Alckmin discursa em assinatura de convênios do FEIDRO com prefeituras paulistas

Mestre de cerimônia: Governador do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário-chefe da Casa Civil, deputado Sidney Beraldo; secretário de estado de […]

ter, 19/04/2011 - 14h30 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Governador do Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário-chefe da Casa Civil, deputado Sidney Beraldo; secretário de estado de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado Edson Giriboni; deputados estaduais, o Beto Trícoli, o Cauê Macris, o André do Prado. Quero saudar todos os nossos prefeitos, saudando o doutor Miderson, de Taquarituba, que preside o Comitê de Bacias da sua região, e a prefeita Fabiane Santiago, prefeita de Piracaia, na pessoa de quem cumprimento todos os nossos prefeitos e prefeitas aqui presentes; Walter Tesch, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria; Dan Conrado, diretor do Banco do Brasil do estado de São Paulo; Alceu Segamarchi Júnior, superintendente do DAEE; Otávio Okano, diretor-presidente da CETESB; saudar aqui todos os nossos líderes dos nossos municípios, vice-prefeitos, vereadores, organizações não governamentais, amigas e amigos.

Uma palavra breve. Mas hoje é um dia, Giriboni, de grande alegria. Primeiro pela destinação dos recursos, não pode ter dinheiro público mais bem aplicado do que para a saúde, para o saneamento e para o meio ambiente. Para recuperar os nossos rios, as nossas bacias hidrográficas, promover o saneamento básico e a qualidade de vida da população. Depois de forma descentralizada, então através dos municípios… Nós temos aqui a geografia de São Paulo, vamos até as barrancas do rio Paraná, lá em cima no Rio Grande, no Paranapanema até Caraguatatuba, aqui do litoral. Depois a priorização, a forma democrática de como os recursos são escolhidos, governar é escolher, e a gente erra menos e acerta mais quando abre um processo democrático. Então, o critério tripartite, participam as prefeituras dos municípios, o Estado e a sociedade civil, no caso das bacias hidrográficas aqui do estado de São Paulo. Aliás, eu vejo que a modernidade e nós trabalharmos sempre olhando regionalmente e através das bacias hidrográficas. Eu vou deixar uma tarefa aqui para o Beraldo, secretário da Casa Civil, Giriboni, que é o secretário de Recursos Hídricos, e o Emanuel Fernandes, do Planejamento e Desenvolvimento Regional, nós temos 14 regiões administrativas no estado, isso do ponto de vista político-administrativo e temos mais São Paulo, então podemos dizer que temos 15 regiões administrativas e temos 22 bacias hidrográficas no estado. Me parece muito mais moderno, inteligente, ter uma sinergia melhor se nós trabalharmos no estado através das bacias hidrográficas. Nós podíamos estudar juntos com os municípios uma reorganização administrativa e política do estado já sob a ótica das bacias hidrográficas, a gente já ir pensando, planejando e trabalhando através das bacias hidrográficas do estado de São Paulo.

Depois queria dizer que eu acredito muito nesse trabalho. Eu tive um dia desses em Sorocaba e o prefeito Vitor Lippi, Giriboni, lá de Sorocaba, me levou e eu fui ver o Rio Sorocaba. É impressionante, o que era há 20 anos atrás e o que é hoje. Disse até ao prefeito, não sei se é digno de crédito, mas a gente sempre deve ter cuidado com história de pescador, mas que pescaram um Curimbatá de 40 cm no Rio Sorocaba. Então, pode ser um exagero, mas é notável a recuperação do rio, e hoje o grande problema é esgoto sanitário, não é indústria mais. Antigamente era indústria, hoje é esgoto sanitário, então, um esforço grande para poder recuperar. O grande rio de São Paulo, que é o Tietê, o projeto Tietê 3, nós vamos investir 1,05 bilhão de dólares, 1,6 bilhão de reais, só em coleta e tratamento de esgoto, só coleta e tratamento de esgoto, não tem nada para água, é coleta e tratamento de esgoto. Então a mancha de poluição que estava lá na represa de Barra Bonita, ela que já retrocedeu até perto de Salto, ela vai voltar mais rapidamente, recuperar os nossos rios. O bem mais importante da humanidade já é água, e a gente pode dizer: “Não, mas o Brasil tem muita água”, não, tem muita água na Amazônia, mas aonde tem gente, tem pouquíssima água. São Paulo tem 22 milhões de pessoas aqui na região metropolitana sem água, nós vamos buscar água em Minas Gerais, que é o sistema Cantareira. É raro no mundo você ter 22 milhões de pessoas a 700 metros de altitude. Todas as grandes metrópoles do mundo estão perto do mar, pegam os rios de foz. Nós somos, aqui o Tietê é rio de cabeceira, nasce aqui em Salesópolis, por isso o nosso desafio ele ainda é muito maior.

O nosso abraço, apliquem muito bem os recursos, nós vamos suar a camisa para aumentar os recursos para os municípios. Estou indo agora à Santo Expedito, hoje é o dia do índio, nossos antepassados, e é o dia de Santo Expedito, o santo das causas urgentes, difíceis, justa, se a causa não for justa, o santo não intercede, precisa ser justa, se a causa for justa, pode ser urgente e difícil que o santo Expedito ajuda. Então nós estamos indo lá na missa de santo Expedito, que já fez um milagre, porque Santo Expedido é uma cidade pequenininha, né? Nós estamos autorizando uma obra rodoviária lá para entrar no Santuário de dois milhões e meio, então o primeiro milagre já aconteceu, né? Mas era justo, exatamente, era justo o pleito. Mas estou indo a Santo Expedito, mas quero deixar um grande abraço, vamos trabalhar juntos.

Muito obrigado.