Alckmin discursa em entrega de chaves de 324 moradias em Catanduva

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimado prefeito de Catanduva prefeito Macchione; Eloá presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Roberto Cacciari; deputados estaduais: […]

qua, 08/06/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimado prefeito de Catanduva prefeito Macchione; Eloá presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Roberto Cacciari; deputados estaduais: Geraldo Vinholi e Sebastião Santos; deputado Silvio Torres, o secretário da Habitação; Marcos Penido o secretário-adjunto; Clodoaldo Pelissioni superintendente do DER; prefeitos aqui presentes: Pindorama, a Maria Inês; Catiguá, a Vera; Taquaritinga, o Paulo Delgado; Ariranha, o Joamir; Palmares Paulista, o João Camilo; Itajobi, Cátia; Tabapuã, a Maria Felicidade; Embaúba, o Jesus; Sales, o Ni Baiano; Fernando Prestes, o Bento; Paraíso, o Gilberto; Elisiário, o Dé; Novais, o Silvio; Maria Aparecida Spina e Helio Spina pessoas de quem quero homenagear toda a família Spina e o senhor Giuseppe Spina que dá nome a este conjunto; padre Silvio Fernando Ferreira; pastor José Kuran; pastor Humberto Dotto; regente Wilson da nossa Banda Marcial; vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, amigas e amigos.

É uma grande alergia entregarmos hoje a chave aqui de 324 casas novinhas. Casas, como aqui foi colocado pelo Silvio Torres, pelo Macchione, com o pé-direito mais alto, com forro, com energia solar, então ela é ambientalmente sustentável vai gastar menos energia, ajuda o meio ambiente e diminui a conta de luz, isso em 10, em 20 anos faz uma diferença enorme, porque a maior despesa de luz é chuveiro e com aquecedor solar, a gente diminui a conta da energia elétrica. São Paulo, dos 27 estados brasileiros, é o único que investe em habitação, dinheiro do orçamento do Estado, esse ano serão R$ 2,5 bilhões que a Secretaria da Habitação vai investir. E é o único Estado que quem ganha um salário mínimo pode ter casa própria. E nós damos prioridades a quem ganha, um, dois, três, no máximo até cinco salários. Então quem não tem casa passa a ter acesso à casa própria. Quanto é um aluguel aqui em Catanduva Macchione? Mais ou menos, uma casa desse porte? 300 reais? 400 reais? 520? Essa está precisa. 300,400… Bom, para resumir, quem ganhar um salário Silvinho, vai pagar 81 reais para ser dono da casa, casa própria. Quem ganha a máxima… E a prestação máxima, salário mais alto, 230 reais, prestação máxima. Conjunto super bem feito, energia elétrica, iluminação pública, água, esgoto e asfalto. Mas o que eu queria destacar aqui? O bom exemplo de Catanduva, diz que Catanduva é a terra da hospitalidade, não é isso? Recebe bem as pessoas. E eu diria que a prefeitura é também da honestidade, parabéns viu Macchione? Porque deu para fazer as casas muito bem feitas, a gente vê o capricho que está e sobrou dois milhões e meio. Então é de justiça que o dinheiro fique todo aqui em Catanduva. Então vocês vão…. A primeira prioridade, o prefeito colocou, é o muro de arrimo para as casas e, se ainda for possível, vamos para a creche. Então, dá o muro de arrimo e vamos fazer a creche, se faltar um pouquinho a gente complementa. Já tem o posto de saúde, né? Já tem o posto de saúde, ter também aqui à creche para criançada e um conjunto muito agradável e muito gostoso. Então, parabéns a Catanduva. Nós também… Nós também…

Orador não identificado: Governador? Com licença.

Geraldo Alckmin: Diga querida.

Orador não identificado: Aproveitando o ensejo, eu trabalhei muito para você. Aproveitando o ensejo, Catanduva, nós precisamos de uma residencial, 12 postos.

Geraldo Alckmin: Ah, tá bom.

Orador não identificado: O idoso. Tem muito idoso que não tem residência…

Geraldo Alckmin: Aqui tem idoso ou não?

Orador não identificado: Vila Dignidade…

Geraldo Alckmin: Não, não aqui nessas casas? Quantos têm? Deixa eu te explicar direitinho como é que funciona. Todo o conjunto, ele tem três especificações, três percentuais. Um percentual é de idosos, são 33 casas aqui só para idosos. Depois tem o percentual de família que tem uma pessoa beneficente, 46, e têm ainda um percentual, cinco unidades para policiais, para questão da segurança. Então, tem o percentual para idoso, famílias com deficiências e unidades para os policiais. Nós estamos hoje também liberando, o prédio do Centro Social Urbano, para a prefeitura, Macchione. Já assinamos a lei, transferindo para o CSU, Centro Social Urbano, para a prefeitura. Um convênio também, para fazer a ponte que caiu, vai beneficiar Catanduva e Palmares Paulista. Temos aqui o trabalho do DAE, de limpeza de córregos, são seis córregos também.

Temos aqui também a canalização do Córrego Fundo e estamos indo agora para Novo Horizonte, vamos fazer recapeamento, acostamentos, trechos de terceira faixa da rodovia, entre Catanduva até Novo Horizonte, dá quase cinquenta milhões de reais e aí o Clodoaldo Pellicioni está aqui e vai ver o caso de FAFICA, para gente verificar o acesso a FAFICA.

Mas, quero é dar os parabéns para vocês, nós vamos entregar hoje em Potirendaba. Está aqui à prefeita de Potirendaba, a prefeita, a Gislaine. Lá em Potirendaba, 230, vem aqui Gislaine, 230 em Potirendaba e amanhã o Sílvio Torres vai entregar 87 em Aparecida do Oeste, 641 casas novinhas. Se a gente imaginar cinco pessoas, cada casa, três mil pessoas realizam o sonho da casa própria. E podem preparar os terrenos, porque nós vamos acelerar os conjuntos habitacionais para a população. Diz que não vida a gente vive de sonho, não é isso, então, a gente sonha… Só um segundinho querida, a gente sonha quando é criança com brinquedo, uma boneca, um sorvete, depois quando é jovem com a namorada, com o namorado, com os filhos e o sonho da família é a casa, é a casa. Temos muito prefeitos aqui, vamos fazer um esforço para a gente fazer bastante casa. Eu tive com o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, semana passada, ele veio a São Paulo. Aí perguntei para ele: “E a eleição lá em Nova Iorque, Democrata ou Republicano?”. Aí o cônsul falou: “Não prefeito, o Obama é favorito, porque pegou o Bin Laden”. Eu falei: “Olha, o que vai decidir eleição americana é emprego e moradia”. É emprego e moradia. Isso é o que interessa para população, poder ter emprego e poder ter moradia, ensino técnico, FATEC, capacitação profissional.

E quero também trazer uma palavrinha sobre essa questão da unidade prisional. Veja bem, São Paulo tinha 33 homicídios por 100 mil habitantes, 33. Nós chegamos a ter 13 mil mortos por 100 mil habitantes e fomos reduzindo, 30, 28, 27, 25, 24, 20, 18, 15, chegamos agora a 9,8 homicídios por 100 mil habitantes. Catanduva 6,2. Catanduva não teve de janeiro a abril, não sei o mês de maio e junho, mas de janeiro a abril, nenhum homicídio e nenhum latrocínio. Agora, como é que a gente reduziu de 13 mil homicídios para quatro mil? Prendendo criminoso. Prendendo o ladrão e homicida. Então, nós passamos de 50 mil presos, para 176 mil presos. O ideal é que isso não acontecesse. Mas infelizmente, o que gera o crime? É a impunidade. Por que o sujeito rouba automóvel? Porque ele acha que não vai ser pego. Se ele tivesse certeza de que ele cometendo um crime, ele ia para cadeia, ele não cometia. Por que no Brasil tem político corrupto? Porque não vai para cadeia. Se fosse para cadeia não teria. Não teria. Então, infelizmente a gente tem que fazer. Mas nós não queremos fazer contra a comunidade. Então, o Macchione, os prefeitos, nós somos todos responsáveis, não adianta um querer empurrar o problema para o outro, porque todos somos responsáveis, temos responsabilidade, não pelo nosso mandato, o nosso mandato passa, mas temos responsabilidade com o conjunto da sociedade. Se o local não está bom, a gente muda, vamos arrumar um outro local que não incomode tantas pessoas. A gente arruma um outro lugar e faz. O Governo não quer impor nada. Agora, não podemos dizer: “Olha, o problema não é nosso. O problema é…. Não, o país tem leis, quem cometeu crime tem que pagar por isso, que essa é a regra para proteger a sociedade. A gente liga a televisão, o dia inteiro é crime, crime, crime. Não sei quem deu um tiro, matou, roubou, sequestrou. Tem que prender esse pessoal. E para prender, tem que colocar em algum lugar.

Mas eu quero dizer a vocês que nós somos parceiros de Catanduva. Nós vamos trabalhar juntos, de mãos dadas, dialogar, conversar, e nós vamos errar menos e vamos acertar mais. Olho no olho, falando a verdade e trabalhando com responsabilidade em benefício da nossa população. Quero agradecer aqui o Silvio Torres, que é nosso secretário da Habitação, fazendo um excelente trabalho. Silvinho vai ficar aqui para amanhã já ou volta? O Penido vai representar e vai entregar. Agradecer ao Silvio, agradecer os deputados, Geraldo Vinholi, xará, dá um passinho aqui. O Geraldo Vinholi, que é deputado da cidade e da região e que nos apóia lá na Assembleia Legislativa de São Paulo, muito obrigado, trabalhando pela região. Agradecer o Sebastião Santos, também é deputado estadual e tem um trabalho importante aqui na região, aqui de São Paulo, toda a região de Rio Preto. Agradecer aqui os prefeitos todos da região, vice-prefeitos, vereadores. Agradecer um grande prefeito que Catanduva tem, que é o Afonso Macchione, faz um trabalho bonito e a gente deve destacar. Aliás, Catanduva está muito bonita, né? A cidade está bonita, está arrumada. Eu tinha uma lista lá de pedidos, que nós vamos na medida do possível atendendo. Mas principalmente dar um abraço em vocês, sejam muito felizes na casa nova.