Alckmin discursa em lançamento do Programa Cão-Guia e anuncia construção de Centro de Referência na USP

Mestre de cerimônia: Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, estimada secretária Linamara Rizzo Battistella; coronel Admir Gervásio, secretário em […]

qua, 20/04/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, estimada secretária Linamara Rizzo Battistella; coronel Admir Gervásio, secretário em exercício; doutor Antonio Julio Junqueira de Queiroz; deputado federal Ricardo Tripoli; deputada estadual Célia Leão; doutor Antonino Grasso, que representa nosso prefeito da capital; senhores consoles aqui presentes; desembargador Álvaro Alves Logan, presidente da comissão de acessibilidade do tribunal; professora Telma Maria Tenório, pró-reitora da Universidade de São Paulo; doutor José Antônio Constantino, diretor da faculdade de medicina veterinária da USP; José Oliveira Justino, presidente do conselho estadual para surdos da pessoa com deficiência; secretário municipal Eduardo Jorge; Mara Cialis, presidente fundadora da Fundação Laramara; amigo Paulo Bressan; Antônio Rulli Neto, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB; amigas e amigos, uma palavra breve.

Mas dizer da alegria, Linamara, de hoje assinarmos aqui o programa do Cão-Guia, e ao mesmo tempo a construção do Centro do Cão-guia junto com a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Aqui foi bem lembrado, o Tripoli deu aqui um belo exemplo do quanto o cão é amigo do homem, né? Na Odisséia, de Homero, que foi escrito oito séculos antes de Cristo, portanto, há dois mil e 700 anos, Homero disse que Ulisses durante dez anos guerreou contra Tróia. Depois passou muitos anos perdido do Mediterrâneo e quando voltou para sua terra natal, quem primeiro o reconheceu foi Argus, o seu cão, e depois, diz o poeta, morre com gosto, após reconhecer Ulisses. Então o cão é, realmente, um grande amigo do homem, e agora o cão-guia mais importante ainda. Nós temos 145 mil pessoas cegas no estado de São Paulo e mais de dois milhões com deficiência visual. Então, esse centro, ele vai unir a faculdade de medicina veterinária da USP e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Nós já temos os canis que vão doar os filhotes de labrador, que é um animal dócil, amoroso, inteligente, bonito, e esses filhotes de labrador vão para as casas das pessoas cegas, a Associação Laramara que vai ajudar nesse trabalho de a gente verificar os casos que devem receber o cãozinho, ele vai ter o acompanhamento, durante vários meses, pelos veterinários e técnicos da USP e depois haverá, então o treinamento para que ele possa ser o cão-guia e dar mais liberdade para as pessoas, para ela ir, vir com segurança, com tranquilidade. Então eu diria que São Paulo, que é a capital da tecnologia, da ciência, da indústria, do agronegócio, dos serviços, do turismo, hoje ganha aqui a pole position do estado mais voltado ao ser humano, porque a obra prima do estado é a felicidade das pessoas.

Linamara Battistella, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência: … E apoiados pelo Lions Clube, mas com a expertise da Faculdade de Medicina Veterinária nós estamos planejando, traçando as diretrizes, que vão ter um grande significado quando nós temos como principal objetivo a autonomia, independência. O Cão-guia é um instrumento de acessibilidade, é hoje, a partir do decreto do governador Geraldo Alckmin, uma política pública, uma política que tem o marco referencial legal a partir da legislação federal, tem o marco legal estadual e agora se cristaliza como um programa que vai ser executado pelo Governo do Estado em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária. Não poderíamos escolher um parceiro mais adequado. Estamos formando veterinários com esta nova visão, estamos dando finalmente ao cão um atendimento sanitário, que deve ser cuidadoso e totalmente diferenciado do cão amigo, do cão pet. Portanto, estamos criando uma especialização dentro da veterinária, estamos criando uma nova dimensão de ajudas técnicas, mas não paramos por aí, vamos além, estamos criando uma linha de pesquisa, liderados pela professora Denise Auller estamos conquistando um passo à frente na pesquisa, no laboratório, no reconhecimento da mudança que se opera na vida, na família e no entendimento sobre esse ser, que é o próprio cão. A dupla que se forma, cego e cão-guia, representa agora um novo espaço dentro da sociedade, um espaço que tem que ser acolhido pela sociedade e tem que estar legitimado pela legislação e que precisa ser entendido como um processo de construção de uma nova sociedade.

Por isso, nós não podíamos apenas construir um centro de referência, ele precisava ser pensado dentro de uma questão de sustentabilidade. Fomos buscar o melhor parceiro, fomos buscar quem tinha experiência internacional em construir sem agredir. É norma do Governo de Geraldo Alckmin valorizar o meio ambiente, garantir sustentabilidade e aprendemos com o governador Geraldo Alckmin que não se fala em sustentabilidade sem privilegiar a pessoa humana. Portanto, garantir a sustentabilidade no ponto de vista do meio ambiente, mas trazer a diversidade como foco do nosso projeto realmente materializa este conceito que o governador nos colocou como diretriz no seu primeiro dia de governo. Vamos atingir a população, vamos proteger o meio ambiente e vamos trazer mais conhecimento, mais tecnologia para a nossa sociedade, esse projeto materializa isso. Nós temos certeza que ao lado do professor Vicentini e da professora Denise, nós estamos ombreados para atingir em pouco tempo os melhores resultados que este grande programa, que é um programa de direitos humanos, pode traduzir para nossa sociedade. Hoje a festa é dos senhores, Faculdade de Medicina Veterinária, deficientes visuais, que encontram dentro do Governo de Geraldo Alckmin a oportunidade de se exercerem como cidadãos de direitos. Obrigada governador, por mais essa oportunidade, a Secretaria está liderando este projeto, que é um projeto de Governo. E quero dizer para vocês, de forma muito concreta, o projeto que nasceu no coração da Dona Lu Alckmin, quando ainda na qualidade de esposa do vice-governador, entusiasmou a Polícia Militar para que nós pudéssemos concretizar isso. Não era possível, não havia legislação que amparasse, a primeira legislação sobre o marco referencial federal sobre o cão-guia foi feito pelo nosso querido e saudoso Romeu Tuma, por inspiração da nossa querida Lu Alckmin. Portanto, governador, leve à dona Lu os nossos agradecimentos. São pessoas com a sensibilidade da Dona Lu, com a capacidade de inovação do Vitor Ciaulis que alimentam as nossas esperanças e fazem com que a gente trabalhe em direção a construção de uma sociedade melhor, melhor para todos. Vamos fazer de São Paulo o Estado da inclusão.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado, senhora secretária.