Alckmin discursa ao anunciar ampliação do sistema de expedição de B.O. da PM

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da satisfação de estarmos juntos aqui. Cumprimentar o prefeito da capital, prefeito Gilberto Kassab; secretário de Estado da Segurança Pública, […]

qua, 23/03/2011 - 16h45 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da satisfação de estarmos juntos aqui. Cumprimentar o prefeito da capital, prefeito Gilberto Kassab; secretário de Estado da Segurança Pública, doutor Antonio Ferreira Pinto; secretário-chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio. Nós aprendemos uma nova aqui, ouviu? O Edson Aparecido não vem, mas ele manda a ficha, não é? Ele não está aqui não, não é? O deputado estadual Cauê Macris, representando aqui a nossa Assembleia Legislativa de São Paulo; Coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar; Doutor Marcos Carneiro Lima, delegado-geral de Polícia; Coronel Hervando Luiz Velozo, comandante do Policiamento de Trânsito; Coronel Roberto de Jesus Moretti, comandante de Policiamento da Área Metropolitana 4; Tenente-Coronel João Abner Nossa, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; Primeiro-Tenente Emerson Prado Gonzaga, comandante interino da 4ª Companhia; Doutor Marcelo Cardinale Branco, secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da SPTrans e da CET; Eduardo Camargo Afonso, subprefeito de Ermelino Matarazzo; vereador Adolfo Quintas; Orion Riul, coordenador estadual dos CONSEGs, e quero aqui saudar os CONSEGs aqui da região que estão presentes aqui conosco. Saudar toda comunidade.

Amigas e amigos. Uma palavra brevíssima. Mas dizer da alegria de hoje estarmos aqui nesse evento que fortalece a segurança pública, melhora a vida da nossa população, facilita a vida das pessoas e uma parceria também entre o Estado e o município. Então, primeiro agradecer o prefeito Kassab. Nós temos um convênio entre o Estado e o município na questão do trânsito. E hoje são 269 viaturas zero quilômetro, 97 veículos e 172 motocicletas que vão reforçar a segurança aqui na cidade de São Paulo.

Queria também destacar essa boa integração da Polícia Civil com a Polícia Militar. Integração necessária para gente avançar ainda mais na segurança pública com o Fotocrim, ou seja, um banco de dados de fotografia de 380 mil pessoas, um milhão e 400 mil fotos que passam a integrar também todo o trabalho da Polícia Civil, facilitando, agilizando todo trabalho de investigação e Polícia Judiciária. E queria também destacar o registro do Boletim de Ocorrência que começou aqui em Ermelino, na Ponte Rasa, não é isso? Aqui em Ermelino e que foi um sucesso. Eu conversei ali com algumas… Uma mãe e uma filha, a média do registro do BO aqui foi de oito minutos. Eu acho que resgatar esta cultura de que o Governo pode e deve ser um bom prestador de serviço. Nós somos pagos pela população que paga impostos para trabalhar por elas. E fazê-la com a maior eficiência, com maior empenho, com a maior qualidade. Nós somos servidores da população. Então, aqui, em média, foi oito minutos o registro de um Boletim de Ocorrência. Então, essa experiência que deu certo aqui, na 4ª Companhia, ela vai agora, em abril, até o dia… Agora, em abril, ela irá para todas as seccionais da capital. Então, até 6 de maio, nós teremos em toda a cidade de São Paulo as pessoas podendo fazer o registro do BO, nos casos de menor dano ofensivo, fazê-lo nas bases da Polícia Militar, bases fixas, bases móveis, companhia e online, pelo RDO, já estará com o delegado. Imediatamente, online, no RDO, ele já chega para a Polícia Civil. Em seguida, começa o ABC e também Mogi das Cruzes, no mês de maio. Até 2 de julho, Guarulhos e Osasco. Até 20 de julho, São José dos Campos e litoral. E até agosto, 18 de agosto, todo o Estado de São Paulo, as pessoas poderão fazer o registro do Boletim de Ocorrência nas bases da Polícia Militar. E com isso, nós vamos facilitar a vida das pessoas, evitar, também, que todos tenham que ir aos distritos, vai ajudar a Polícia Civil também a se concentrar mais na sua tarefa de polícia investigativa e polícia judiciária.

Estamos muito felizes. Foi uma experiência que deu certo. Quero cumprimentar aqui o secretário Ferreira Pinto, cumprimentar o Doutor Carneiro, o Coronel Camilo. Temos também um compromisso com a eficiência e a transparência. Então, nós estamos estudando, hoje, os nossos registros, as nossas publicações são trimestrais, não é isso Ferreira? Nós vamos avançar para fazê-las mensalmente e também estamos estudando para fazê-la não só por município, mas fazer também por distrito, enfim, toda transparência para melhorar a eficiência do trabalho policial e ter a comunidade do nosso lado nos ajudando para que a gente possa avançar ainda mais.

Por isso, parabéns a todos e bom trabalho!