Alckmin discursa em vacinação de idosas no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em São Miguel, aqui no CRI [Centro de Referência do Idoso], cumprimentar o nosso […]

qui, 28/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em São Miguel, aqui no CRI [Centro de Referência do Idoso], cumprimentar o nosso secretário da saúde, doutor Giovanni Cerri; o deputado estadual, doutor Carlos Bezerra, está aqui o Carlos Alberto; o nosso querido deputado Milton Flávio. Milton Flavio foi o autor da lei que institucionalizou a vacina contra a gripe para os idosos e também agora para as grávidas, para as crianças de seis meses a dois anos; o Gilberto Borja, também nosso suplente do deputado; Adolfo Quintas, está aqui conosco, vereador da capital, secretário-geral do nosso partido; doutor Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantã. Um fato importante: o Brasil até o ano passado comprava todas as vacinas do Instituto Pasteur, na França, era tudo importante da Europa, só era envasilhado aqui. Agora já estamos produzindo um grande numero de vacinas, serão três milhões esse ano, para atender o Brasil, fabricadas em São Paulo, no Instituto Butantã, já três milhões, estamos independentes da França. E o ano que vem, no mínimo, 20 milhões de vacinas; cumprimentar o Paulo Sergio Pelegrino, diretor do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermínio de Moraes; doutor Nilton da Silva Guedes, diretor aqui do núcleo; cumprimentar o doutor Milton Ferreira, o nosso vereador aqui da Câmara de São Paulo, Milton Ferreira, vereador e também médico; coronel Kita, que é o subprefeito de São Miguel; os profissionais daqui do CRI; dizer da alegria de estarmos juntos aqui.

Quando é que é o Miss, a escolha da Miss é hoje ou é…? Hoje é a pré-seleção. Quantas finalistas já têm? 170 inscritas e hoje serão escolhidas 25. E aí na semana que vem a finalíssima. Estamos na torcida. E além de… mas é uma alegria. Nós visitamos aqui o setor odontológico, foram mais de 20 mil próteses aqui no CRI de São Miguel e além do serviço odontológico, do serviço médico, de lazer, de entretenimento, muito importante nós termos políticas públicas. E eu sou meio contra nessa coisa de idoso, porque quem é idoso? Quem que é? Ele não é, ali também não. Então quem é idoso? Quem tem mais de 60? 70? 80? Não. Idoso é quem tem pelo menos 10 anos a mais do que nós. Ninguém é idoso. A gente está sempre empurrando para frente não é? Nós somos mais experientes. Aliás um fato interessante, 60%, quase 70% do corpo humano é água. Um bebê, 70% do bebê é água. Na medida que nós ficamos mais velhos nós vamos ficando mais enxutos.

Mas eu quero é destacar aqui duas coisas boas. Uma é a campanha da vacinação. Vai até o dia 13 de maio, das oito da manhã as cinco da tarde, inclusive aos sábados de segunda a sábado. Então todo mundo acima de 60 anos deve ser vacinado nos nossos postos. As crianças de seis meses a dois anos e as grávidas. Aí vai evitar que agora no inverno pegar gripe. Ela é muito contagiosa né, o vírus. O influenza, ele passa muito rápido de um para o outro. Então a vacina vai evitar que a pessoa pegue gripe e se pegar gripe ela vai ser mais atenuada, porque o perigo da gripe é virar pneumonia e levar a uma internação hospitalar vai reduzir muito o risco de problema respiratório, problema pulmonar, pneumonia, internação e preservar a saúde da população. E a outra o CRI. A gente fica feliz de ver essa obra que nasceu com o nosso saudoso Mario Covas, quanta coisa boa já foi feita aqui, e eu deixo uma sugestão, eu vi o pessoal fazendo massagem ali, e acho que o setor de fisiatria, fisioterapia, a gente deve expandir. O maior órgão do corpo humano é a…? Pele! O maior órgão do corpo é a pele. Então, a massagem ela é muito importante e eu acrescentaria a acupuntura. A gente podia criar um serviço de acupuntura aqui para os nossos CRIs, esse aqui de São Miguel e também do Mandaqui, para a gente trazer um serviço de acupuntura que vai promover saúde, que vai também tratar muitos casos que precisam também ser tratados. Prevenção e, de outro lado, ajuda também, a medicina alopática, na cura da população. Mas quero deixar um grande abraço e eu aprendi o seguinte: a gente nuca deve furar fila, interromper partida de futebol e atrasar o concurso de Miss, não é?

Muito obrigado!