Alckmin autoriza criação da Escola Virtual de Programas Educacionais

Voltada a jovens e adultos, EVESP oferecerá educação de qualidade nos níveis de ensino fundamental e médio

sáb, 21/05/2011 - 10h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 20, o decreto para a criação da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP). Neste ano, deverão ser oferecidas inicialmente 50 mil vagas para cursos de línguas estrangeiras para alunos da rede estadual. No segundo semestre, serão oferecidas outras 50 mil.

Vinculada à Secretaria de Estado da Educação, a EVESP vai oferecer, por meio de metodologia baseada no uso de tecnologias de informação e de comunicação, programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações onde se faça necessário o atendimento a grupos específicos da população.

Direcionada a adultos e jovens, inclusive alunos da rede estadual, a EVESP levará educação de qualidade, nos níveis de ensino fundamental e médio, às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, aos grupos étnicos como afro-brasileiros e indígenas e também àqueles que em situação de privação de liberdade.

Além do suporte aos Centros de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELs), cursados por alunos de Ensino Fundamental e Médio, entre as principais atividades da EVESP estará inicialmente o ensino prisional, que é uma parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária para atender cerca de 12 mil detentos em todo o Estado, distribuídos em 100 unidades prisionais. Todas serão dotadas de sala de aula com computadores para acessos aos cursos. Cada unidade prisional contará com professor, que será responsável por ministrar as aulas.

Além de fazer uso das tecnologias por meio de videoaulas, ainda serão oferecidos cursos profissionalizantes. Haverá ainda material impresso, fornecido pela pasta da Educação, e alguns detentos serão capacitados como monitores para auxiliar os professores e receberão remuneração pela atividade.

Do Portal do Governo de São Paulo