Governador discursa em inauguração de fábrica japonesa de vidros em Guaratinguetá

Mestre de Cerimônia: Senhoras e senhores, encerrando os pronunciamentos, com a palavra a sua excelência, o senhor Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a […]

sex, 29/04/2011 - 15h10 | Do Portal do Governo

Mestre de Cerimônia: Senhoras e senhores, encerrando os pronunciamentos, com a palavra a sua excelência, o senhor Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.

Governador Geraldo Alckmin:
Bom dia a todas e a todos. Saudar nosso presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz; ao nosso prefeito anfitrião Júlio Filippo, prefeito de Guaratinguetá; Adriana, presidente do Fundo Social de Solidariedade; vice-presidente do Grupo AGC; Akio Endo; vice-prefeito de Guaratinguetá, Miguel Sampaio Júnior; presidente da Câmara do Esporte de Guaratinguetá, vereador Jorge Nicolas, pessoa em quem eu quero saudar outros vereadores aqui da região. Deputado federal Valdemar Costa Neto; deputado estaduais; padre Afonso Lobato; Helio Nishimoto; Marco Aurélio; Adilson Rossi; Andréia do Prado e, também, Estevam Galvão; secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald; Luciano Almeida; presidente da Agência Investe São Paulo. Acho que o Condephaat inteiro está aqui porque eu estou vem aqui o prefeito de Cunha, Vitor Lippi; de Potim, Benito Carlos; de Cachoeira Paulista, Fabiano Chalita; de Aparecida, o Márcio Siqueira, de Queluz, José Celso Bueno; de Roseira, Marcos Galvão; de Cruzeiro, a Ana Karin; de Caçapava, Carlos Vilela; de Valinhas, José Luiz; de Lorena, nosso queridíssimo prefeito; os ex-prefeitos aqui de Guaratinguetá, Francisco Carlos; Nelson Mathídios; o vice-presidente executivo da AGC; e o vice-presidente e C.O da AGC; Davi Capelino, diretor de estratégico da Asahi Glass Company, Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas, comandante da escola especialista aeronáutica; secretários municipais; empresários; trabalhadores; representantes de sindicatos; entidades; amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas dizer da alegria de vir hoje a Guaratinguetá em um dia importante para a cidade, para a nossa região e não tenha dúvida, Dr. Akio Endo, que a presença aqui de tantos prefeitos aqui da região mostra que esse é o investimento que vai repercutir muito em Guaratinguetá e em todo nosso Vale do Paraíba. E vai fortalecer muito, inclusive, as relações entre o Brasil e o Japão. Nós temos mais 100 anos de amizade, de cooperação, entre duas nações irmãs. Mas eu não quero falar do passado, eu quero falar é do futuro.

Eu vejo no Brasil e no Japão, uma vocação de parceria, de cooperação e complementaridade econômica. O Brasil como grande líder da América Latina e o Japão, um dos grandes lideres econômicos no mundo asiático. Eu não tenho dúvida que esse investimento de mais de R$ 700 milhões é uma demonstração de confiança no Brasil, em São Paulo, em Guaratinguetá. Ele vem em um sentido, e nós cada vez mais caminharmos juntos sob o ponto de vista econômico, o Brasil e o Japão. E escolheram bem, São Paulo é um Estado que tem tamanho de país. São Paulo tem uma economia e uma renda e uma população do tamanho da Argentina, tendo uma vantagem sob a Argentina: é que esta dentro do Brasil. E escolheram bem Guaratinguetá, uma situação geográfica privilegiada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, situação geográfica excepcional. Com uma logística e infraestrutura também  extraordinária. As melhores auto-estradas, ferrovias, gasoduto, gás natural que é importantíssimo, uma indústria de vidro, energia elétrica, água do Rio Paraíba do Sul, e proximidade dos portos, São Sebastião, Santos, Rio de Janeiro. É uma situação extremamente privilegiada sob o ponto de vista de logística e infraestrutura. Terra da educação, da cultura, das melhores escolas, as nossas ETECs, a FATEC tão famosa de Guaratinguetá, as engenharias da FECc, da Unesp e do lado do pólo das engenharias daqui de Lorena, da USP. Então, região de extrema força do ponto de vista técnico e tecnológico, e das engenharias. E nós vamos trazer para região, o Via Rápida para o emprego – são os cursos de 80 horas, 100 horas, 200 horas para fortalecer ainda mais essa questão.

Então, dar os parabéns, porque Guaratinguetá recebe um grande investimento e AGC escolheu muito bem o site para instalar a sua nova planta industrial. Nós vivemos um bom momento. Está fábrica vai produzir vidros para a indústria automobilística; o Brasil é o sexto maior produtor do mundo de automóveis. A Hyundai está instalando uma nova fábrica que fica pronta dentro de 18 meses em Piracicaba. A Toyota está instalando uma nova planta industrial, em Sorocaba, fica pronta em 15 meses. A Chery, em Jacareí. Enfim, grandes indústrias do setor automobilístico. São Paulo que já tem um parque industrial importante sendo ampliado e a construção civil, que vive um momento excepcional, e eu não tenho dúvida de que nós vamos ter com o vidro, não só mais conforto, mas, também, uma grande beleza em termos de arquitetura para a construção civil aqui no Estado de São Paulo.

Quero aqui agradecer ao deputado federal Valdemar Costa Neto pelo seu empenho na questão do viaduto aqui sobre a Rodovia Presidente Dutra e, vindo para cá, vinha conversando com o prefeito Júlio Filippo, o presidente da Assembleia Barros Munhoz, sobre as obras que nós vamos ajudar aqui o município para duplicar a ligação da Dutra até a área industrial e, também, a região de acesso ao turismo religioso, ao Frei Galvão, que hoje já passa de um milhão de romeiros por ano vindo a Guaratinguetá, e que vai ajudar também a região, porque vamos ter viadutos, acessos sobre a estrada de ferro e ter mais uma ligação, também, ligando a antiga Rio/São Paulo com a Rodovia Dutra e, atendendo também, Guaratinguetá, Canas, Lorena e toda a região.

E reafirmar aqui os nossos compromissos com a AGC, que foram os compromissos assinados aqui pelo Governo de São Paulo, através da Agência Investe São Paulo, e aqui quero agradecer ao Doutor Luciano Almeida. O diferimento do ICMS nas importações de máquinas e equipamentos a serem utilizados no processo produtivo, o diferimento de ICMS nas aquisições internas de máquinas e equipamentos, o diferimento do ICMS incidente sobre mercadorias adquiridas de fornecedor localizado no Estado de São Paulo (na utilização como matéria-prima, material intermediário, material secundário, material de embalagem e insumos), e o diferimento de ICMS incidente sobre importação de mercadorias classificadas no protocolo. No nosso empenho na agilização da questão ambiental, do licenciamento ambiental cumprindo todas as exigências, mas no menor prazo possível. E a questão da infraestrutura, especialmente, junto as nossas concessionárias para ter todas as exigências que a empresa precisa para poder estar em plena produção o mais rápido possível.

Quero aqui dizer da alegria de estarmos juntos. E o Papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Não há paz verdadeira, onde não há emprego. Na há oportunidade para as pessoas, para as pessoas se realizarem através do trabalho, se sentirem únicas, poderem amparar seus progenitores, constituir família e ajudar a sociedade a se desenvolver. Governo não gera emprego, ele só o faz de forma complementar. Emprego é gerado por empreendedores, gente que gera riqueza. Por isso São Paulo não aplaude tanto Governos, São Paulo aplaude quem investe, quem cria riquezas, quem trabalha, quem empreende. Esse é o DNA. O Estado que era uma pequena província há um século e meio atrás, se tornou uma grande força industrial de serviços, do agronegócio brasileiro, turismo, do setor financeiro, bancário. E hoje, nós damos mais um passo, um passo importante, e para mim é uma alegria muito grande sendo aqui em Guaratinguetá, uma cidade que é um exemplo da pujança do Vale do Paraíba, da força da nossa região.

Então, dar os parabéns a Guaratinguetá. Cumprimentar toda a população, abraçando o prefeito, Gilberto Filippo Junior. Eu vindo para cá dizia ao Barros Munhoz e ao Luciano que eu fui colega do prefeito na década de 70, do Filippo Pai. Aí, o Luciano que não o conhecia falou: “Puxa, mas então você não é tão broto assim não é?”. Eu falei: “Não, é que o prefeito é que é muito jovem!”. Mas eu quero dizer da alegria abraçar, viu Fillipo, cumprimentar sua equipe e, eu não tenho dúvida, que a AGC ela rapidamente vai estar em produção e vai crescer muito, gerando emprego, oportunidade, gerando riquezas, ajudando São Paulo a cooperar com o Brasil. Parabéns Guaratinguetá!

Mestre de Cerimônia: Senhoras e senhores, após o pronunciamento do senhor governador, nós encerramos a cerimônia agradecendo a presença de todos, lembrando que a seguir teremos uma coletiva de imprensa com os jornalistas aqui presentes, lembrando também que os executivos da AGC estarão a disposição dos senhores jornalistas aqui na sala ao lado e logo após, na parte externa, teremos a apresentação da escola de samba aqui do município de Guaratinguetá. Continue conosco. Tenham todos um bom dia e nosso muito obrigado!