Alckmin discursa em início das obras do corredor Itapevi – São Paulo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Prefeita anfitriã, prefeita de Itapevi, doutora Maria Ruth Banholzer; prefeita de Jandira, doutora Anabel Sabatine; vereador Luciano de Oliveira Farias, Bolor? […]

qui, 16/06/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Prefeita anfitriã, prefeita de Itapevi, doutora Maria Ruth Banholzer; prefeita de Jandira, doutora Anabel Sabatine; vereador Luciano de Oliveira Farias, Bolor? É isso? Eu estou fazendo um livro só de apelido de vereador. Tem uma lista lá agora, senhor Pitelli. Um dia desses eu fui lá na região de Itapeva, aí me apresentaram o vereador João da Égua, depois apresentaram o vereador Tarzan, e o Tarzan é desse tamanhinho. Mas uma alegria, abraçando o vereador Bolor, quero abraçar todos os vereadores aqui de Itapevi e da Região; vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva; secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; deputado estadual, ex-prefeito aqui de Itapevi, o João Caramez; saudar a Dalvani, amiga querida, também ex-prefeita, dê um abraço no João Pedro; saudar o deputado Marcos Neves, deputado também aqui da região; o Joaquim Lopes da Silva Junior, Joaquim, que preside a EMTU; amigo Evandro Losacco, também da EMTU; doutor Fernando Euler Bueno, desembargador, benemérito aqui de Itapevi e da região. Às vezes a gente precisa de uma área e é uma luta, brigas judiciais, ele doou para o benefício de Itapevi e nós queremos agradecer ao desembargador, doutor Euler; coronel Cássio; doutor Aloísio Mendonça Neto, delegado de Polícia; Adalgizo, meu companheiro do PSDB, cumprimentando todos os partidos aqui presentes; a Mara Paschoalin, de Jandira; o Baía, líder comunitário; presidentes de associações de bairro; creche da Tia Nilda; o nosso ex-prefeito de Osasco, o Guaçu Piteri. Nós fomos prefeitos meio juntos, veja que a água de Osasco é melhor, porque eu fiquei careca, mas o Guaçú está cada vez mais jovem, né? Olha, é uma grande alegria vir a Itapevi. Eu, que sou cidadão itapeviense, para mim é uma alegria, doutora Ruth, estar aqui em Itapevi, e nós estamos aqui autorizando e já trabalhando em três obras importantes para a cidade e para a região. Uma, a Rodovia SP-029, que liga Itapevi até a Raposo Tavares e até a Castello Branco, então são dois contratos que nós hoje autorizamos, vai dar um total de quase 20 milhões de reais, recapeamento, acostamentos pavimentados, sinalização, baia de ônibus, rotatórias, trechos de terceira faixa. E estamos já trabalhando, falava até com o João Caramez no caminho, aara a gente, se Deus quiser, logo, logo, ir, doutora Anabel, à Jandira para a gente trabalhar em um outro grande investimento, que é a João de Góes, que vai ser uma outra obra importante também no caso de Jandira.

Depois nós temos a obra do trem, que é uma obra importante, só para dar o valor exato aqui a Rodovia, a SP-029, é 19 milhões praticamente o valor exato. E depois nós temos o trem, que é a Linha 8 aqui da CPTM, e nós vamos receber para a CPTM 52 trens novos, não é trem reformado, é 0 km, fabricado no Brasil, em Hortolândia. Cada trem, oito carros, então 52 trens vezes oito, 416 vagões. Novinhos, todos com ar condicionado, câmaras anterior e posterior, portas mais largas, conforto, motorização melhor, porque o trem antigo cada três vagões, um era motorizado, o trem novo é um vagão motorizado, um não, um vagão motorizado, um não, é 50% de motorização, a antiga era 33%. Então, ele freia mais depressa, tem mais torque, é mais rápido, mais silencioso, qualidade no transporte. Nós vamos receber até o ano que vem 416 vagões novos e uma parte importante vêm para a Linha 8 da CPTM, as estações já foram reformadas, estão todas com acessibilidade, e nós vamos prolongar o trem, ele vai até Amador Bueno, mais oito km de ferrovia, devemos entregar o ano que vem a estação Jardim Santa Rita, a estação Ambuitá, é isso? Ambuitá e a estação Amador Bueno. Então, três estações novas, oito km de ferrovias e trem novo para a Linha 8 da CPTM. E hoje nós estamos iniciando uma obra que é só o primeiro trecho, é uma longa caminhada, vou até mostrar aqui um pouquinho, olha. O que nós estamos autorizando hoje dá… Qual o valor, Jurandir?

Jurandir Fernandes, secretário dos transportes metropolitanos: 67.

Geraldo Alckmin: 67, só dá um passinho aqui, Joaquim, 67 milhões. É de Itapevi até Jandira, prazo para entregar? Junho do ano que vem, ou seja, 12 meses. 12 meses, junho do ano que vem o corredor, ele terá estação de terminal de passageiros, as estações de transferência aqui, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração, Terminal Itapevi e depois outro em Jandira. Duas faixas segregadas, essa viagem hoje é feita mais ou menos em 20, 25 minutos, vai baixar para dez minutos, vai dar para ir em dez minutos nesse trecho. Passeio com ciclovia, faixa para bicicleta e mais as obras de segurança, inclusive o viaduto aqui, exatamente, um viaduto aqui para fechar e lá uma passarela para fechar aquela passagem em nível lá, que é perigosa, já teve acidente no passado. O que nós estamos contratando é até aqui. Aí 2013 a gente vai fazendo por etapa porque o dinheiro não dá para tudo. Nós podemos chegar, Jurandir, aí vem Jandira até Barueri; 2014 nós vamos chegar Carapicuíba até o quilômetro 21, divisa com Osasco. Então, vai dar para fazer no mandato nosso, bem olho no olho, vai dar para fazer, Itapevi-Jandira, Jandira-Barueri, Barueri-Carapicuíba até o quilômetro 21, divisa com Osasco. Fica faltando o último trecho e nós vamos chegar em Butantã – São Paulo, dentro do Metrô, vai integrar. Butantã tem estação do Metrô, Linha 4, que é a mais moderna linha de Metrô do país, é uma estação que opera por sistema, a Linha 4 não tem operador, é o que a gente podia dizer de… É um trem que não tem maquinista, ele é inteirinho operado por sistema, a coisa mais moderna que existe, dá para ter uma distância de 90 segundos entre um trem e outro, a linha mais moderna do país. Vai integrar com o Metrô, então, no Butantã, em São Paulo. Investimentos naquilo que interessa para população, que é transporte coletivo e de qualidade. O trem modernizado, com as novas estações até Amador Bueno e o corredor de ônibus ligando com São Paulo, com conforto, linha segregada, vamos deixando os carros de lado e o ônibus é um Metrô de pneu, quer dizer, é transporte de alta qualidade e de capacidade aqui, para região.

Mas, eu quero é deixar um abraço, dizer que em relação à ETEC, o que é que normalmente o Governo do Estado faz? As Prefeituras dão o prédio, ou a Prefeitura constrói ou a Prefeitura adapta, mas nós podemos fazer mais, se a gente tiver um terreno o Estado constrói o prédio e a gente faz aqui uma escola ETEC. Mas, quero agradecer aqui à população aqui, de Itapevi, dizer da alegria de voltar aqui à cidade de Itapevi. Agradecer ao Deputado Marcos Neves, cadê o Marcos? Que é aqui, da região. Tem nos ajudado na Assembleia Legislativa de São Paulo e agradecer ao João Caramez, que foi do Mário Covas e meu Secretário Chefe da Casa Civil e é um trabalhador, vai de manhã à noite, nunca trabalhando para ele, mas trabalhando em benefício da região oeste da Grande São Paulo. Aliás, amanhã, todos estão convidados, amanhã nós vamos promulgar às 11 horas da manhã a Lei da Região Metropolitana de São Paulo. A gente não pode enxergar mais as cidades, a pessoa não é de Itapevi ou é de Jandira, ela é Metropolitana. Então, nós queremos cartão de bilhete único, toda região metropolitana, o sujeito usa o bilhete em Jandira, Itapevi, São Paulo, é cidadão metropolitano.

Ontem eu tive no ABC, fazendo a Agenda Metropolitana do ABC, a pessoa mora em Santo André, trabalha em São Bernardo, mora em Mauá, a namorada é de São Caetano é tudo metropolitano. Então as grandes metrópoles, São Paulo tem 39 cidades, a região metropolitana, o estado de São Paulo tem 258 mil km². 258 mil km², 42 milhões de habitantes, é maior que a Argentina o estado de São Paulo, metade, 21 milhões, está em 250 mil km² e a outra metade, 21 milhões, está em 8 mil km², que são as 39 cidades, aqui estão os grandes desafios. Mário Covas dizia “pega a Praça da Sé, traça um raio de 60km, aqui estão os desafios que é metrópole”. Isso é um fenômeno mundial. No mundo hoje, o mundo é urbano, 6,5 bilhões de pessoas no planeta, pela primeira vez mais da metade está nas cidades. Aquele mundo rural, ele é urbano, porque o emprego é das cidades, o campo mecaniza. Eu sou de região de café, você tinha pai, mãe, compadre, vizinho, todo mundo para colher café, hoje passa uma máquina, chacoalha e colhe o café. Cana, não vai existir mais cortador de cana, tudo mecanizado, emprego é urbano e o mundo moderno é metropolitano: Nova York, 20 milhões; São Paulo, 22 milhões; cheguei ontem da cidade do México, fui visitar os meus netinhos que nasceram, 26 milhões; Grande Tóquio, 30 milhões, Mumbai, na Índia; Xangai, na China, grandes metrópoles. E aqui está o desafio, por isso nós criamos a região metropolitana. Fiquei feliz, João Caramez e o Marcos, que foi aprovado por unanimidade, não teve discussão partidária. Por quê? Porque ela é um instrumento de planejamento e trabalho. Esse trem beneficia todas as cidades, todas, tudo metropolitana. Esse corredor de ônibus é uma região inteira, então vamos fazer o corredor metropolitano de Campinas, região metropolitana de Campinas. O VLT da Baixada Santista, toda Baixada Santista, região metropolitana de Santos. Sempre com uma visão de natureza metropolitana.

Nós, homens e mulheres públicas, nós temos o dever de acordar cedo, dormir tarde e trabalhar. Honestidade , não deixar ter desperdício de dinheiro público, economizar dinheiro para não onerar muito o contribuinte, fazer de forma eficiente e com planejamento, começar e entregar, não ficar coisa pela metade que acaba nunca funcionando e desperdiçando dinheiro público. E fazer parceria, nós somos parceiro, Governo Municipal, Governo Federal, sociedade civil, clubes de serviço, sindicado de trabalhadores, empresários, empreendedores, dar as mãos no sentido de trabalhar para melhorar a vida da população. Tenho certeza que o trem, o corredor de ônibus vai dar mais conforto, mais segurança para o jovem poder chegar mais em tempo, ter um emprego melhor, atrair empresa. Fiquei feliz de ver quantas empresas estão se instalando aqui na região, né? Emprego para pessoas, desenvolvimento, esse é um bom caminho. Por isso o nosso agradecimento, quero cumprimentar a prefeita doutora Ruth, cumprimentar a prefeita, também, de Jandira a doutora Anabel, agradecer ao Jurandir Fernandes, grande engenheiro do ITA, especialista na área de transporte, a equipe que ele montou com o Joaquim, com Evandro. Mário Covas dizia que quem salvava o governo eram os engenheiros, aí, ele dava uma colherzinha chá e dizia: “é os médicos, também, né”, mas era só para agradar, né? Mas, nós queremos é, principalmente, trazer um abraço muito carinhoso a população amiga e hospitaleira.

Contem conosco, Itapevi.