procedimentos, é um trabalho muito bonito. Mas eu quero é trazer um grande abraço, cumprimentá-los, eu fiquei muito feliz, a proposta é da Defensoria, é da Dra. Daniela Cembranelli, tanto do aumento, do reajuste, quanto dos novos cargos, para organizar melhor. Nós temos uma boa lei estadual, aliás, serviu até de modelo para legislação nacional, já soube que o Paraná avançou um pouco mais na legislação nossa, porque é mais recente, é deste ano, né? Mas nós vamos, no segundo tempo, vencer o Paraná de novo, e avançar ainda mais, esse é o ano do Peixe, né?

Mas quero é dizer da alegria, dizer que quem gosta de fazer discurso é o Panão, que está aqui. Panão gosta tanto de fazer discurso, que um dia desses, ele foi a Brasília, sua terra, Daniela, e a aeromoça nas instruções de segurança de voo, deu lá as instruções, ele pediu a palavra para agradecer, né? O Panão não é fraco, não, ele levita, ele levanta assim 1,5m mais ou menos, ele sobe, um amigo muito, muito querido.

Mas abraçar aqui a Dra. Daniela, cumprimentá-los e dizer que eu sou filho de servidor público, o meu pai era veterinário, foi da primeira turma da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, em 1934, então vivi em berço de pessoas que dedicaram a vida à causa pública, aí a gente precisa resgatar a importância do serviço público e mostrar que ele pode ser feito com qualidade, com paixão, com dedicação, com profissionalismo. Porque não é trabalho para ninguém enriquecer empresa, mas é para melhorar a sociedade como um todo e tornar essa sociedade mais justa, mais fraterna e poder crescer como um todo. Aliás, São Paulo é terra de oportunidades, não pode deixar ninguém para trás e fazer Justiça é um dos primeiros dos direitos, por isso nosso grande abraço aqui a Defensoria e nossos cumprimentos a nossa jovem e dedicada defensora, aliás, o que mostra que as mulheres pelos seus méritos, cada vez ocupam espaços mais importantes na sociedade moderna, nós já estamos até pensando numas cotas no futuro, né? Para os homens. Parabéns a Defensoria!