Alckmin discursa em lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, estimada presidenta da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff; vice-presidente, o Michel Temer; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ribeirão-pretano, Wagner […]

sex, 17/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, estimada presidenta da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff; vice-presidente, o Michel Temer; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ribeirão-pretano, Wagner Rossi; ministro Afonso Florence; ministra Helena Chagas; prefeita anfitriã, Dárcy Vera; senadora Kátia Abreu presidente da CNA; senador Sérgio Souza; deputados federais: Duarte Nogueira; Arnaldo Jardim; doutor Ubiali; Mentor; Gabriel Chalita; Nilton Lima; Irajá Abreu; Paulo Piauí; Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil; Mônika Bergamaschi secretária da Agricultura; Evangevaldo Moreira dos Santos, o presidente Conab; Cesário Ramalho, grande líder do setor o presidente da Sociedade Rural Brasileira; doutor Fábio Meireles, o presidente da Federação de Agricultura de São Paulo; deputados estaduais; vereadores; lideres do setor; lideranças sindicais aqui presentes; amigas e amigos.

Quero dizer da alegria, presidenta Dilma, de recebê-la aqui no nosso estado, em especial em Ribeirão Preto na antevéspera do aniversário da cidade, 155 anos e do lançamento do Plano Agrícola, aqui. Tenho certeza de que aqui na terra roxa de Ribeirão Preto a semente do Plano Agrícola de 2011/2012 vai dar muito bons frutos. E São Paulo, eu quero aqui homenagear os nossos produtores, agricultura e a pecuária no nosso Estado representa tradição e modernidade: tradição deste belíssimo teatro do início do século passado, a força do café, nós devemos tudo a agricultura. Se São Paulo é hoje esse enorme parque industrial forte, diversificado, a base de tudo isso, o alicerce de tudo isso foi à agricultura, aliás, São Paulo mostra que não há disputa, há complementaridade. Nós somos simultaneamente grande parque industrial, aliás, grandes produtores de máquinas e implementos agrícolas e grandes produtores. Junto, os dois. Nós somos o maior produtor de açúcar e álcool do país e do mundo, o maior produtor de laranja do país e do mundo, o maior exportador de carne bovina do país e do mundo, o maior produtor brasileiro de ovos, o maior produtor brasileiro de borracha, o maior produtor brasileiro de flores, de frutas. Enfim, um estado onde a agropecuária é extremamente forte.

E quero aqui também estando em Ribeirão Preto, dizer que o AGRISHOW, Maurílio Biaggi e o nosso Cesário Ramalho, vai crescer ainda mais. Porque se o ano passado, e esse ano foi 1,7 bilhões de vendas, e é a maior feira de vendas do mundo, vai crescer ainda mais porque o AGRISHOW monta e desmonta todo ano, e nós cedemos, o estado, 212 hectares da área por 60 anos para o AGRISHOW. Então nós vamos ter uma verdadeira cidade do agronegócio. E dentro do mais importante centro de pesquisa de cana-de-açúcar do país, do Instituto Agronômico, dentro praticamente do centro de pesquisa de cana.

Mas quero saudar a todos, dizer também a presidente Dilma que São Paulo também diz o seguinte: na agricultura e na pecuária as mulheres também têm muita competência. E por isso nós nomeamos a primeira mulher na história da Secretaria da Agricultura. Engenheira Agrônoma a doutora Mônika Bergamaschi para suceder o grande secretário que foi o João Sampaio. E realmente Ribeirão Preto é a capital da agricultura, da pecuária e do agronegócio. O Ministro da Agricultura é de Ribeirão Preto, a Secretária da Agricultura é de Ribeirão Preto, então realmente, aqui, dá bons frutos para servir ao país e ao Estado.

Conte conosco: presidenta Dilma, ministro Vagner Rossi, São Paulo é parceiro do desenvolvimento brasileiro, nós avançamos em muitas áreas e temos grandes desafios, no setor sucroalcooleiro, no Ethanol Summit há 20 dias anunciamos a retirada do ICMS 0% para bens de capital para o setor poder fazer o retrofit, modernizar as usinas e nós passamos de 500 megawatts de bioeletricidade gerada em média para 5.500 megawatts em 5 anos através de co-geração. Aliás, é muito discutida essa questão de agricultura e sustentabilidade. O Brasil é exemplo pro mundo, porque o grande programa mundial ambiental é mudança climática e é poluição, monóxido e dióxido de carbono. E a nossa energia o etanol é uma energia limpa, renovável, então nós damos um grande exemplo para o mundo de energia de baixo carbono e de apoio a questão da legislação das mudanças climáticas. Também na questão sanitária, quero dizer ao Ministro Vagner Rossi, que conte conosco. Nós estamos inovando com o Seguro Sanitário para avicultura, para laranja, para uva fazendo o prêmio do seguro pago pelo Governo para o pequeno e médio produtor deste que siga todo o protocolo da questão sanitária. Aliás, a melhor maneira de nós avançarmos é estimulando, não é? Não é só punindo, mas é também estimulando a boa prática para gente poder avançar na questão da sanidade animal e vegetal. Mas quero é deixar um grande abraço a todos e dizer a presidenta Dilma Rousseff que nós estamos muito felizes por recebê-la aqui em São Paulo e que a sua presença e o seu compromisso com a agricultura e pecuária e a certeza de tempo bom para o setor.