Governador discursa sobre 1º Campeonato Escolar de Modalidades Olímpicas e Paraolímpicas

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimado ministro Orlando Silva, ministro do Estado do esporte; Doutor Jorge Pagura, secretário de Estado do Esporte, Lazer […]

sex, 13/05/2011 - 16h18 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimado ministro Orlando Silva, ministro do Estado do esporte; Doutor Jorge Pagura, secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude; Professora Doutora Linamara Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Doutor Antônio Junqueira, secretário do Estado da Agricultura; Coronel Admir Gervásio, secretário-chefe da Casa Militar; deputado estadual Pedro Bigardi; vejo aqui prefeitos: de Pirajuí, o Jardel; Pedro Toledo, Sérgio Miyashiro; Aurélio Miguel, vereador. Nossos sempre atletas: Cafu, a Marta, Zé Maria, Amauri. Edgar Hubner, representando o Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro; presidentes de confederações, federações, associações esportivas, atletas, para-atletas, amigas e amigos.

Uma palavra breve… Duas palavras: uma de agradecimento e uma de compromisso. A de agradecimento é agradecer ao ministro Orlando Silva pelos recursos desta parceria para gente poder implementar esse grande campeonato, que vai envolver os nossos estudantes, as nossas escolas, campeonato olímpico, paraolímpico. Então, muito obrigado, ministro Orlando Silva; conte conosco para novas parcerias em benefício do esporte de São Paulo e do Brasil. Agradecer ao Doutor Pagura, seu entusiasmo, sua dedicação em benefício do nosso esporte. Agradecer à professora Linamara Battistella. Nós nos orgulhamos de ter uma secretaria voltada aos direitos da pessoa com deficiência no Estado de São Paulo; e a inclusão de todas as pessoas, das pessoas com deficiência na atividade esportiva. Agradecer os nossos parceiros, associações, confederações. E, especialmente, o nosso compromisso, não apenas com o Campeonato Escolar, mas com fomento, com ações permanentes em prol do fortalecimento do esporte.

Hoje nós estamos lançando também as inscrições para a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Foram R$ 4 milhões o ano passado, capitado, e hoje a nossa meta é de R$ 60 milhões para este ano de 2011. E colocou muito bem o ministro Orlando Silva, dizendo que nós queremos campeões. São Paulo, na última Olimpíada de Pequim, dos três medalhas de ouro, dois paulistas, a Maurren Maggi e o Cesar Cielo, além das medalhas de bronze, de prata… Mas, muito além disso, nós queremos o esporte como educação, o esporte como disciplina, o esporte como trabalhar em equipe, o esporte para diminuir violência, para melhorar segurança, para fortalecer a cidadania, esporte para a saúde. Quem pratica esporte vai ter a vida inteira uma prática de ginástica; 60% do corpo humano é água. Água parada estraga. Não tem saúde sem movimento. Então, não há hipótese de nós termos saúde se não tivermos uma cultura de movimento, de atividade esportiva. Saúde física e saúde mental. O esporte fala com todas as áreas, por isso a gente sempre procurar aqui trabalhar intersecretarialmente, unido. E quero aqui destacar também o trabalho do professor Herman Voorwald, o secretário da Educação, e a participação das nossas escolas.

Nosso compromisso com o esporte, para melhorar a qualidade de vida, para fortalecer cidadania, para fortalecer a sociedade, esse amalgama social e ajudar o Brasil. Contem conosco. Bom trabalho!