Lu Alckmin acompanha mutirão do programa Visão do Futuro

Mais de 3 mil crianças da rede estadual foram atendidas por oftalmologistas

sáb, 16/04/2011 - 15h53 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou neste sábado, 16, do primeiro mutirão do programa Visão do Futuro de 2011, voltado a alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais da capital. Mais de 3 mil crianças, entre 6 e 7 anos, foram atendidas por oftalmologistas.

A primeira-dama, os secretários adjuntos de Estado da Educação, João Cardoso Palma Filho, e da Saúde, José Manoel de Camargo Teixeira, e a representante do Programa Nacional da Educação Fiscal da Superintendência da Receita Federal em São Paulo, Luiza Helena Uliano Marotta, acompanharam os atendimentos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Santa Casa.

“Muitas vezes o aluno fica disperso não por desinteresse, mas porque não está enxergando direito. Com o Visão do Futuro, os professores habilitados têm condições de fazer uma primeira avaliação dentro da sala de aula. Caso algum problema for detectado, essas crianças são encaminhadas para os mutirões, como o de hoje” explicou Lu Alckmin.

As crianças que foram diagnosticadas com problemas de visão, como miopia, por exemplo, receberão os óculos com a graduação indicada pelo médico. Esses óculos foram doados pela Receita Federal, parceira do Fundo Social.

Este é o primeiro de uma série de dez mutirões. O último acontecerá em agosto. Serão cinco somente com alunos das escolas estaduais e outros cinco dedicados exclusivamente aos alunos das escolas municipais. No total, serão atendidos 41.580 estudantes (21.780 alunos da rede estadual e 19.800 da rede municipal).

Sobre o Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias estadual e municipal da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública de ensino. O programa beneficiou mais de 140 mil crianças, somente em 2010. Mais de seis mil óculos foram doados.