Visite Ribeirão Pires, cidade conhecida pelo Festival do Chocolate

De festa religiosa à meia-maratona: o município tem programação para todos os tipos e gostos

sex, 29/04/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Ribeirão Pires é uma cidade com pouco mais de 112 mil habitantes. Localizada a 40 km de São Paulo, suas águas e territórios são protegidos pela Lei de Mananciais, o que permite uma relação saudável entre a vida urbana com a Mata Atlântica. O município é sinônimo de belezas naturais e de vasta programação cultural.A cidade atrai turistas de todas as idades com pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, centros hípicos, igrejas, feira de artesanatos e os mais diversos eventos que ocorrem durante todo o ano.

O Festival do Chocolate, por exemplo, reúne cerca de 400 mil turistas até a Estância Turística de Ribeirão Pires. A programação do evento é regada a grandes atrações musicais e gastronomia de inverno, oferecidas em aconchegantes chalés. O evento projetou a cidade e já se tornou referência na região.

Outro festival que arrasta os visitantes é a Festa do Pilar. O evento religioso é o mais tradicional da cidade. Neste ano, durante o mês de maio, a Igreja do Pilar receberá apresentações folclóricas, shows, exposições de artesanato e comida típica da região. Os visitantes também participam de procissão e missa campal.

A Meia-Maratona Trilheira de Ribeirão Pires também movimenta a cidade. Desde 2001, os participantes vão para as ruas e percorrem mais de 20 km de trechos urbanos, trilhas e estradas de terra. Quase todo o percurso possui traços da Mata Atlântica, o que torna a prática esportiva muito mais gostosa e saudável.

Vale conhecer os parques da cidade. O Pérola da Serra, com estilo colonial de influência mexicana, é o lugar ideal para quem quer passear, caminhar e se divertir. Quem curte esportes de aventura pode fazer rapel, pontes suspensas e o circuito de arborismo, a nove metros do chão. Já o Parque Milton Marinho de Moraes, proporciona ao visitante uma linda vista da Represa Billings e da Mata Atlântica , o que atrai diversos tipos de aves para o local. Além disso, o parque possui área de recreação, churrasqueiras e quiosques.

Entre um parque e outro, o visitante pode conhecer a escultura de São José de Inox. A obra é uma visão futurística do padroeiro da cidade. O artista plástico e escultor reconhecido mundialmente, Lúcio Bittencourt, é o responsável pela escultura, feita com aço inox doado por uma fábrica instalada na cidade.

Quem quiser ter uma vista panorâmica de Ribeirão Pires, um passeio ao mirante de Santo Antônio é obrigatório. Ele fica a mais de 800 metros de altitude e é um dos principais pontos turístico da cidade. No alto do morro, há uma estátua de São José e uma linda capela inspirada na arquitetura colonial. Outro lugar que rende belas fotos é a Pedra do Elefante. Esse é o ponto mais alto da cidade e também permite uma vista panorâmica, em 360º. Para chegar até lá, o visitante precisa encarar uma trilha de uma hora e trinta minutos, cercada pela Mata Atlântica. O lugar também é utilizado para prática de rapel e escalada.

Outro esporte radical que faz sucesso na cidade é a Trilha do Cachorro Louco, perto da cidade histórica de Paranapiacaba. Os jipeiros de plantão percorrem uma trilha difícil indicada para carros fortes e preferencialmente com guincho. Os aventureiros não podem ter medo de se sujarem, eles precisam estar preparados para encarar muito lama.

Para chegar ao município e curtir todas as atrações culturais e belezas naturais, o visitante tem a opção de ir pela Via Anchieta ou pela Avenida dos Estados, saindo da capital paulista.

Conheça outros destinos:

São Roque

PETAR

Analândia

Campinas

Ribeirão Preto

Do Portal do Governo do Estado