Alckmin discursa em abertura do seminário Economia Verde

Nick Clegg, ministro do Planejamento do Reino Unido, ministros, embaixadores, secretários, senhoras e senhores. É com imenso prazer que o Governo de São Paulo dá boas vindas ao ministro do […]

ter, 21/06/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Nick Clegg, ministro do Planejamento do Reino Unido, ministros, embaixadores, secretários, senhoras e senhores.

É com imenso prazer que o Governo de São Paulo dá boas vindas ao ministro do Planejamento do Reino Unido, o senhor Nick Clegg, e sua significativa delegação.

Quando olhamos para a presente relação entre Brasil e Reino Unido, na área da economia, é interessante contemplar a longevidade de nossa história comum.

Nosso laço tem quase 200 anos. O Reino Unido reconheceu a independência do Brasil em 1924, e a República Brasileira em 1890. Quando olhamos para trás, também notamos que Richard Francis Burton, o cônsul britânico de Santos no século XIX, não foi somente um diplomata brilhante, mas também um dos maiores colonizadores britânicos que falava 25 idiomas. No livro que escreveu sobre o Brasil, Burton expressou que a Inglaterra iria se beneficiar do fortalecimento de suas relações com o vasto e admirável país chamado Brasil.

Este seminário sobre Economia Verde e inovações é um sinal de que nós estamos seguindo o sábio conselho de Richard Burton. Estamos aqui para promover parcerias e contratos entre nossos experts e empreendedores da área. Vivemos um tempo de mudanças econômicas, em que nos preocupamos em reinventar nossa economia, criando novas oportunidades de emprego e soluções para melhorar a qualidade ambiental.

Queremos um Estado verde, com empregos verdes, com recursos e desenvolvimento. Com investimentos verdes, com consumo sustentável e com empresas que se preocupam com a qualidade ambiental de seus produtos e bem-estar de seus funcionários. Queremos atrair negócios e investimentos para esta nova economia.

Nossa mira não está no futuro, mas no presente. São Paulo é uma referência mundial nesta área. É importante notar que a Secretaria de Desenvolvimento e o Governo de São Paulo irão em breve lançar o Departamento de Economia Verde, com a tarefa de continuar adotando a nova economia no Estado de São Paulo.

Nós traremos a sustentabilidade ao nível dos objetivos e do pragmatismo. E iremos enfatizar os benefícios econômicos e sociais da aliança entre inovação e investimentos na qualidade ambiental. O estado de São Paulo reúne todas as condições de ser um modelo para o mundo e está determinado a unir forças com aqueles que estão dispostos a realizar a transição para a economia verde.
É também o espírito da inovação e soluções o que trataremos neste seminário.

Desejo a todos um grande debate.

Obrigado.