Alckmin discursa em início de obras de hospital em Mogi das Cruzes

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Nosso prefeito Marco Bertaiolli; Mara Bertaiolli, presidente do Fundo Social de Solidariedade; vice-prefeito Cuco; presidente da Câmara, o Mauro Araújo, cumprimentando […]

qua, 22/06/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Nosso prefeito Marco Bertaiolli; Mara Bertaiolli, presidente do Fundo Social de Solidariedade; vice-prefeito Cuco; presidente da Câmara, o Mauro Araújo, cumprimentando todos os vereadores; dona Leila Karam Costa, esta homenagem do prefeito Marco Bertaiolli, do povo de Mogi das Cruzes, dando o nome desse grande novo hospital de Waldemar Costa Filho, é também uma homenagem a dona Leila e a toda a família. Cumprimentar o deputado federal Waldemar Costa Neto, o Boy; Junji Abe, deputado federal, ex-prefeito; deputados estaduais, o Estevam Galvão, Luiz Carlos Gondim, o André do Prado, o deputado Milton Vieira; prefeito de Itaquá, o Armando da Farmácia; prefeito de Arujá, o Abel Larini; prefeito de Biritiba Mirim, o Inho; prefeito de Guararema, o Márcio Luiz; de Igaratá, prefeito Elzo; doutor Paulo Vilas Boas de Carvalho, secretário municipal de Saúde, na pessoa de quem quero cumprimentar todos os secretários; padre Francisco Deragil de Souza, nosso pároco; pastor José Vieira Ides Penha, presidente do Conselho dos Pastores. Saudar aqui o nosso delegado, que eu cumprimentei quando cheguei, nosso comandante da Polícia Militar, autoridades, povo amigo aqui de Mogi das Cruzes e aqui de Brás Cubas.

Nós estamos muito felizes, Bertaiolli, de estarmos aqui. Quero dar os parabéns a você e ao povo de Mogi, porque governar é escolher. E Mogi escolheu a pessoa humana. Educação e saúde, Mogi é a capital da educação, das creches, das boas creches, do ensino infantil, do ensino de qualidade. E agora esse grande avanço na questão da saúde. Um sonho de quantos anos esse hospital? De mais de quase quatro décadas. Um hospital… O terreno tem um hectare. E quero destacar aqui o trabalho do deputado federal Waldemar Costa Neto, o Boy, lá em Brasília, para trazer de volta este terreno.

Um hectare. E nós teremos de área construída sete mil metros quadrados, sete andares de hospital, além do centro também do atendimento aos idosos, uma grande conquista para população. E quero dizer ao prefeito Bertaiolli, olhe, que conte conosco: nós vamos te ajudar, vamos ser parceiros: parceiro na construção da obra física para ela ficar pronta o mais depressa possível, parceiro também para ajudar a equipá-la de maneira moderna e no custeio que é o principal que é para poder manter.

A gente tem avançado bastante no Brasil, é importante destacar isso, né? O homem primitivo, lá nas cavernas, a expectativa de vida média ao nascer era 18 anos de idade. No Império Romano as pessoas viviam 23 anos de idade. Aquele Brasil do século passado, de 1940, a expectativa de vida média ao nascer era 43 anos de idade, porque morria muita criança, mortalidade infantil muito alta. Hoje é 74 (anos), quem passa dos 30 como nós vai para mais de 80. E olha, duas boas notícias, nós vamos chegar a 100 anos de idade e as mulheres não morreram mais.

E quero dizer a vocês que o Governo existe, a obra-prima do Estado, seja ele Estado municipal, estadual ou federal, a obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas essa é a obra-prima do Estado. E não a nada mais importante do que a saúde, o bem maior que Deus nos deu foi a vida: se a gente não tem saúde, o que vale o restante? E a medicina avançou. Eu fico feliz como médico de participar do início dessa grande obra. A medicina avançou, mas ela é sofisticada, ela é cara, ela é difícil, então a população vai ganhar muito. Nós vamos agora, dentro de 90 dias, entregar o AME, lá em Mogi, que é um atendimento secundário, as especialidades medicas, e aqui o atendimento terciário que é internação, pequenas cirurgias, pessoas que precisam ser hospitalizadas, ter aqui no Distrito Brás Cubas.

Menotti Del Picchia dizia num poema muito bonito chamado Juca Mulato, “de que a própria dor na terra natal dói menos”. Junto da família, dos amigos a dor dói menos do que a gente ter que ir para fora e virar ficha, virar número, lá no hospital que ninguém conhece.

Então, uma grande conquista. Eu fico muito feliz, quero agradecer ao… Dizer que vocês têm um grande prefeito que é Bertaiolli, trabalhador… Trabalhador. Agradecer a torcida hoje pelo peixe. Dar uma boa notícia a vocês: se o Santos ganhar, amanhã é feriado. Cumprimentar aqui o distrito de Brás Cubas.

Vamos juntos. Parabéns, Brás Cubas!