Governador e Lu Alckmin participam da Noite do Coração Presente 2011

Arrecadação foi revertida ao Hospital de Câncer de Barretos e à Fundação Xuxa Meneghel

qua, 30/03/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama Lu Alckmin abriram as portas do Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 30, para receber a segunda edição da Noite do Coração Presente. O evento, que contou com o envolvimento direto da primeira-dama do Estado, também homenageou a artista Xuxa Meneghel por sua atuação na defesa das crianças brasileiras.

A iniciativa é realizada pela Fundação Xuxa Meneghel com a Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos, unidade de referência no tratamento oncológico. Fruto de uma longa parceria, a ação visa angariar recursos para as ações sociais desenvolvidas pelas instituições que, apesar das diferentes frentes de atuação, têm como objetivo comum promover a qualidade de vida a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Em nome desta parceria, a Noite do Coração Presente 2011 promoveu um jantar beneficente com grandes atrações, entre as quais um leilão de peças doadas por Xuxa, além de itens de amigos e personalidades interessadas em apoiar a causa. O custo de cada mesa com 10 lugares equivale a uma doação de R$ 10 mil, revertendo toda a renda do evento para a manutenção dos trabalhos das duas instituições.

Xuxa foi a primeira artista a visitar e divulgar o trabalho do Hospital de Câncer. Em 1997, a artista foi a Barretos inaugurar o Pavilhão Xuxa Meneghel, responsável por toda a oncologia clínica e área infantil. A partir daí, segundo o diretor geral do Hospital, Henrique Prata, outros artistas se interessaram, conheceram o espaço e passaram a contribuir.

Ao longo desses anos, Xuxa cedeu canções para produtos audiovisuais, doou peças do seu acervo pessoal para leilões e realizou um show no Credicard Hall, com renda total revertida para a instituição. Em 2007, Xuxa visitou novamente o hospital e descerrou uma placa em sua homenagem.

Sobre a Fundação Xuxa Meneghel

A Fundação Xuxa Meneghel realiza trabalho socioeducativo com crianças e jovens, apóia suas famílias e incentiva o desenvolvimento local. É mantida, majoritariamente, por sua presidente, Maria da Graça Xuxa Meneghel. E nos últimos anos também recebe aportes de um Programa de Apadrinhamento, e de parcerias estratégicas para consecução de seus objetivos.

A Fundação, atende 70 crianças de 3 a 5 anos em horário integral; 280, de 6 a 12 anos; e 60 adolescentes de 13 a 17 – as duas últimas faixa etárias em horário complementar ao da escola. A comunidade tem acesso a projetos de aumento de escolaridade e capacitação profissional, inclusão digital, atividades esportivas e culturais. No conjunto dessas ações são atendidas diariamente 1800 pessoas.

No âmbito nacional, a Fundação Xuxa Meneghel participa intensamente de redes e campanhas nacionais de mobilização social e advocacy em defesa e fortalecimento de causas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Sobre o Hospital de Câncer

Quarto serviço do mundo em excelência técnica oncológica, o Hospital de Câncer de Barretos registra 3 mil atendimentos/dia, sendo 100% via SUS, acolhendo pacientes de todo o Brasil.

Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país e em 2007 foi certificado em proficiência pelo ONA (Organização Nacional de Acreditação Hospitalar).

O hospital fechou o ano de 2010 com 484.269 atendimentos realizados a 50.865 pacientes vindos de 1.372 municípios de todos os 27 estados do país – um recorde de cobertura.

Além disso, reúne 250 médicos e mais de 2,5 mil funcionários. Mantém, ainda, 13 alojamentos oferecidos gratuitamente a pacientes e acompanhantes de doentes, com 650 lugares.

Matéria relacionada: Evento do Hospital de Câncer de Barretos e Fundação Xuxa Meneghel arrecada R$ 2 mi

Do Portal do Governo de São Paulo