Alckmin discursa em abertura do fórum do BID na capital

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado presidente do BID, doutor Luis Alberto Moreno; doutor Fernando Carrillo Flores, representante do BID aqui no Brasil; doutor Luiz Barretto, […]

seg, 27/06/2011 - 18h35 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado presidente do BID, doutor Luis Alberto Moreno; doutor Fernando Carrillo Flores, representante do BID aqui no Brasil; doutor Luiz Barretto, presidente do SEBRAE Nacional; empreendedores; investidores; amigas e amigos. Uma palavra breve.

Mas primeiro dizer ao doutor Luis Alberto Moreno que ele está aprovado no nosso idioma, o portunhol. E aproveitar essa oportunidade para fazer aqui um agradecimento e destacar a importância do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do BID, na promoção do desenvolvimento da região latino-americana. Aqui em São Paulo, o BID tem sido fundamental no financiamento das obras do metrô, Linha 4 do metrô, saneamento básico, água, esgoto, despoluição dos rios, Rodoanel, grande financiadora agora do Rodoanel Norte; Fábricas de Cultura, que são… nós inauguramos no sábado agora, no bairro de Sapopemba, aqui em São Paulo, a segunda de 10 fábricas de cultura, onde não apenas se faz inclusão social, mas também iniciação musical, percussão, corda, sopro, aulas de teatro, cinema, literatura, circo, música, enfim, um trabalho com crianças e jovens. Grande programa de inclusão social do Estado, com financiamento também do BID.

E São Paulo que vive um bom momento sobre o ponto de vista econômico, o BID é essencial para financiamentos de longo prazo, com juros pequenos para a infraestrutura do Estado e para a área social. Então ao doutor Luis Alberto Moreno, os agradecimentos aqui do Estado de São Paulo. E dizer da alegria de estarmos juntos em um tema bastante relevante que é a questão dos pequenos empreendedores e de como podem as grandes redes, as grandes empresas terem o “ganha-ganha”, fazendo uma sinergia e ajudando os pequenos empreendedores crescerem.

Isso tem uma enorme importância economia que irriga a economia – e nós temos aqui em São Paulo uma boa experiência do Banco do Povo. O Banco do Povo foi criado pelo saudoso governador Mário Covas, ele já tem já, o Banco do Povo, 14 anos, e o Banco do Povo já financiou meio bilhão de dólares, o Banco do Povo financiou R$ 780 milhões para pequenos empreendedores, financiamentos até R$ 7.500. Quase 300 mil pequenos empreendedores. E o que chama atenção, a inadimplência é de 1,9%. O Mário Covas dizia que rico quando deve vai para Paris. As pessoas simples quando devem não dormem de noite. Então a inadimplência é baixíssima e projetos de geração de renda: é o do “dogueiro”, é a manicure, a cabeleireira, pequena oficina, pequeno negócio, capital de giro para as vendas…

Mas a gente observa que a dificuldade é mercado, é como colocar o produto, é logística, capacitação. Por isso lançamos agora no mês passado, junto com a Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho e a Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura, um programa de qualificação para… quando a pessoa recebe o financiamento já é oferecido um programa de vendas, marketing, contabilidade, gestão, um curso, inclusive, a distância – através da TV Cultura.

Mas eu diria que aqui a inovação do BID ela é maior e mais efetiva na medida em que faz uma sinergia econômica entre os pequenos empreendedores, a base da pirâmide, e as grandes redes, possibilitando uma força ainda muito maior, uma possibilidade de crescimento muito melhor. É um ditado antigo, e sempre presente, de que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe. E nós precisamos fortalecer essa cultura do empreendedorismo, de montar o seu negócio, de inovar, de investir, de crescer, de ter renda. O mundo moderno não é só da carteira assinada, ele é essencialmente o mundo de geração de renda e de oportunidades. E a América Latina, que cresce fortemente, tem tudo para crescer ainda mais pode aproveitar esse grande momento para fazer uma inclusão social, fortalecendo os pequenos empreendedores fazendo uma sinergia positiva com as grandes redes e com o patrocínio e a experiência do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Ficamos muito felizes que esse encontro se dê aqui em São Paulo, terra do trabalho. Eu quero… vou encerrar, doutor Moreno, porque eu sou de profissão anestesista e nesse escurinho do cinema aqui não vou me prolongar então.

Bom trabalho a todos!