Alckmin discursa em autorização de pacote de obras em Santo André

Mestre de cerimônia: Geraldo Alckmin. Geraldo Alckmin: Primeiro eu queria dizer ao doutor Aidan que realmente o povo é fiel, mas na Bíblia está escrito “sede santos”. Quero saudar o […]

qua, 18/05/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin: Primeiro eu queria dizer ao doutor Aidan que realmente o povo é fiel, mas na Bíblia está escrito “sede santos”. Quero saudar o nosso prefeito de Santo André, prefeito anfitrião, doutor Aidan; Denise Ravin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, um abraço da Lu, Denise; nossa vice-prefeita, Dinah Zecker, um abraço ao doutor Zecker; nosso deputado federal, secretário de estado da Habitação, deputado Silvio Torres; deputados estaduais, o Orlando Morando, que é o líder do PSDB na Assembleia; deputada Vanessa Damo; deputado José Bittencourt; o nosso Duílio Pisaneschi, que eu cumprimentei quando cheguei, deputado Duílio Pisaneschi; prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi; de Rio Grande da Serra, o Kiko; vice-prefeito de São Bernardo do Campo, ontem estivemos juntos lá na Ford, com o Frank Aguiar; vereador Paulinho Serra, em nome de quem quero saudar todos os vereadores aqui presentes; doutor Fábio Henrique Franchi, nosso promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo de Santo André; Marcos Penido, presidente da CDHU; Coronel Navarro, comandante do policiamento da área aqui do Grande ABC; doutor José Emílio de Barros, superintendente de obras da Grande São Paulo; padre Décio Gruppi, chanceler do bispo aqui da catedral; secretários municipais, lideranças comunitárias, amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas dizer da alegria de voltarmos aqui a Santo André. Nós estamos em uma das maiores e melhores cidades do Brasil, cidade progressista, uma das grandes cidades brasileiras, que é Santo André. E dentro de Santo André tem uma outra cidade, que é o Jardim Santo André, quase 50, mais de 40 mil habitantes, nove mil moradias. E acho que essa assinatura, tão importante hoje, são 400 milhões que vão ser aqui investidos, de recursos do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, orçamento geral da União, Governo do Estado, com recursos do Estado de mais de 300 milhões de reais, Prefeitura de Santo André, o apoio do Ministério Público, ele mostra primeiro a importância do planejamento urbano. Como é importante o planejamento urbano, a ocupação adequada, correta do solo, o parcelamento da terra e o planejamento urbano. Nós precisamos resgatar no Brasil, nas cidades brasileiras o planejamento urbano. A segunda, a de que é possível, sim, corrigir e recuperar áreas e promover moradia digna e comunidades boas para a população. E é isso que nós estamos fazendo lá no Jardim Santo André. Nós estamos agora, praticamente, na última etapa desse trabalho de urbanização.

Então hoje nós entregamos aqui a matrícula, chamada matrícula mãe para 1.324 imóveis. Então 1.324 famílias passam a ter a regularização, a sua matricula para em seguida ter o título individual. Estamos também aqui anunciando, fica pronto em dezembro, a construção de uma companhia da Polícia Militar dentro do bairro. Então nós teremos lá a segunda companhia do 41º Batalhão. A obra tem inicio agora em junho e deverá ficar pronta em dezembro. E teremos, também… Acho que é muito importante a polícia estar junto da comunidade, o que mais traz bons resultados é polícia perto da comunidade, que conhece a comunidade onde trabalha, vive os problemas da comunidade e o povo conhece a polícia. Então, do lado nós vamos ter um campo de futebol para ter práticas esportivas, lazer também junto a essa companhia, como é uma área muito montanhosa, áreas de declives extremamente elevados e os grandes riscos de morte, normalmente não são por enchentes, é sempre desmoronamento, esse é que é o grave. Sempre que morre alguém na época de verão, vai se verificar, é desmoronamento de morro, é soterramento. Então nós vamos investir 51 milhões de reais em ações preventivas, na área geotécnica, com apoio do IPT, que é o Instituo de Pesquisas Tecnológicas. Cortinas atirantadas, proteção de taludes, enfim, obras de contensão, para evitar acidentes e recuperar essas áreas de grande declividade.

Depois estamos também, dando ordem… Fazendo um convênio com a prefeitura, passando recurso também para área de paisagismo. Depois dando ordem de serviço, já para começar, 194 apartamentos novos, novas moradias, são mais nove milhões, 694 mil reais. E teremos a construção de mais… Teremos a urbanização de 2.300 moradias, que vão ser urbanizadas nessas áreas de lote e a construção de 3.888 novas moradias. Teremos 1.300 lá no Jardim Santo André, 1.088 em outras áreas que não no Jardim Santo André e mais 1.500 que estamos definindo a área. Então com isso nós completaremos todo esse trabalho. Teremos obras na Gleba 1, construção de moradia, readequação, implantação de área de lazer, abertura de sistema viário, implantação de saneamento básico, drenagem, pavimentação, contensão, paisagismo. Teremos também as mesmas obras importantes na Gleba 4, na Gleba 5 e na Gleba 6, ou seja, uma verdadeira cidade está sendo feita no Jardim Santo André, onde as pessoas vão ter a sua moradia, moradia com segurança, qualidade de vida, numa região segura, não apenas no ponto de vista patrimonial, mas especialmente no ponto de vista de vida.

E quero aqui agradecer ao doutor Fábio, que é o promotor de justiça, que tem um trabalho muito importante na defesa do interesso coletivo, do interesse da sociedade, e eu acho que aqui está um bom exemplo de parceria resolvendo problemas. Nós temos é que resolver, temos que dar solução. Problemas que existem, aliás, antigos, vem desde a década de 70, começo da década de 80, mas que é possível sim resolver e, especialmente, melhorar a qualidade de vida da população. A obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas e, principalmente, de quem mais precisa. Agradecer aqui ao nosso prefeito, doutor Aidan, grande prefeito, não apenas fisicamente, mais um homem empreendedor, que trabalha de manga arregaçada aqui por Santo André. Agradecer aos nossos parlamentares, o Orlando Morando, na Assembleia Legislativa como líder tem feito um trabalho extraordinário. Agradecer a nossa deputada Vanessa Damo, com a garra e a sensibilidade das mulheres tem representado muito bem a região. Agradecer ao pastor José Bittencourt, grande parceiro nosso também na Assembleia Legislativa. Agradecer ao Silvio Torres e a toda equipe, Silvinho, da CDHU, Penido, todo o time lá da CDHU. O trabalho, agora que está começando, nós estamos encerrando uma etapa de um excelente termo de ajuste de conduta feito para poder iniciar a segunda e última fase desse trabalho. Pretendo até, iniciando as obras, ir lá no Jardim Santo André, eu já estive lá várias vezes, é um dos grandes empreendimentos do Governo do Estado de São Paulo, mas ir lá para que a gente possa acompanhar essas obras para que elas sejam feitas com qualidade, de forma definitiva e rapidamente para a gente poder entregar à população. Por isso, uma alegria vir a Santo André, tomar o bom café de Santo André, rever aqui amigos antigos, conhecer amigos novos e trabalharmos juntos em benefício da população.

Muito obrigado!