Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

ter, 29/03/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, o Mário Luiz, de Caieiras, quer saber sobre o programa de estágios do Acessa Escola, e pergunta como pode inscrever o filho dele.

Geraldo Alckmin: Mário, eu tenho uma boa notícia para você. As inscrições para o estágio do Acessa Escola foram prorrogadas até as 18h do dia 15 de abril e os critérios para concorrer a vaga são: ter pelo menos 16 anos, cursar o primeiro ou o segundo ano do Ensino Médio em uma das escolas participantes e ter o CPF próprio. Você pode fazer a inscrição pelo site da FUNDAP – estagios.fundap.sp.gov.br – e pagar o valor de R$ 12,00 no banco mais próximo de sua casa. No dia 22 de maio, os candidatos vão participar do processo seletivo. Serão realizadas provas de português, matemática, informática e conhecimentos gerais. Caso você não tenha condições de pagar esse valor, é possível, sim, solicitar a isenção e fazer a inscrição gratuitamente. São 3.449 vagas que estão sendo oferecidas em estágio. Em Caieiras, onde você mora, são 57. O estagiário do Acessa Escola é responsável pelo atendimento dos usuários dos laboratórios de informática. Eles trabalham quatro horas por dia e recebem além da capacitação, uma bolsa auxílio de R$ 340 e mais o auxílio transporte.

Apresentadora: Governador, a Maria do Carmo, da cidade de Assis, pergunta sobre a reestruturação anunciadas pelas delegacias. Segundo ela, as cidades do interior estão preocupadas.

Geraldo Alckmin: Olha Maria do Carmo, é importante a sua pergunta até para a gente esclarecer. Nenhum policial do interior, nenhuma delegacia será fechada por menor que seja a cidade. Mesmo que ela tenha mil, dois mil habitantes. Vão continuar funcionando com os escrivães, com os investigadores, terá um delegado quer vai responder pelo município. E além disto, uma outra boa notícia. Hoje nós temos cidades pequenas que tem seis, sete policiais militares e a partir do segundo semestre, a partir de outubro quando nós vamos ter uma segunda formatura de mais de dois mil novos soldados, nós pretendemos que nenhum município do Estado tenha menos de 11 policiais militares. Então além de ter a Policia Civil presente em todos os municípios do Estado de São Paulo, teremos um reforço ainda na Polícia Militar, para poder ter mais polícia presente. E também, Maria do Carmo, transferimos o Detran da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão, com isso nós liberamos 1.349 policias civis. Só delegados são 361 delegados que vão estar agora dedicados, exclusivamente, a Policia Investigativa, a Polícia Judiciária fortalecendo a segurança pública do nosso Estado.

Apresentadora: Obrigado, governador. E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br. Na sessão fale conosco. 

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador.