Alckmin discursa na inauguração oficial da ETEC de Itapira

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Saudar o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz, sua esposa, Cacá Munhoz; prefeito de Itapira, Toninho Bellini, […]

sex, 06/05/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Saudar o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz, sua esposa, Cacá Munhoz; prefeito de Itapira, Toninho Bellini, sua filha Vivian; vice-prefeito Antônio Carlos; vereador Manuel Marques, presidente da Câmara; deputado Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico; coronel Admir Gervásio, secretário da Casa Militar; prefeitos todos aqui, acho que tem, viu Barros, acho que tem mais prefeito aqui do que no Congresso dos Municípios lá em São Vicente, não é? Então, saudando, me permitam abraçar a todos, saudando aqui o Carlos Nelson Bueno; a prefeita de Serra Negra, Socorro, e abraçando a eles… Aliás, a prefeita de Socorro, a Marisa, e abraçando a eles, abraçar a todos os nossos prefeitos. Ex-prefeitos, eu sou desse clube dos ex-prefeitos, não é? O Bebeto Munhoz; Davi Mouro Filho; cumprimentar a Dona Íris, saudando aqui toda família do João Maria Estevanatto, pessoa que muito fez pela cidade de Itapira e por São Paulo; abraçar as suas filhas Andréia e a Kátia; professora Laura Laganá, que preside nosso Centro Paula Souza; saudar o Doutor Pacheco, presidente do Conselho Administrativo do Laboratório Cristália; a professora Débora Parejo, diretora aqui da ETEC, é ela que vai, que comanda aqui a nossa ETEC. 

Amigas e amigos, uma palavra brevíssima. Mas dizer da alegria de estarmos aqui hoje entregando esse belíssimo prédio. São dois blocos; um de 12 salas de aula, quatro laboratórios, biblioteca, sala de estudos, cantina, salas administrativas; o segundo bloco com mais quatro laboratórios, um de síntese, de análises físico-químicas, biologia, microbiologia, análise instrumental, três salas de apoio, quadra de esportes coberta, muito bonita, passarela ligando os blocos, enfim, ficou o prédio bonito, funcional e ele já começa a trazer frutos porque nós tínhamos aqui dois cursos, Informática e Administração. E, com o novo prédio, nós vamos ter mais dois cursos, Química e Segurança do Trabalho, então dobrou: de dois para quatro cursos. Está aberto o Vestibulinho, não é isso diretora? Até o dia 20 de maio. Abriu dia 29. Então, praticamente uma semana, cinco dias úteis. E a procura é espetacular, Barros Munhoz, o que mostra a necessidade da ETEC aqui. Então, dobrou o número de cursos; o que era Informática e Administração, para Química… Aliás, não poderia deixar de ter um curso de Química onde nós temos um dos mais importantes laboratórios brasileiros a latino-americano como é Cristália.

Essa é a terra da Química! Então, a Química, Segurança do Trabalho, Informática, Administração e Ensino Médio. O Ensino Médio da Paula Souza, das 50 melhores escolas públicas brasileiras, feito pelo ENEM, 35 são do Centro Paula Souza de São Paulo, das 50 melhores. Então é o ensino médio extraordinário e o aluno vai poder no segundo ano do ensino médio fazer junto a ETEC, e sair com os dois diplomas, ele sai com diploma do ensino médio e sai com o diploma de técnico. Ele já tem um emprego e ele pode continuar os estudos, fazer a faculdade, fazer FATEC, fazer a universidade e poder se realizar através dos estudos e através do trabalho. Esse é um esforço conjunto, eu quero aqui destacar o trabalho do Serra, governador Serra, do governador Goldman, um trabalho muito especial de uma mulher muito craque que é a professora Laura Laganá, ela comanda o maior centro de ensino técnico e tecnológico. Nós temos 150 mil alunos em ETEC, 50 mil alunos em FATEC e 50 mil alunos no ensino médio, 250 mil alunos fazendo… E o que Brasil precisa que é fazer casamento entre a formação profissional e o mercado de trabalho. Enquanto a gente está estudando para ter um diploma que não tem emprego, e quanto emprego não é preenchido por falta de qualificação, então o ensino técnico e tecnológico faz esse bom casamento entre a formação profissional e o mercado de trabalho.

Quero aqui destacar as obras que hoje nós autorizamos aqui duas pontes, aqui através da Casa Militar, mais R$ 660 mil para infraestrutura urbana, temos aqui o fórum em reforma, temos aqui a companhia da Polícia Militar, nós passamos em frente à obra vindo para cá, temos o centro comunitário, também em obra, temos a vicinal de Itatiba – Santo Antônio da Posse, obra de mais de dois milhões, também em obra. Temos a vicinal Itapira, Bairro do Rio Manso, mais 1,6 milhões. Temos, aqui, Capela Nossa Senhora Aparecida… Ah, Melhor Caminho. O melhor caminho até a Capela de Nossa Senhora de Aparecidinha. Você vê que eu já estou meio itapirense, hein? Pindamonhangaba que se cuide, não é? Quero dizer a vocês que da próxima vinda aqui, nós estamos fechando lá, nós vamos assinar o decreto estadualizando a vicinal entre Itapira e Mogi-Guaçu, que vai ser a primeira vicinal estadualizada. Nós temos estradas estaduais que deveriam ser vicinais e são estradas que, às vezes, vão para a serra, estradas assim, meio rurais, mas que são SP’s e temos algumas vicinais que são rodovias de cinco, seis, sete mil veículos por dia, que praticamente já são rodovias estaduais, que deve o Estado assumir a responsabilidade e a sua manutenção e os seus investimentos.

Quero dizer da alegria de estar aqui, fazer um agradecimento especial ao Deputado Barros Munhoz, que é um grande parceiro na Assembleia Legislativa de São Paulo. Eu já fui deputado estadual e, olha, hoje é mais difícil ainda do que no meu tempo de deputado, porque o quadro político está muito fragmentado. O De Gaulle dizia que a França era muito difícil de ser governada, porque tinha muitos tipos de queijo e muitos partidos políticos. Quando eu me elegi deputado estadual, o Montoro era governador, 84 deputados. O partido do governador, do Montoro, o PMDB, 42. Acabou, 42 em 84. Hoje, são 94 deputados estaduais, o meu partido tem 22 e são 16 partidos na Assembleia Legislativa. O quadro brasileiro, hoje, é extremamente fragmentado, e o Barros tem sido um grande parceiro na Assembleia Legislativa naquilo que interessa ao povo brasileiro de São Paulo, que é um Estado avançar, tem empregos, desenvolvimento… E quero também dizer a vocês que nós não promovemos guerra fiscal, até porque guerra nunca é coisa boa. Mas nós vamos defender firmemente a economia de São Paulo. Precisou? Imposto para baixo! Mas nós não vamos perder investimento aqui no Estado de São Paulo. Quero agradecer aqui ao prefeito Toninho Bellini, dar lembranças, palavras, conte conosco. Vamos verificar sim a questão da saúde e das pontes; agradecer aqui ao Paulo Barbosa, cadê o Paulinho? Nós vamos ter um grande secretário em uma pasta importantíssima, vamos estar lançando agora dentro de 30 dias, o Via Rápida para o Emprego. Veja como nós estamos melhorando no Brasil. Em 1940, 38 ginásios no Estado, só estudava a elite. Hoje nós temos seis milhões de alunos, isso vai desde o ensino infantil até as melhores universidades brasileiras, a USP, a UNESP, a UNICAMP, a rede de Etecs, de Fatecs. E vamos lançar o Via Rápida.

Quem é que está desempregado? Quem tem baixa escolaridade. Quem está desempregado é quem tem baixa escolaridade. E não vai entrar na Etec porque não tem o Ensino Médio completo, não vai passar no vestibulinho, então nós vamos fazer o Via Rápida para o Emprego, cursos de 100 horas, 200 horas, 80 horas, rápido… E oferecer o EJA. Você que não pôde tirar o diploma do Ensino Fundamental, venha fazer o EJA, antigo supletivo, a Escola de Jovens e Adultos, e pegue seu diploma. Estuda a noite, sábado, domingo, feriado, à distância. Você que não pôde ter o diploma do Ensino Médio, volta a estudar, vai fazer o EJA com a gente. Vamos melhorar a escolaridade. E capacitar rapidamente as pessoas: chapeiro, pizzaiolo, operador de máquina, motorista, pedreiro, eletricista, servente, enfim, fazer cursos rápidos com a Paula Souza. Quantos anos tem a Paula Souza, Laura? Quarenta e um anos de expertise na formação profissional.

Mas eu quero deixar um grande abraço e para retribuir as histórias bonitas do Barros Munhoz, e eu tenho certeza que aquelas rosas azuis vão ser os nossos alunos que vão se formar aqui na Etec. E me valer, Barros, Cacá, do Baltazar de Godoy Moreira para retribuir à Itapira. “Esta é a cidade que meu sonho encerra, por estas ruas e arrabaldes erra, minha mais doce e mais feliz lembrança”. Parabéns Itapira. Antes, o que o Barros está me lembrando aqui que nós estamos esquecendo. Polícia Civil: nós teremos, a partir de segunda-feira, mais dois investigadores aqui para a cidade. Polícia Militar: teremos, já em seguida também, mais quatro motos para a ROCAM e duas Forças Táticas, são duas Blazers, com dez policiais militares a mais.