Estância climática de Analândia: vocação para o turismo ecológico

Cidade tem cachoeiras para amantes de esportes radicais e belas paisagens

sex, 01/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A pequena estância climática de Analândia fica a menos de 230 km da capital paulista. A cidade, que possui forte vocação para o turismo ecológico e rural, é o destino certo para amantes da natureza e de esportes radicais como escaladas, rapel, canyoning, arvorismo e tirolesa.

O cartão postal da cidade é o Cuscuzeiro, uma pedra em forma de cuscuz que fica atrás da área urbana de Analândia. Foi essa grande rocha que deu o primeiro nome ao município. Quem quiser se aventurar e chegar no topo da pedra precisa escalar com equipamento profissional. Quem não tiver coragem de enfrentar o desafio consegue garantir boas fotos para seu álbum.

Outra paisagem que pode render bons cliques é a do Morro do Camelo. A rocha, que fica em frente a pedra do Cuscuzeiro, tem um formato, como o próprio nome já diz, de um camelo deitado. Diferente do Cuscuzeiro, não é preciso equipamento para escalar a pedra. Em um dos lados da rocha, muitos visitantes praticam uma modalidade apelidada de Tobograma. É uma espécie de esqui na grama, em que crianças e adultos descem sentados ou em pé sob caixas de papelão ou em pranchas de madeirit.

Analândia possui diversas nascentes de água que podem surpreender o visitante. As cachoeiras, por exemplo, rendem ótimos passeios para os mais corajosos. Como o acesso é difícil, poucas pessoas conseguem chegar na cachoeira do Canyon do Feijão, que possui uma queda de cerca de 30 metros em que a água cai sem tocar a rocha. A trilha pode ser feita de bicicleta. A Cachoeira do Escorrega também atrai os aventureiros. Localizada em uma área com vegetação virgem, possui um grande tobogã que oferece diversão garantida aos visitantes.

O Grande Canyon Bocaina é outra ótima opção. Além de desfrutar da belíssima paisagem natural, o turista pode localizar pinturas rupestres nos paredões de arenito vermelho do Grande Canyon. Já a cachoeira de Salto Major Levi, localizada na entrada da cidade, possui duas quedas d’água com poços para banho. Ela é considerada um dos cartões postais da cidade.

Agora se você prefere passeios naturais mais calmos o Parque Ecológico Municipal Dr. Ney Galvão da Silva é uma ótima opção. A cinco minutos da cidade, o local possui uma reserva ecológica de 15 mil m2 onde os visitantes podem conhecer diversas espécies da vegetação nativa identificada por especialistas da Unesp de Rio Claro. Além de ser um bom local para caminhadas, o parque oferece ao visitante uma piscina natural ideal para banhos de sol.

Um outro destino que agrada toda família é a Fazenda São Francisco. Com tanques para pescaria, passeios por trilhas e até cavalgadas na mata, a fazenda fica a 1,5 km da Praça da Matriz. Quem quiser degustar peixes e produtos do local pode ir ao restaurante rural que fica dentro da própria fazenda.

Mas não é só durante o dia que o visitante tem diversão garantida. O centro da cidade possui diversos quiosques com lanches, bebidas e artesanato. Em feriados, a praça vira palco de shows musicais.

Para chegar nesta pequena estância climática, de apenas 35 mil habitantes, basta seguir pela Rodovia dos Bandeirantes, saindo de São Paulo, depois ir até a Rodovia Washington Luis e pegar a SP-225.

Conheça outros destinos:

Ribeirão Preto

Campinas

Do Portal do Governo de São Paulo