Alckmin discursa em assinatura de convênio para realização de obras para a Copa de 2014

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol; Emanuel Fernandes, secretário do […]

seg, 18/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol; Emanuel Fernandes, secretário do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Jorge Pagura, secretário do Estado de Esportes, Lazer e Juventude; secretários municipais Miguel Bucalem, Rubens Chammas, Marcos Cintra, Marcelo Cardinale, Ronaldo Camargo, Pedro Pereira Evangelista; presidente dos clubes, o A1. Hoje nós tivemos um café da manhã com os 20 presidentes dos clubes de futebol do nosso estado, o A1, ouvindo dialogando, para a gente fortalecer ainda mais esses que é… os grandes futebol de São Paulo, do Brasil e do mundo, que são os nossos times paulistas. Saudar os presidentes representantes das ligas municipais de futebol e associações esportivas, amigas e amigos. Uma palavra breve. Mas é uma alegria, começamos com um café com os presidentes dos nossos times de São Paulo, da A1. Temos agora a assinatura com o Marco Polo Del Nero, uma grande parceria com a Federação Paulista de Futebol para o nosso campeonato estadual, primeiro Campeonato Estadual das Seleções das Ligas Municipais, são 36 cidades, percorrem toda a geografia do estado, vai do litoral até as barrancas do Rio Paraná, do Rio Grande até Paranapanema, pegando a região metropolitana de São Paulo. Será televisionado pela TV Cultura, começa agora e maio e vai até outubro. Eu tenho certeza que vai ser um grande sucesso o nosso primeiro Campeonato Estadual das Ligas Municipais de Futebol. E assinamos o convênio com a Prefeitura de São Paulo, com o prefeito Gilberto Kassab para o Pólo Institucional lá da zona leste, lá de Itaquera. Como diz o prefeito, São Paulo é candidato, e tem as condições a oferecer o que há de melhor para a Copa do Mundo, nós temos o maior parque hoteleiro da América Latina, aeroportos, metrô, trem, sistema de segurança, saúde, todas as condições.

São Paulo pleiteia a abertura da Copa, o Congresso da FIFA e o Centro Internacional de Transmissão, centro de mídia. A proposta para a abertura da Copa, Itaquera, e hoje assinamos o convênio, são 480 milhões de reais, 345 milhões do Estado, 132 milhões da Prefeitura, e obras importantes, a nova avenida de ligação norte-sul, entre a divisa de Itaquera e a Nova Radial, incluindo as transposições, inclusive sobre as linhas do Metrô e da CPTM, a nova avenida articulando a ligação norte-sul com a Avenida Miguel Inácio Curi, passagem em desnível da Radial Leste no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM, adequação viária no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Ardevan Machado, um conjunto de investimentos no sistema viário que vai beneficiar todo o Pólo Institucional, que tem também FATEC, Fórum, SENAI, todo o Pólo Institucional para a zona leste, além dos importantes investimentos em metrô, trem, Linha 17, aqui do Aeroporto de Congonhas, um conjunto de investimentos importantes.

Então, é com alegria que nós queremos agradecer aqui ao prefeito Gilberto Kassab, cumprimentá-lo, dizer que conte conosco para a gente trabalhar de manga arregaçada para termos a abertura da Copa do Mundo aqui em São Paulo. Quem vai ganhar com isso é o Brasil, será a Copa do mundo, as seleções. Nós temos 37 cidades disputando também, sediar as seleções que vêm do estrangeiro, cidades que são candidatas a hospedar todas essas seleções, cidades com bons parques esportivos, próximos de aeroportos, bom parque hoteleiro. Então entendo que estamos dando um passo aqui, importante para a Copa do Mundo, para a abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Um passo importante de parceria com a Federação Paulista de Futebol para fortalecer as nossas ligas municipais de futebol, fazendo um campeonato que eu tenho certeza que vai ser um sucesso, e também ouvindo os grandes clubes de São Paulo, que são os grandes clubes do Brasil, de futebol, reconhecidamente de prestígio internacional para que a gente podendo somar esforços, trabalhar juntos, a gente possa fazer mais em beneficio do esporte, que é saúde, quando eu vi a criançada aqui no filme, né? Quem faz esporte fica com uma cultura de exercício, de ginástica, de atividade física fundamental para a saúde. Além do espírito de equipe, afastar das drogas, melhorar a formação do caráter, a educação, enfim, promover o turismo, gerar emprego, aproximar os povos do mundo todo. Enfim, o esporte, o futebol, em especial, tem essa mística de falar ao sentimento, ao coração de todos nós.

Parabéns a São Paulo.