Alckmin discursa ao entregar novos trens da CPTM

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de hoje estarmos aqui juntos com o governador Alberto Goldman; secretário de Estado do transporte metropolitano, Jurandir Fernandes; […]

ter, 26/04/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de hoje estarmos aqui juntos com o governador Alberto Goldman; secretário de Estado do transporte metropolitano, Jurandir Fernandes; secretário chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio; secretário adjunto do esporte, José Benedito Fernandes; o nosso deputado estadual, Roberto Massafera, grande engenheiro; o deputado estadual Edmir Chedid, que está aqui conosco também; o nosso deputado Ramalho, da Construção Civil que está chegando lá, é o primeiro suplente; o Mário Bandeira, que é o diretor da CPTM; doutor Jorge Rebelo… Cadê o Jorge? Oh Jorge, faz favor. Dá um passo aí para pessoal te conhecer. O Jorge Rebelo é diretor do Banco Mundial… Grande parceiro e amigo de São Paulo. O banco mundial, o BIRD, tem financiado as obras do metrô, da CPTM, o transporte metro ferroviário aqui em São Paulo. Miguel Bucalem, secretário municipal do desenvolvimento urbano, representando o nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab; vereador Claudinho, que está aqui conosco; vereador Attila Russomanno, que está aqui conosco também; diretores da CPTM; representante de entidade de classe, associações, amigas e amigos. Olha, é uma grande alegria.

Hoje nós estamos entregando três trens novinhos, zero quilômetro, não é trem reformado, é trem saído da fábrica. Cada trem tem oito carros, então são vinte e quatro carros a mais para essa linha que sai aqui do Brás e a linha doze, linha Safira, e vai lá, Tatuapé, sobe, vai Jardim Romano, Jardim Amália, USP Leste, vai até Calmon Viana. Essa linha no pico, o intervalo de trem é de seis minutos, nossa meta é chegar a cinco minutos de intervalo entre os trens.

Os trens todos novos tem ar condicionado, as portas são mais largas, tem câmeras de vídeo na frente e atrás, então tem muita segurança e eles são mais motorizados. O Goldman que é um grande engenheiro da Poli…Os trens antigos, tem um trem motorizado, um carro motorizado e dois carros sem motorização, então é 33% de motorização. Esses trens novos, um carro motorizado e um não. Então ele tem 50% de motorização. Então, rápido, viaja mais rápido, tem melhor torque, mais conforto, mais silencioso, estão melhorando para população. Se a gente pegar lá atrás, da época do Mário Covas, a quantidade de passageiros que morriam pingentes, que eles viajavam em cima do trem. O trem não tinha… A porta não fechava. Era uma situação muito ruim. E foi recuperando, o Mário Covas teve um trabalho importante, o Serra teve um trabalho importante, o Goldman teve um trabalho importante e nós, com esses que nós estamos entregando, já são 11 trens. Esse é o quinquagésimo, são 50 trens de 105. Então nós vamos entregar ainda mais 55 trens, oito carros cada trem, 440 carros 0 km, para melhorar o conforto e o transporte mais eficiente para população. Então, o Bandeira, queria agradecer aqui a equipe da CPTM e dizer que o metrô que se cuide, porque a CPTM tá… Chegaremos lá, no ritmo aí, maravilhoso.

Agradecer o Governador Alberto Goldman, que nos alegra aqui com sua presença, pelo seu trabalho como governador e hoje nos ajudando no conselho do nosso metrô. Agradecer os nossos deputados, o Edmir Chedid, o deputado Roberto Massafera, o deputado Ramalho, nossos vereadores, o Claudinho, que é um entusiasta da Linha 6, que vai para a Zona Norte de São Paulo, a Linha do Claudinho, o Attila Russomano também. Agradecer ao Jurandir Fernandes, que é um engenheiro especialista em transportes, ao Bandeira, que preside a CPTM, e toda equipe da CPTM. A menina dos olhos do Governo é o trem e o metrô. Tudo que a gente tiver de recurso, nós vamos investir no transporte metro ferroviário.

Parabéns a São Paulo!