Alckmin discursa em reinauguração de ginásio e pista do Ibirapuera

Mestre de cerimônia: Do nosso governador Geraldo Alckmin. Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio, representando o nosso prefeito […]

dom, 22/05/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Do nosso governador Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio, representando o nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab; governador José Maria Marin, governador que reformou e agora volta aqui para reinaugurar; doutor Jorge Pagura, secretário de Esporte, Juventude e Lazer; deputado José Aníbal, secretário de estado de Energia; coronel Admir Gervásio, secretário-chefe da Casa Militar; Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo; José Antônio Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo; Eduardo Anastasi, coordenador de Esporte do Estado; Aurélio Miguel, vereador da capital; está aqui presente também o vice-prefeito do município do interior, Nova Independência, o Luiz Guilherme Xande; coronel Luiz Flaviano Furtado, diretor do complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães; Carlos Eduardo Sales Vaz Guimarães, filho do Constâncio Vaz Guimarães, sua esposa Maria Cristina; agradecer aqui ao Sérgio Schildt, da Recoma, e todos os trabalhadores, trabalhadoras que fizeram a reforma, presidente de federações, confederações, amigas, amigos, uma palavra brevíssima.

Mas dizer da alegria de estarmos juntos aqui entregando hoje uma obra que ainda não está totalmente completa, ainda faltam mais duas. O complexo aqui Constâncio Vaz Guimarães são 27 milhões de investimento. Nós tivemos aqui o investimento do ginásio, uma obra grande feita aqui, depois tivemos também mais dois ginásios menores que eram apenas quadras descobertas, passamos a ter mais dois ginásios também, a pista de atletismo e vamos entregar até dezembro o Pinheirinho, o estádio Mauro Pinheiro e o complexo aquático Caio Pompeu de Toledo. São 27 milhões ao todo e vamos ter aqui todo o Complexo Constâncio Vaz Guimarães modernizado, recuperado e fica até uma sugestão ao doutor Pagura, da gente pensar em uma PPP, para a manutenção permanente, quer dizer, a gente poder daqui a um, dois, três, quatro anos dizer: “olha, está novinho”. Então, para a gente fazer aqui uma PPP não só obra, mas manutenção de todo esse complexo.

E queria também dizer que… Como disse o doutor Pagura, nós queremos São Paulo capital mundial do esporte. Teremos só agora em junho a Liga Mundial de Voleibol e ainda em junho a Copa do Mundo de Judô. Quero aqui, lembrando, abraçando o Aurélio Miguel, dizer que eu fui judoca faixa amarela só, mas eu fui aluno do pai do João do Pulo, porque o João do Pulo é da minha cidade natal, o João Carlos de Oliveira é de Pindamonhangaba, eu até fiz lá um ginásio poliesportivo que chama João do Pulo, e o pai dele era o Paulo de Oliveira, chamava Paulo Aço, ele era muito forte e o Paulo Aço era faixa preta de judô e era professor lá de todos nós, então fico muito feliz.

Queria destacar o seguinte: treinar e preparar campeões, mas não só campeões, a cultura do esporte, o esporte educa, o esporte disciplina, o esporte é saúde, não tem saúde se não mexer o corpo. O problema da saúde pública moderna é sedentarismo. A vida moderna leva ao sedentarismo, é mexer o corpo. Nós vamos fazer um grande programa chamado Clube da Atividade para todas as idades fazerem esporte. A pessoa mais idosa do mundo é uma brasileira e está bem, 116 anos, acho que ela foi esportista ou pratica esporte, porque ninguém chegaria em uma idade dessas sem ter um sistema vascular perfeito. Então, todo o nosso compromisso com o esporte e uma homenagem de São Paulo, não é do Governo, mas é o sentimento dos brasileiros em São Paulo. Homenagem à nossa Wanda dos Santos, do atletismo, homenagem à nossa Ana Moser, do vôlei, homenagem à nossa Hortência, do basquete, homenagem ao nosso grande pugilista do boxe, Eder Jofre, homenagem ao Nelson Prudêncio, do atletismo, homenagem ao Aurélio Miguel, do judô, homenagem ao Amaury Passos e o Amaury do basquete, ele participou do primeiro jogo aqui, 25 de janeiro de 1957. Ele participou aqui na inauguração, praticamente no primeiro jogo de basquete, o Amaury Passos. O Vlamir Marques, também do basquete e abraçar aqui o Fernando Solera, jornalista esportivo e o Luiz Noriega, também jornalista esportivo. Agradecendo a todos pela enorme contribuição que dão ao esporte de São Paulo e ao esporte brasileiro. Letra de médico é duro, a pista de salto, nossa sugestão, uma homenagem ao nosso João do Pulo, queridíssimo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Mas quero é deixar um abraço e eu tenho um amigo, Hortência, Ana Moser e Wanda, que eu brinco que gosta tanto de fazer discurso que quando ele entra no avião e a aeromoça dá aquelas instruções de segurança de vôo, ele pede a palavra para agradecer.

Parabéns a todos.