Governador Geraldo Alckmin discursa em inauguração do Consulado da Armênia em SP

Governador Geraldo Alckmin: Sua Santidade Karekin II, patriarca supremo e Catholicós e todos os armênios, embaixador da Armênia no Brasil, o Achot Yeghiazaryan, arcebispo Dom Datev Karibian, primaz da Igreja […]

sáb, 07/05/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Sua Santidade Karekin II, patriarca supremo e Catholicós e todos os armênios, embaixador da Armênia no Brasil, o Achot Yeghiazaryan, arcebispo Dom Datev Karibian, primaz da Igreja Armênia no Brasil, Cônsul Geral Honorária da República da Armênia em São Paulo, Hilda Burmaian; Dom Vartan Boghossian da Igreja Católica da Armênia. Deputados federais, Arnaldo Jardim, Arnaldo Faria de Sá, vejo aqui também, o Alberto Hiar, vereador Celso Jatene. Quero saudar aqui, toda a comunidade Armênia aqui de São Paulo, dizer da alegria de vir com a minha esposa, com a Lu, na inauguração aqui, das novas dependências do Consulado Geral de São Paulo. É uma feliz coincidência…

É uma feliz coincidência, Hilda, há 7 anos atrás, no dia 7 de maio de 2004, nesta mesma data, eu recebia no Palácio dos Bandeirantes sua santidade, o patriarca, e para nós é uma alegria 7 anos depois, nós reencontrarmos aqui, em solo paulista e numa data tão especial, a inauguração das novas dependências do Consulado Geral. Agora com a Armênia já com a embaixada no Brasil e saudar aqui o nosso embaixador. Nós somos muito felizes por ter a maior comunidade armênia do Brasil em São Paulo, que deu uma grande contribuição nas artes, na ciência, no início da nossa industrialização, nos serviços, em todas as atividades humanas. Na política, me lembro com carinho de Fernando Gasparian. Empresário, homem público exemplar, enfim, é uma grande oportunidade para nós agradecermos a comunidade armênia de São Paulo. E dizer da importância na história universal da Armênia. Desde os relatos bíblicos, quando a Arca de Noé pousa sobre o Monte Ararat, e se inicia uma nova história da humanidade, o país, a nação que primeiro e de forma oficial estabeleceu a religião oficial como cristianismo, nós somos felizes por termos aqui este laço tão afetivo, tão estreito e tão forte. Por isso não tenho dúvida que aqui do alto da colina de São Paulo, está ao lado Avenida Paulista, nas novas instalações, o Consulado Geral, e especialmente com a presença cativante da Hilda como Cônsul Geral Honorário, vai fortalecer ainda mais os laços, já tão fortes entre o Brasil e Armênia. Parabéns a toda comunidade.