Alckmin celebra Dia Mundial da Atividade Física com megacaminhada

Evento comemora o Dia Mundial da Atividade Física, no próximo dia 6

dom, 03/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física (comemorado dia 6 de abril), o governador Geraldo Alckmin participou da caminhada promovida pela Secretaria da Saúde neste domingo, 3. A megacaminhada reuniu cerca de 18 mil pessoas na avenida Paulista, na capital. O evento faz parte do Agita Mundo, movimento que acontece simultaneamente em outros 40 países.

O governador destacou a importância do exercício físico para a melhor qualidade de vida “Um estudo da OMS indicou que o melhor remédio para combater estress, ansiedade e depressão é a atividade física, que libera neuro-hormônios. É muito importante termos cultura de atividade física”, reforçou.  

“É muito importante termos uma cultura de atividade física. A melhor coisa pra saúde, pra circulação do sangue, é mexer o corpo. Setenta por cento do corpo humano é água, água parada estraga. Eu diria que nós adquirimos a maioria das doenças por maus hábitos. Então bons hábitos, hábitos saudáveis, são a melhor coisa para a saúde. Trinta minutinhos de caminhada todo dia, se não puder, dia sim, dia não, alongamento, ginástica, no cotidiano da gente subir escada, não pegar o carro e dar uma andada, tudo isso é importante”, ressaltou ainda o governador Alckmin.

“Caminhar faz muito bem à saúde. Esta iniciativa é fundamental para alertar a população paulista sobre a necessidade de usar a atividade física como importante arma para prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos”, declarou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é incentivar a população a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana. No Estado de São Paulo, pelo menos 54 cidades paulistas também terão atividades a partir deste domingo.

As cinco mil primeiras pessoas que chegarem ao Masp receberão gratuitamente um kit para a caminhada contendo camiseta e bexiga. Os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos, que chamarão a população a se juntar ao grupo. A caminhada termina na Assembléia Legislativa, onde as atividades continuarão por mais uma hora, com uma sessão de ginástica.

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, batizado Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. A OMS aponta o sedentarismo como o inimigo público número 1 de saúde. O comportamento sedentário é reponsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

A Secretaria também promove, em parceria com as prefeituras, ações de incentivo à atividade física. Em diversas cidades do Estado acontecem eventos para sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo.

Cidades paulistas participantes do Agita Mundo:

Adamantina, Alfredo Marcondes, Aramina, Araras, Areias, Bernardino de Campos, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cajobi, Campinas, Cananéia Conchal, Cosmópolis, Espírito Santo do Pinhal, Fernão, Igaraté, Ilha Comprida, Ilhabela, Indaiatuba, Itariri, Itupeva, Jacareí, Jacupiranga, Limeira, Lindóia, Lutecia, Maracaí, Maresias, Nova Odessa, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pariquera-açu, Paulínia, Piracaia, Rinópolis, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Branca, Santa Isabel, São Bernardo, São Caetano do Sul, São Paulo, São Sebastião, São Vicente, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Sumaré, Taiuva, Tarumã, Tupã, Ubatuba, Valinhos, Vázea Paulista.

Da Secretaria da Saúde