Alckmin discursa ao anunciar investimentos para Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos estimado prefeito anfitrião, doutor Vitor Lippi; vice-prefeito José Ailton Ribeiro, vereador Marinho Marte, presidente de Câmara Municipal; na pessoa […]

ter, 22/03/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos estimado prefeito anfitrião, doutor Vitor Lippi; vice-prefeito José Ailton Ribeiro, vereador Marinho Marte, presidente de Câmara Municipal; na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores, vereadoras de Sorocaba e da região; deputado federal Jefferson Campos; deputado federal Antonio Carlos Pannunzio; deputados estaduais, Maria Lúcia Amary; Rita Passos e o Carlos Cezar; professor Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde; magnífico reitor da PUC, desembargador Dirceu de Melo; prefeitos: de Iperó, o Marcão; de Cesário Lange, o Ramiro; Porangaba o Luiz; São Miguel Arcanjo, o Antônio Celso; Salto de Pirapora, o Joel Haddad; Araçariguama, o Roque; Piedade, o Geremias Ribeiro; Tatuí, deputado Luis Gonzaga Vieira; Cerquilho, Paulo Roberto Pilon; Itapetininga, o Roberto Ramalho; Ibiúna, o Coiti Maramatsu; Mairinque, o Dennys; Boituva, Assunta; quero cumprimentar o doutor Heitor Fernando Consani, diretor do Conjunto Hospitalar; padre José Rodolpho Perazzolo; companheiro o B.Carlos, amigos, amigas, secretários, profissionais de saúde.

É uma grande alegria estarmos hoje aqui em Sorocaba, aqui no Complexo Hospitalar, um dos grandes hospitais do Estado de São Paulo e nós temos aqui seis ações para melhorar a saúde, o atendimento a saúde, não só em Sorocaba, mas em toda a região. Diz que a obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas, e a saúde é o bem maior que a gente tem. Porque se a gente tem saúde, a gente vai resolvendo as outras… Os outros desafios. Agora, se a gente perde a saúde os outros… As outras questões esmaecem. Eu tinha um professor na faculdade de medicina que dizia que a gente só tem uma escala de valores correta quando está doente, não é? Que quando a gente está doente um monte coisa que a gente acha importante, some! Então aí, a gente recupera realmente os grandes valores da vida.

E nós temos aqui, seis ações: a primeira é o novo prédio, praticamente um novo hospital: são 11 andares o prédio, e nós estaremos com a licitação publicada em até 30 dias, não é isso, Giovanni? Então 30 dias, tem que estar publicada. E um prédio… E um prédio sustentável, moderníssimo, com aquecimento solar, eficiência energética, enfim, um dos mais modernos. Esse prédio interligado ao complexo hospitalar, exatamente na área cirúrgica, porque a proposta é a alta complexidade – nós termos aqui a grande referência para alta complexidade. Aliás, seis salas de cirurgia, um novo centro cirúrgico. A gente tem que pensar no futuro também. Se precisar no futuro, guarde uma vaguinha de anestesista aqui no complexo hospitalar. E um prédio extremamente moderno.

Segunda ação importante é a alta complexidade. Nós temos aqui leitos de UTI neonatal, UTI infantil e 10 leitos de adulto. Vai passar para 50 leitos: são 40 leitos a mais de UTI para adultos. Quintuplica o número de leitos de UTI como retaguarda para toda região. A terceira é a reforma do Hospital Regional, vai ser todo reformado. A quarta é o Hospital Leonor Mendes de Barros, que será reformado e readequado para o Hospital Dia Cirúrgico, Hospital Dia de Quimioterapia e a parte de hemodiálise. A quinta, a Rede Luci Montoro, que é praticamente ambulatório e retaguarda hospitalar de toda parte de fisiatria e reabilitação, inclusive equipamentos, próteses, órteses, enfim, aparelhos para poder atender quem precisa, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência. E a sexta, não menos importante, é a cogestão junto com a Pontifícia Universidade Católica, com a PUC, unindo saúde e educação, nós temos aqui uma faculdade de medicina, das mais reconhecidas pela sua qualidade no Brasil, temos enfermagem, temos biologia, não é isso? Biologia. Então, nós vamos aproximar o Hospital Universitário, o complexo hospitalar da universidade. E também na cogestão a Prefeitura, o município aqui de Sorocaba.

Por isso a minha palavra de agradecimento aqui ao Professor Giovanni Cerri, que em tempo recorde preparou toda essa nova modelagem aqui para gente atender bem a região, toda sua equipe. Agradecer aqui ao nosso prefeito, grande médico, doutor Vitor Lippi, que tem priorizado a saúde. E nós vamos agora poder atender ainda melhor Sorocaba e região. E essa é uma das regiões que mais cresce no Estado de São Paulo, esse eixo Castello Branco-Raposo Tavares, esse binário aí. É impressionante a quantidade de novos investimentos. O que é muito bom. Oportunidade, emprego, o Papa João XXIII dizia que desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde não há oportunidade para as pessoas. Aliás, a melhor maneira… Ontem eu dei uma aula inaugural, ontem 21 de março, é o Dia Internacional da Luta Contra o Racismo. E nós lançamos São Paulo contra a discriminação racial, até porque está no nosso DNA. Nós somos um povo fruto de miscigenação de raças, por isso que o brasileiro é alegre, expansivo, as mulheres são tão bonitas. Somos um povo especial nessa miscigenação. E eu mostrava lá a relação direta, infelizmente, entre saúde e dinheiro. Onde é que se vive mais? Japão, lamentavelmente com essa tragédia agora. Mas são os mais altos (índices): Islândia, Noruega, Estados Unidos, Europa. E onde é que se vive menos? Nas regiões mais pobres. Se pegar no Brasil maior expectativa de vida média, Brasília, Distrito Federal, maior renda per capita do país. São Paulo, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, se pegar onde é que se vive menos, a diferença é de onze anos de expectativa de vida média, Alagoas, Maranhão.

Então, a melhor maneira de promover saúde é renda, é salário e emprego para as pessoas. Essa é uma das melhores maneiras de também melhorar a saúde. As pessoas vão se alimentar melhor, vão habitar melhor, vão ter mais saneamento. Então a região se desenvolve, a região aqui de Sorocaba, toda essa região – se desenvolve fortemente, o que é muito bom para melhorar a qualidade de vida. E educação, até porque grande parte das nossas doenças a gente contrai por maus hábitos: ou alimentares, falta de ginástica, maus hábitos. Então é muito importante promover saúde. Aliás, um dia desse eu fui, Vitor, eu gosto de tomar um cafezinho no boteco. Fui tomar um cafezinho ali na Rua 7 de Abril, do lado da Praça da República, São Paulo, e aí, Maria Lúcia, fui lá pagar o café. E aí tinha uma mocinha no caixa e uma parede de maços de cigarro, e ela atrás ali. Aí eu olhei o primeiro maço de cigarro, uma cinza caindo assim, dizendo: “Olha, cigarro dá impotência”. Aí do lado, um outro maço, e uma caveira: “Cigarro mata!”. Aí eu perguntei para a mocinha lá, falei: “Olha, o pessoal lê isso daqui e compra o cigarro?”, “Ah, doutor, compra”, “Mas todos querem o que mata”. [risos]

Então, eu não tenho dúvida de que com educação para a saúde, bons hábitos que não custam nada, bons hábitos. E de outro lado uma boa equipe. Aqui quero abraçar o doutor Heitor, e dê um grande beijo na sua filha, viu? E dizer que a gente fica feliz, porque a medicina não é só técnica, é preciso gostar de gente, é preciso ter amor às pessoas, enxergar no semelhante a imagem, a semelhança de Deus. Então a gente fica feliz com seu entusiasmo aqui, que eu tenho certeza, contamina no sentido positivo, toda equipe. Nós temos aqui… Quantos funcionários nós temos aqui? Três mil pessoas trabalhando, aliás, saúde dá muito emprego, e muito emprego para as mulheres. Quantos por cento são mulheres aqui? Três mil. Mais de 60%. Então, Sorocaba está de parabéns. Agora é pisar no acelerador aí para gente rapidamente poder entregar essas grandes conquistas aqui para a população.

Parabéns a todos!