Alckmin discursa em entrega de 50 novas viaturas para a Rota

Geraldo Alckmin: Estimado secretário da Segurança Pública, o doutor Antônio Ferreira Pinto; coronel Admir Gervásio, secretário-chefe da Casa Militar; coronel Edson Ferrarini, deputado estadual; deputado Marcos Neves; o nosso sempre […]

sex, 15/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Estimado secretário da Segurança Pública, o doutor Antônio Ferreira Pinto; coronel Admir Gervásio, secretário-chefe da Casa Militar; coronel Edson Ferrarini, deputado estadual; deputado Marcos Neves; o nosso sempre deputado Conte Lopes; coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado; coronel Maércio Ananias Batista, comandante do Policiamento de Choque; tenente-coronel Paulo Adriano Telhada, comandante do 1º Batalhão de Choque, a Rota; major Walter Mendes Magalhães, coordenador operacional do 1º Batalhão de Policiamento de Choque, em nome de quem cumprimento todos os agraciados; delegado federal Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, representado o superintende regional da Polícia Federal; delegado de polícia Wagner Judice, diretor do DENARC, representando o delgado-geral do Estado; Walter Melo de Vargas, presidente da Associação das Forças Internacionais de Paz da ONU; sargento Elcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência, em nome de quem cumprimento todos os presidentes de associações, oficiais e praças da Polícia Militar, autoridades civis, familiares, amigas e amigos.

Nossa primeira palavra é de homenagem ao soldado Militão Estevão Xavier do 3º BPM/M covardemente assassinado por criminosos, e hoje enterrado no Mausoléu dos Heróis da Polícia Militar no Cemitério do Araçá. A nossa homenagem e nossos sentimentos a todos os seus familiares e a Polícia Militar do nosso Estado.

Nossa segunda palavra é de agradecimento, a honra de receber está láurea, está homenagem representando aqui, tenho certeza, toda a população de São Paulo. Fiquei muito feliz e muito honrado com a láurea que me foi prestada. Depois quero cumprimentar todos aqueles que receberam sua láurea por mérito pessoal, e cumprimentar a Rota, exemplo de disciplina, coragem, destemor, serviço prestado ao nosso Estado. A Rota tinha três companhias, quando fui governador em 2002, criei a 4ª Companhia das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.

Hoje entregamos 50 Hilux 0km, mais dez estarão chegando nas próximas semanas, são 60 veículos novos 0km. E espero em fevereiro estar aqui para inaugurar a restauração, a reforma completa deste quartel centenário, para que todos tenham melhores condições de trabalho e a gente tenha aqui uma instituição que orgulha São Paulo, em um prédio extremamente recuperado. E quero aqui cumprimentar o secretário Antônio Ferreira Pinto, e em nome dele toda a nossa polícia.

Sempre foi um sonho nós atingirmos as metas da Organização Mundial de Saúde que dizia que nós não devemos ter mais de dez homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil tem 25,4; o Estado de São Paulo tinha, em 1999, há 12 anos atrás, 35,3 homicídios por 100 mil habitantes. E, nesse primeiro trimestre, índice que será divulgado hoje as 4h da tarde, nós atingimos o menor índice da série histórica 9,52 com uma queda de 41% na cidade de São Paulo esse trimestre comparado com o trimestre do ano passado. Claro que ninguém está satisfeito, nós queremos reduzir ainda mais, mas é um exemplo para o Brasil de que trabalho sério, profissional, com tecnologia, inteligência, integração das polícias, participação da sociedade civil é possível sim reduzir os índices de criminalidade e preservar a vida da população. E transparência absoluta, o Governo quer abrir os seus números, os seus índices, o controle da sociedade, a fiscalização da imprensa, então as publicações que eram trimestrais, elas passam a ser mensais, tudo pela internet e 15 dias após o mês decorrido: então 15 de abril, os índices anteriores, 15 de maio o índice de abril. E os índices que eram por municípios, 645 municípios, agora serão por distrito, então a cidade de São Paulo é detalhada em 93 distritos policiais. O Estado de São Paulo em mais de 1.300 distritos os 18 índices criminais permitindo acesso a todos, transparência absoluta e inteligência, planejamento para poder ser atuar de maneira, ainda mais eficaz. Por isso a nossa palavra é de estimulo, é de cumprimentos em especial a todos aqueles que se dedicam a essa tarefa árdua, onde se tem que vencer batalha todo dia para poder defender a população e preservar a paz no nosso Estado.

Bom trabalho!