Alckmin discursa ao recebe Prêmio Sinditêxtil

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos quero cumprimentar o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; presidente do Sinditêxtil, Alfredo Bonduki; o Rafael Cervone Netto, presidente emérito do […]

qui, 28/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos quero cumprimentar o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; presidente do Sinditêxtil, Alfredo Bonduki; o Rafael Cervone Netto, presidente emérito do Sinditêxtil de São Paulo; deputados federais: Vanderlei Macris, Protógenes Queiroz, Guilherme Campos, Arnaldo Sá; deputados estaduais: Célia Leão, Cauê Macris; secretários de Estado, Sidney Beraldo, que é do setor, que é da indústria têxtil de São João; secretário Davi Zaia, Edson Giriboni; presidente da FIESP, Lúcia Esper, Paulo Skaf; Ricardo Pereira Leite, secretário municipal de Habitação; Otávio Cândido, presidente da Sabesp; Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit; Josué Gomes da Silva, presidente emérito da Abit e da Coteminas. Os do meio ambiente, premiado Geraldo Silva, representando a Tavex; mérito exportador, o Gilmar Nabanete, presidente da Coats Correntes; inovação, Marcos Demarchi, presidente da Rhodia e dizer que fico muito honrado de receber essa homenagem tão generosa ao lado de um grande brasileiro que é o Fuad Mattar. Para mim é uma honra dupla, fazê-lo ao seu lado. Empresário do setor têxtil, diretores do Sinditêxtil, amigas e amigos, uma palavra telegráfica.

Mas dizer da alegria de estar aqui na posse do Sinditêxtil e dizer que é uma questão de responsabilidade e inteligência administrativa fortalecer o setor. Não há nada mais importante para um país, para um estado do que apoiar um setor que é de mão de obra intensiva. Só aqui em São Paulo 510 mil empregos. Barros Munhoz me dizia ali do lado: “Geraldo, só em Itapira, dois mil empregos”. Um setor de ponta na inovação, vi ali na Rhodia, da química, da tecnologia, da ciência, do conhecimento. Um setor que se moderniza, novas maquinas industriais, equipamentos. E fico feliz de ver que em São Paulo, 40% dos investimentos ano passado, 800 milhões de dólares, foram aqui no nosso estado. Um setor com enorme responsabilidade na área ambiental. Um setor que exporta em um momento de grande dificuldade em razão da sobrevalorização da moeda e dos custos internos. Então, é uma responsabilidade nossa apoiar. Nós prorrogamos esse ano o chamado Outono Tributário, as medidas de redução da alíquota de ICMS e prorrogamos por dois anos, e pretendo, Alfredo, na próxima faze-lo em caráter definitivo para dar mais segurança para o setor.

Ampliamos os itens da relação, os 7% de ICMS, edredom, travesseiros, puffs, tela elástica, fibra têxtil não inferior a cinco milímetros, não tenho a menor ideia do porque disso, mas foi incluído, enfim, foram seis itens aqui que foram… Travesseiros, almofadas, enfim, completamos a relação. Eu ouvi no discurso do Alfredo que tem ainda uma questão técnica a ser discutida, nós vamos aprofundá-la. Paulo Skaf, nós estivemos ontem, né, Paulo, anteontem, na FIESP, e ele colocou a questão do saneamento, do poderá ou deverá, ou seja, as indústrias que tratam o seu efluente industrial e aonde tem a SABESP na região, há uma legislação e há uma discussão, olha, é obrigado a pagar à SABESP e entregar esse tratamento ou pode ter um tratamento fora, nós vamos aprofundar essa questão, o Edson Giriboni está aí, ele já fica com a tarefa de a gente aprofundar a questão jurídica e se possível buscar uma boa solução para essa questão e a questão dos recursos humanos.

Queria dizer ao nosso presidente, o Alfredo Emílio Bonduki, que nós vamos lançar agora em maio um grande programa chamado Via Rápida para o Emprego, é curso de 80 horas, 100 horas, 200 horas, e nós vamos… Como esse é um setor que gera muito emprego, nós vamos concentrar o Via Rápida e os cursos em parceria aí com vocês também para o setor poder ter recursos humanos bastante bem preparados.

Mas a minha palavra é de agradecimento, eu brinco que tem um amigo que gosta tanto de fazer discurso, quando ele entra no avião e a aeromoça dá aquelas instruções de segurança de voo, ele pede a palavra para agradecer.

Muitíssimo obrigado.