Alckmin discursa em entrega da Estação Butantã

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos, estimados governadores José Serra e Alberto Goldman, ministro dos Transportes da Alemanha, Peter Ramsauer, e quero aqui dizer da […]

seg, 28/03/2011 - 16h50 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos, estimados governadores José Serra e Alberto Goldman, ministro dos Transportes da Alemanha, Peter Ramsauer, e quero aqui dizer da alegria de recebê-lo, senhor ministro: há uma importante comunidade alemã no Brasil e especialmente em São Paulo. Então ficamos muito felizes de recebê-lo, e importantes investimentos de empresas alemãs também aqui em São Paulo, então nos alegra a sua presença. Cumprimentar o prefeito da capital, nosso parceiro aqui no trabalho, o prefeito Gilberto Kassab; secretários de Estado, Jurandir Fernandes, de Transporte Metropolitano; Sidney Beraldo, da Casa Civil; Edson Aparecido, do Desenvolvimento Metropolitano; Bruno Covas, do Meio Ambiente; José Aníbal, de Energia; Emanuel Fernandes, de Planejamento; Silvio Torres, da Habitação; deputado federal Jorge Tadeu Mudalen; cônsul-geral da Alemanha, Matthias Von Kummer; diretor-presidente do Metrô, doutor Sérgio Avelleda; diretor-presidente da CPTM, Mario Bandeira; presidente do grupo de conselho de administração da Via 4, Renato Vale; presidente da Via 4, Luis Valença; vereadores de São Paulo: Floriano Pesaro, líder da bancada, e o José Rolim. Quero cumprimentar aqui todos os moradores aqui de Butantã, saudando a Dona Edna Pinheiro, e nós vimos ali uma foto bonita de uma corrida no jockey, o marido dela foi campeão aqui do Jockey Club, o senhor Miguel Rizzo, morador há 65 anos aqui no bairro, muito obrigado pela presença de vocês, diretores e funcionário do Metrô e da Via 4, lideranças comunitárias, amigas e amigos, uma palavra breve.

Quero dizer da alegria de estarmos juntos aqui, entregando esta que é a 61ª estação de Metrô. O Metrô de São Paulo, ainda é pouco, mas passa de 70 km, a Linha 4, hoje é entregue a terceira estação: já foi entregue Faria Lima e Paulista e agora Butantã. E nós esperamos até maio, portanto, no máximo mais 60 dias, talvez até 45 dias, entregar a Estação Pinheiros, vai ser a quarta estação, e aí fazemos a integração em junho, e com a integração, integra o metrô com o trem, e aí passa não só das 8h, mas das 4h40 da madrugada até meia-noite. E vai dar para ir daqui até Pinheiros, 1 minuto e meio; daqui até a Faria Lima, 3 minutos; daqui até a Paulista, 7 minutos.

E no segundo semestre, entregues as linhas República, integra com a leste-oeste, e Luz, integra com a norte-sul. E já está em licitação as cinco estações da segunda fase: Vila Sônia, Morumbi – São Paulo, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie. E aí nós completaremos as 11 estações da Linha 4, que é a mais moderna das estações do Metrô, ela é operada inteirinha por sistemas, o que permite o intervalo entre um trem e o outro no pico de quanto tempo, Jurandir?

Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos: Uns 150 segundos.

Geraldo Alckmin: 150 segundos de intervalo, inteirinha operada por sistema; o que há de mais moderno, todos os trens com ar-condicionado, sistema de vigilância, câmera de vídeo, uma linha de ponta. A Linha 5, amanhã, terça feira, a Justiça determina a abertura de todos os envelopes, uma semana para que seja feita a defesa e a apresentação de dados pelas empresas, e esperamos em 20 dias resolver o problema da licitação . A Linha 5 já está em obra o trecho do Largo Treze até a Adolfo Pinheiro. A Linha 6, o projeto básico está sendo feito e esperamos… é maio, Jurandir? Que nós vamos lançar o edital da Linha 6?

Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos: Em maio vamos fazer a pré-qualificação.

Geraldo Alckmin: Maio já fazemos a pré-qualificação para lançar o edital das obras da Linha 6. A Linha 2, que foi até Vila Prudente, há uma parceria com a Prefeitura para chegar até Cidade Tiradentes. Já está em obra até Oratório e estamos licitando todas as estações até Cidade Tiradentes. A Linha 17, ela vai ligar Jabaquara com o Aeroporto de Congonhas, Morumbi, vai atender o estádio também, do Morumbi, e integra aqui com a Linha 4, está em processo licitatório, estamos na fase de pré-qualificação. E essa Linha 4 nós queremos que pela primeira vez ela saia de São Paulo, o Metrô que se chama Companhia Metropolitano, ele só atende a cidade, e aí nós iremos para Taboão da Serra, a Linha 4, saindo da Região Metropolitana de São Paulo.

Enfim, são investimentos vultosos, com recursos do Estado, em parceria com o setor privado, com financiamentos internacionais, importantes, e a prioridade nossa é transporte coletivo e de alta capacidade, como é Metrô e trem. Só de trem são 105 carros, metade entregues, metade para chegar. Cada carro, cada trem são oito carros. Nós estamos falando de 840 carros novos na CPTM, além da ampliação da ferrovia: vamos levar a ferrovia que está no Grajaú até Varginha, fazer o expresso novo para Guarulhos, que é o Expresso Guarulhos, e um forte investimento na questão da CPTM. Para se ter uma ideia, o Brasil inteiro transporta dois… São dois bilhões de viagens, não é isso, Jurandir? Dois bilhões e 100 milhões de viagens. O Brasil todo: Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, e todo o interior do Brasil. São Paulo sozinha, 67% do número de passageiros de Metrô e trem do Brasil é São Paulo, o Brasil inteiro 23%, só São Paulo, 67%, e vamos ter uma grande expansão de trem e de Metrô.

Mas eu quero aqui agradecer, agradecer ao Serra, que deu um grande impulso a questão dos trens e dos Metrôs, ao seu secretário, que foi o Portela, agradecer ao Goldman, que também é o homem do transporte e da engenharia, deu um grande impulso também nesse trabalho, agradecer a toda a equipe do Metrô, que sua a camisa, é uma família que se orgulha dessa empresa, que é uma da melhores empresas do Brasil. Agradecer a população, que tem paciência, porque na hora do pico é um aperto danado, mas nós vamos fazer um grande esforço para aumentar o número de trens da CPTM, estamos batendo aí em 2,4 milhões de passageiros por dia, e nos aproximando de 4 milhões de passageiros no Metrô, que mostra que a população quer andar de trem, quer andar de Metrô, nós precisamos é ter mais linha, e no caso da CPTM, expandir os trens e melhorar a qualidade. E em especial dar um abraço muito carinhoso na população aqui de Butantã, eu que sou morador aqui, vizinho, um bairro muito acolhedor, um bairro muito carinhoso, um bairro tradicional de São Paulo como é o Butantã. Essa estação vai atender a USP, que é outro orgulho de São Paulo, nós estamos aqui a 500 metros do portão da USP, 500 metros. Começa hoje duas linhas de ônibus da USP para esta estação, a Prefeitura, o prefeito Kassab também já fez a integração dos ônibus para alimentar aqui a estação de Metrô, enfim, um dia muito alegre. Um dia de conquista, parabéns aqui ao Butantã, parabéns a São Paulo.