Alckmin discursa em comemoração aos 75 anos do Sintracon

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado Antônio de Sousa Ramalho, presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil, o Sintracon, e vice-presidente da Força Sindical nacional; […]

qui, 16/06/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado Antônio de Sousa Ramalho, presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil, o Sintracon, e vice-presidente da Força Sindical nacional; Alda Marco Antônio, vice-prefeita da capital, representando o nosso prefeito; vereador José Police Neto, presidente da Câmara de São Paulo; os nossos secretários de Estado, Sidney Beraldo, José Aníbal e Davi Zaia; deputado federal Carlos Roberto; secretário municipal de Esportes, Bebeto Haddad; vereador Cláudio Prado, prefeita de Jandira, Anabel Sabatine; vereadores aqui, tem vereador de Diadema, José Conrado Diniz; presidentes e representantes de federações, sindicatos, diretoria aqui do Sintracon, trabalhadores da condução, amigas e amigos uma palavra breve.

Mas dizer da alegria de estamos juntos aqui. Saudar aqui toda a mesa aqui já citada. Tem uma história, viu Ramalho, da Paraíba, da sua terra, do ex-governador, pai do Cássio Cunha Lima, porque o Cunha Lima foi governador da Paraíba, ele foi a uma cidade e o prefeito, não era prefeita, Anabel, o prefeito fazia muitas citações e era muito demorado. E o governador da Paraíba estava com muita pressa, e o prefeito infindável: “Senhor. deputado, vereador, senador, governador, diretor, presidente, secretário”. E ele então, com pressa, chamou o prefeito e falou: “Prefeito, entenda o seguinte: ganhar tempo, economia processual, você só faça duas citações. Você vai para o hospital, profissionais de saúde e pacientes. Vai em uma escola, professores, alunos. Vai em um lugar com muita gente, senhoras e senhores. Duas só, vamos ganhar tempo”. Aí passado uns meses, o prefeito, lá na cidade dele, foi a uma solenidade no cemitério municipal. Aí a secretária já veio com aquele pacote enorme de fichas para ele ler. Ele parou, pensou, pensou: “Meus conterrâneos e meus subterrâneos”.

Amigas e amigos, mas dizer da alegria de estarmos juntos comemorando uma data muito especial. 75 anos, é uma vida, 1936, poucos aqui já tinham nascido, 75 anos de história, de lutas, de conquistas, o maior sindicato da construção civil da América Latina, um dos setores mais importantes em termos de emprego e de organização social. Eu saindo daqui, Ramalho, eu estou indo promulgar a lei que cria a região metropolitana de São Paulo, os 39 municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo, grande parte é a base do sindicato. Por que nós estamos criando a região metropolitana de São Paulo? Porque a metrópole de São Paulo tem hoje 22 milhões de pessoas, é a quarta maior metrópole do mundo:Tóquio, Cidade do México, Nova Iorque e São Paulo. Quem construiu… São Paulo era uma cidade desimportante, o estado de São Paulo era pequenininho, estado rural, sem importância, de repente o estado de São Paulo hoje é do tamanho da Argentina, o parque industrial, que é 40% do Brasil em termos de indústria, centro financeiro, centro de serviços, e tudo isso nós devemos muito aos trabalhadores da construção civil.

Então, nossa palavra é de agradecimento aos trabalhadores, às trabalhadoras, que construíram essa cidade com orgulho brasileiro e a força do nosso estado. E abraçar o sindicato, lutas, conquistas, a construção civil vive um bom momento de aumento de oferta de emprego, de conquistas, e quero, Ramalho, dizer que está aqui o deputado, o secretário Davi Zaia. Então, o Davi Zaia é o secretário de Emprego e Trabalho e ele vai procurar o sindicato para a gente poder fazer vários cursos do Via Rápida, dar qualificação profissional. Além das ETECs, além das FATECs, os cursos do Via Rápida para a gente poder ajudar ainda mais na questão da qualificação profissional.

O Governo do Estado deve investir nestes quatro anos mais de 80 bilhões de reais e grande parte disso em construção civil, infraestrutura e logística. Vai desde Rodoanel, trem, ampliação de Metrô, hospitais, escolas, saneamento básico, moradia, vamos investir 2,5 bilhões por ano em construção civil e moradia. Ontem assinamos, só com a Prefeitura de São Paulo, quase três mil unidades, só no dia de ontem, novos apartamentos que vão ser construídos e dando prioridade as famílias de menor renda. Enfim, eu acho que a construção civil vive um grande momento.

E quero aqui homenagear todos os trabalhadores, trabalhadoras, abraçar o sindicato, cumprimentando o Ramalho da Construção. Veja que a construção integrou o nome do Ramalho, tal a sua identidade. Este paraibano arretado, de Conceição de Piancó, que conquistou São Paulo, né? Ramalho é um grande líder e um líder que está no dia a dia dos trabalhadores, está lá na ponta, lá no canteiro de obras, no dia a dia da construção, junto com a categoria e de outro lado é um grande líder do Brasil e de São Paulo. Eu não tenho dúvida, em questão de meses vai assumir a Assembleia Legislativa, deputado, para fortalecer ainda mais a representaçã… Deixo um grande abraço, 75 anos é uma bela história, uma história que São Paulo se orgulha muito. Não tem sociedade que avance que não tenha os trabalhadores organizados. Sindicato forte é a sociedade melhor, sociedade mais justa.

Parabéns ao Sintracon.