Palácio do Horto reabre com exposição dos pioneiros da cerâmica em São Paulo

Residência oficial de verão do governador de SP também recebe mestre ceramista japonês para oficinas

sex, 25/03/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Palácio do Horto, residência oficial de verão do governador de São Paulo, será reaberto ao público no próximo domingo, 27, e, para celebrar a data, a Curadoria do Acervo Artístico dos Palácios do Governo inaugura a exposição “Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”.

A mostra, que é gratuita e se estende até 8 de maio, terá obras de artistas que fizeram história em São Paulo. O destaque é o mestre japonês Toshiyuki Ukeseki, que morou no País por um breve período na década de 1970 e hoje retorna do Japão para palestras, cursos e oficinas. Duas dessas oficinas acontecerão nos dias 26 e 27 de março no Palácio do Horto, iniciativa promovida em parceria pelo Acervo dos Palácios e pelo Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC).

Além do trabalho de Toshiyuki, estarão em exposição obras do português Alberto Cidraes, das japonesas Rubi Imanishi e Mieko Ukeseki e dos brasileiros Vicente e Antonio Cordeiro. Segundo Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo dos Palácios – órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil -, um dos objetivos da mostra é contar a história de vanguarda, resistência e bravura desse grupo, que reuniu uma produção exemplar de cerâmica artística a partir de 1975, atraído pela terra fértil da cidade de Cunha. Dessa forma, a história da cerâmica no Brasil está ligada ao município do Vale do Paraíba, onde foi formado um núcleo de produção artística que, em poucos anos, transformou a pequena cidade em um dos mais importantes polos ceramistas da América do Sul.

“Pioneiros da Cerâmica” também irá expor obras dos ceramistas Shugo Izumi (Atibaia), Megumi Yuasa (Itu), Shoko Suzuki (Cotia), Akinori Nakatani (Mogi das Cruzes), Kimi Nii (São Paulo), Luis Toledo (Cunha), Leí Galvão (Cunha), Augusto Campos (Cunha), Gilberto Jardineiro (Cunha) e Kimiko Suenaga (Cunha). Serão cerca de 100 peças de cerâmica artística produzidas em forno de alta temperatura e manualmente, que transmitem diferentes linguagens e evidenciam tanto formas geométricas quanto estruturas orgânicas, técnicas e efeitos variados. 

A oficina do mestre japonês

As oficinas de criação e aprimoramento técnico de modelagem de cerâmica manual e em forno Noborigama, que acontecerão nos dias 26 e 27 de março no Palácio do Horto, são ações complementares à exposição “Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”. As aulas serão ministradas por professores do Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha e contarão com a participação especial do mestre japonês Toshiyuki.

Como o objetivo é ampliar o acesso a essa técnica artística e a vivência com ceramistas, as oficinas serão gratuitas e atenderão 40 inscrições por dia, com uma carga horária de 3 horas, das 14h às 17h. Todas as vagas já foram preenchidas.

A restauração do Horto

Localizado na zona norte da Capital, o Palácio do Horto passou por ampla restauração em seu piso nos últimos três meses. A partir deste domingo, 27, quando será reaberto, os visitantes poderão ver o piso original do Palácio, no segundo andar, e o novo revestimento de madeira do térreo.

O Palácio do Horto, construído em 1930, tornou-se residência oficial de verão do governador de São Paulo em 1949 e foi aberto ao público em 2008, com visitas orientadas, oficinas e exposições de arte. Localizado na Serra da Cantareira, o Palácio abriga em seus jardins 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, eucalipto e pinheiro-do-brejo, além de diversas espécies de animais, como macaco, tucano, gambá e garça.

Serviço
“Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”
Data:
27 de março a 8 de maio de 2011
Horário: quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas
Informações: (11) 2193 8282 / acervo@sp.gov.br 
Entrada gratuita

Oficina de modelagem de cerâmica
Data:
26 e 27 de março de 2011
Horário: 14h às 17h
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Informações: (11) 2193 8282 / acervo@sp.gov.br 
Vagas esgotadas

Veja fotos de algumas peças da exposição e do Palácio do Horto no Flickr da Secretaria da Casa Civil: www.flickr.com/casacivilsp

Do Acervo Artístico dos Palácios do Governo