Alckmin discursa em seminário com o primeiro-ministro da Suécia

Geraldo Alckmin: Senhor primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, senhora embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, autoridades aqui presentes, amigas e amigos. Saudando o primeiro-ministro, o Fredrik Reinfeldt, e comitiva […]

qua, 18/05/2011 - 7h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Senhor primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, senhora embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, autoridades aqui presentes, amigas e amigos. Saudando o primeiro-ministro, o Fredrik Reinfeldt, e comitiva que nos honram com a sua visita a São Paulo, desejo consignar a nossa satisfação por acolher a todos aqui, principalmente considerando os objetivos desse seminário que se volta à ciência, inovação e tecnologia.

É notório o papel que esses fatores representam para o desenvolvimento econômico, e por consequência para o desenvolvimento social, pois a nosso entender, essas coisas devem caminhar juntas como acontece na Suécia já desde a segunda metade do século XIX. A Suécia se distingue na economia global por possuir o parque industrial tecnologicamente avançado com ênfase em engenharia mecânica, produção de máquinas, veículos, equipamentos, telecomunicações, indústria química e florestal, como em áreas importantes da informática.

Esse desempenho, dentro de vários… Decorre de várias causas, dentre as quais ressalto o investimento pelos setores públicos e privados suecos de 4% do PIB em pesquisa e desenvolvimento, taxas das mais elevadas no mundo, em relação ao produto interno bruto. Atualmente a Suécia se destaca por ser a segunda economia mais competitiva do planeta, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, ao mesmo tempo em que ocupa o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas.

São Paulo se orgulha de ser o segundo polo industrial sueco, depois de Gotemburgo, concentrando a maior parte das 220 empresas suecas que atuam no Brasil e que empregam cerca de 55 mil trabalhadores. Empresas que têm continuamente agregado inovação tecnológica ao nosso parque industrial desde o estabelecimento da primeira delas no território paulista, a Ericsson, em 1924.

No plano internacional, Suécia e Brasil convergem em uma multiplicidade de pontos, inclusive em questões ambientais e na defesa da tecnologia verde. Assim, por exemplo, a Suécia é uma importante aliada do nosso país nos esforços para liberar o etanol no mercado da União Europeia. Esse ponto é extremante significativo para São Paulo, que responde por cerca de 57% da produção brasileira de cana-de-açúcar, é também o maior produtor mundial dessa matéria-prima do etanol, que provavelmente foi abordado aqui, nesse seminário.

Intervenções marcadas pela agilidade, certamente também pela consistência dos conteúdos, os senhores puderam ter uma rápida visão daquilo que o Governo de São Paulo, por intermédio do IPT e da FAPESP, vem fazendo em termos de ciência e tecnologia. Da mesma forma o Governo paulista, pelos seus representantes nesses eventos, se inteirou do enfoco dado por importantes empresas suecas atuantes no Brasil: Ericsson, Scania, Saab, Vinova e tantas outras sobre esses temas. Uma reunião de importante proveito recíproco.

Por tudo isso, não apenas avançamos em termos de conhecimento mútuo, como também demos passos significativos no fortalecimento ainda maior da missão atribuída a Investe São Paulo e a Swedish Trading Council facilitaram os investimentos suecos em São Paulo e no Brasil. Ciência, inovação e tecnologia são as chaves do futuro que saberemos usar pra abrir novos caminhos.

Muito obrigado.