Alckmin discursa ao sancionar lei que reorganiza a Região Metropolitana de SP

Geraldo Alckmin: Peguei as fichas erradas aqui. Mas, dizer da alegria de estarmos juntos hoje aqui nesse encontro. Saudar o deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; […]

qui, 16/06/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Peguei as fichas erradas aqui. Mas, dizer da alegria de estarmos juntos hoje aqui nesse encontro. Saudar o deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; prefeito da capital, Gilberto Kassab, em nome de quem eu quero saudar aqui todos os prefeitos que nos alegram aqui com suas presenças; os governadores; o governador, Laudo Natel; governador Paulo Egydio Martins; governador Paulo Maluf; governador José Maria Marin. Quero dizer da alegria de termos conosco o Ricardo Montoro e aqui lembrar com carinho do nosso queridíssimo doutor André Franco Montoro; alegria termos conosco a doutora Alaíde Quércia, lembrar com enorme carinho o governador, Orestes Quércia; governador Almino Afonso; governador Alberto Goldman; cumprimentar o Sidney Beraldo, nosso secretário da Casa Civil; deputado Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano; deputado federal Carlos Roberto; deputados estaduais, Samuel Moreira, líder do Governo; Orlando Morando, líder do meu partido; Rodrigo Moraes; Leci Brandão; Celino Cardoso; Celso Giglio; Ed Thomas; Geraldo Vinholi; Célia Leão; Donizete Braga; Beto Trícoli; João Caramez; Carlos Alberto Bezerra Junior; Vitor Sapienza; Analice Fernandes; Regina Gonçalves, Ary Fossen; Heroílma Soares Tavares; Jooji Hato; Alex Manente; Estevam Galvão; Marcos Neves. Eu acho que deu quórum hein presidente. Os nossos sempre deputados José Carlos Stangarlini; Rodolfo Costa e Silva, vereadores da capital Floriano Pesaro; Tião Farias; Adolfo Quintas; Renato Viegas, presidente da Emplasa, pessoa de quem quero saudar todos os presidentes da Emplasa; Abram Szajman, presidente da Associação do Comércio, pessoa de quem quero saudar toda a sociedade civil aqui presente. Agradecer aqui a alegria de termos conosco Rolando Boldrin; vice-prefeitos; vereadores; amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas primeiro dizer da alegria de hoje promulgarmos a lei que reorganiza a nossa região administrativa de São Paulo. Os Estados Unidos tem um modelo de condado, tipo distrito, ou seja, entre o município, o ente federativo municipal e entre o ente federativo estadual, tem uma organização regional para planejamento e trabalho mais integrado. A Alemanha tem os chamados “lan kaisers”, aquelas regiões também bem definidas do sentido de um conjunto de atividades. E nós estamos entre as quatro maiores regiões metropolitanas do mundo. As quatro se equivalem a grande Tóquio, a grande cidade do México, a grande Nova Iorque e a grande São Paulo. Para se ter uma ideia da importância disso, o Mário Covas dizia: pegue a Praça da Sé, trace um raio de 60 km e aqui estão os grandes desafios e os problemas mais complexos. E o mundo moderno, ele é um mundo urbano, pela primeira vez dos 6,5 bilhões de pessoas do planeta, mais da metade está nas cidades, São Paulo, 92% da população urbana, o emprego está nas cidades. Aliás, a política vem de polis e o mundo moderno é metropolitano, essa tendência metropolitana, as grandes metrópoles: Mumbai na Índia; Xangai na China; Lagos na Nigéria, enfim, essas grandes metrópoles. Se nós tivermos planejamento e trabalho integrado, sinergia nessas ações, o ganho disso em termos de qualidade de vida para a população é enorme, então essa foi a lógica. Nós temos a região metropolitana no Brasil foi instituída na década de 70 por lei federal e depois, em seguida aqui em São Paulo, também na década de 70 e aqui quero destacar o espírito visionário do governador Laudo Natel, do governador Paulo Egydio Martins que criou a Emplasa, a FUMEF, a EMTU… e a sequência que nós tivemos desses trabalhos sempre tendo em vista a questão de natureza regional. E com a reorganização administrativa da região metropolitana de São Paulo, nós vamos criar três instrumentos: o Conselho de Desenvolvimento Regional, os 39 municípios presentes, e fico feliz, Barros Munhoz, de que a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade. Porque esse trabalho todo é supra partidário, ele é visando as instituições que são importantes. As pessoas são passageiras, mas as instituições são perenes. Teremos o conselho de desenvolvimento regional, os 39 municípios, Governo do Estado, sociedade civil. Teremos o fundo de desenvolvimento metropolitano, recursos dos municípios, Estado, Governo Federal e a agência de desenvolvimento metropolitano, um instrumento moderno de agencia para poder trabalhar as questões metropolitanas.

E os desafios todos não são limitados a um município, vai desde água que nós vamos buscar e nós somos poucas, só nós e a Cidade do México, cidades, regiões metropolitanas altas com tanta gente. Aliás, São Paulo tem 258 mil km² e metade da população, 21 milhões em 250 mil km², e a outro metade em 8 mil km² que é a região metropolitana de São Paulo. Nós vamos fazer um grande trabalho de desenvolvimento regional no sentido de fortalecer as regiões menos desenvolvidas do Estado, começamos o São Paulo Governo Presente pelo Vale do Ribeira. Fomos ao Vale Histórico do Vale do Paraíba, que é uma região de PRS baixo. Iremos agora no 1º de julho, a região de Presidente Prudente, pontal do Paranapanema. Depois iremos ao Alto Ribeira. Então, fortalecer o desenvolvimento regional, investimentos maciços do Governo, em educação, saúde, infraestrutura e de outro lado dar qualidade de vida a grande metrópole, e aqui os desafios para evitar enchente no Mercadão, nós vamos fazer piscinão lá em Mauá. As questões todas, poluição, controle… mudanças climáticas de efeito estufa, questão de monóxido de carbono, os grandes desafios ambientais, os grandes desafios da macrodrenagem, do saneamento básico, da segurança, todos eles, a proposta e eu quero aqui dizer do entusiasmo e agradecer o Edson Aparecido que é um entusiasta nesse trabalho e que vamos trabalhar unidos, para gente poder servir melhor a nossa comunidade. Enorme eficiência e uma enorme sinergia nesse trabalho e de forma inovadora. Já temos a região metropolitana da Baixada Santista, com nove municípios, a região metropolitana de Campinas, com 19 municípios, e agora a região metropolitana de São Paulo. Metade da população do Estado de São Paulo, quarta maior metrópole mundial, grandes desafios de transporte.

Ontem estivemos no ABC, que foi vanguarda neste trabalho, o consórcio do Grande ABC completa este ano 21 anos, o consórcio do Grande ABC, dos sete municípios do Grande ABC e os desafios do transporte. Lá nós estamos lançando a questão do metrô leve ligando a estação de metrô de Tamanduateí até São Bernardo do Campo passando por São Caetano, Santo André e São Bernardo até o Grande Alvarenga e fazendo o expresso ABC paralelo a Linha 10 da CPTM, extremamente rápido para chegar em São Paulo com poucas paradas, praticamente duas linhas de trem. Ontem estivemos em Itapevi, nós vamos fazer o corredor oeste, corredor metropolitano: Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo chegando no Metrô Butantã. Então integrando sempre com uma visão regional. Corredor Metropolitano de Campinas, saindo de Campinas e batendo lá em Santa Bárbara do Oeste. O VLT da Baixada Santista ligando Santos, São Vicente, Praia Grande, sempre em uma visão de caráter regional. Isso vale para mobilidade urbana, vale para o meio ambiente, vale para o desenvolvimento e integrar a região no sentido de melhorar a vida da população. E eu fico muito feliz também com este encontro histórico de várias gerações. Eu quando era vereador em Pindamonhangaba conheci o governador Laudo Natel, governador do interior e fico super feliz, um homem com uma vitalidade impressionante. Um dia o governador Laudo Natel me procurou quando eu era governador dizendo: olha, Marinho, aí o Natel disse: eu tive uma participação importante na construção do estádio do São Paulo Futebol Clube, então eu queria aqui a estação de Metrô da Linha 4 do Metrô, essa que está sendo entregue, se chame Morumbi São Paulo. Já tem Itaquera Corinthians, tem Palmeiras, enfim. Aí eu falei: olha governador, pedido do senhor é uma ordem, só tem um detalhe, primeiro o Metrô tem que chegar na Vila Belmiro não é?

Mas quero abraçar aqui o governador Laudo Natel; governador Paulo Egydio Martins, quando eu fui prefeito de Pindamonhangaba era governador de Estado; governador Paulo Maluf, também governador nos meus tempos de prefeito; depois nós tivemos a alegria de ter conosco, o queridíssimo André Franco Montoro, hoje quero abraçar o Ricardo. Aliás, o Marin, depois do governador Maluf, o Marin também no nosso tempo de prefeito; depois o Montoro; governador Quércia; quero abraçar a doutora Alaíde Quércia; depois nós tivemos o governador Fleury que quero também aqui homenageá-lo; queridíssimo governador Almino Afonso também ; o queridíssimo Mario Covas, que foi um grande professor. O Mario Covas tinha fama de turrão, mas era muito brincalhão. Um dia, Paulo Egydio, cheguei no gabinete e a secretária falou para o Mario Covas: Nossa governador, o senhor hoje está tão bem humorado. Ele olhou assim para ela e falou: Não conte para ninguém. Mas, foi um aprendizado trabalhar com o Mario Covas, um grande comandante. Alegria de abraçar o nosso Serra e o Alberto Goldman o nosso governador; agradecer aqui a Assembleia Legislativa de São Paulo. Eu falei que o título de grande orador era do Emilio Carlos, mas agora esta empatado com o Barros Munhoz. E o Beraldo muito brincalhão depois do discurso falou: o Barros, mas eu não sabia que Itapira pertencia à região metropolitana de São Paulo. Mas quero abraçar o grande presidente da Assembleia, Barros Munhoz; cumprimentar os prefeitos todos, vejo todos os prefeitos aqui da região metropolitana, prefeitas; abraçando o prefeito Kassab, prefeito dessa extraordinária cidade que é São Paulo; abraçar os secretários todos aqui, secretárias cumprimentando o Edson Aparecido e dizer que contem conosco, vamos trabalhar com afinco. Hoje é o inicio de instrumentos novos, inovadores para gente poder trabalhar mais ainda em beneficio da coletividade.

Parabéns São Paulo.