Alckmin amplia sistema de expedição de B.O. da PM

Além de entregar 229 viaturas ao CPTran, governador anunciou o compartilhamento do sistema Fotocrim com a Polícia Civil

qua, 23/03/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Ataulizado às 13h45)

O governador Geraldo Alckmin anunciou, na manhã desta quarta-feira, 23, que, nos próximos cinco meses, a Polícia Militar passará a registrar boletins de ocorrência em todo o Estado. Satisfeito com a aprovação da população ao registro de BOs na PM na 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, na Zona Leste, o governador deu sinal verde para um cronograma que prevê a implantação gradativa do serviço até o final de agosto em todas as regiões de São Paulo. Além de beneficiar a população mais carente, o registro de boletins de ocorrência na PM colabora para reduzir a subnotificação criminal e para o descongestionamento dos distritos policiais.

“Isso que deu certo agora é expandido. Então, no mês de abril, vai para toda a cidade de São Paulo, para todas as seccionais. Em maio, para o ABC e Mogi. Depois, Guarulhos e Osasco. Vai expandindo. Até agosto todo o estado de São Paulo, inclusive o interior, já terá também a possibilidade do registro do BO feito pela Polícia Militar e, online, já nas mãos da polícia civil”, declarou o governador.

De hoje até 5 de abril, todas as unidades da PM na Zona Leste da capital passarão a atender à população que não tem acesso à internet para registrar ocorrências. A região tem 3,8 milhões de habitantes. Até o começo de maio, todas as unidades da PM na capital deverão estar aptas a registrar os boletins de ocorrência. A cidade tem 11 milhões de habitantes. Até junho, o boletim de ocorrência feito pela PM chega aos municípios da Grande São Paulo, onde vivem 7 milhões de habitantes.

Ainda em junho, o novo serviço prestado pela Polícia Militar passa a ser oferecido à população do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas e Piracicaba. Em julho, chega a Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba. Finalmente, em agosto, os policiais militares de Presidente Prudente, Andradina e Araçatuba passam a registrar ocorrências criminais.

Experiência piloto

Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o governador Geraldo Alckmin visitou a sede da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizada no bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da capital, onde há mais de um mês a população, que ainda não tem acesso à internet, pode registrar ocorrências de furto, extravio de documentos, placas de veículo e celular e encontro e desaparecimento de pessoas.

Durante esse período, o projeto piloto mostrou-se eficaz e apresentou ótimos resultados. Com isso, o serviço será ampliado para todo estado. Durante o desenvolvimento do projeto, visando aprimorar o atendimento a população, e para ter o feed-back do serviço prestado, a Polícia Militar desenvolveu uma pesquisa de opinião com as vítimas que compareceram às unidades da PM para registrar o BO.

Foram entrevistadas 30 pessoas, que responderam questões sobre o atendimento policial e o tempo de duração para elaboração da ocorrência. Além disso, as vítimas puderam fazer críticas e sugestões visando à melhoria do serviço prestado pela PM.

A pesquisa apontou que a elaboração do BO pela PM foi aprovada pela população, visto que não houve nenhuma crítica ao atendimento e ao serviço prestado. Com relação ao tempo de duração para o registro da ocorrência, 19 pessoas classificaram o serviço como ótimo e as outras 11, como bom. Já, quando questionadas sobre o atendimento policial durante a elaboração do BO, 22 qualificaram como ótimo e as outras oito, como bom.

A implantação do projeto na região atendida pela 4ª Cia do 2º BPM/M beneficiou aproximadamente 210.709 habitantes dos bairros Ermelino Matarazzo e Ponte Rosa. Em um mês, a Polícia Militar registrou 41 boletins de ocorrência.

Agilidade e ampliação do serviço

No boletim de ocorrência o policial militar faz o registro do que ouviu das partes envolvidas no fato. Dessa forma, vítimas e testemunhas não precisam comparecer à delegacia antes de ser aberto o inquérito policial. Após o registro, a Polícia Militar repassa para a Polícia Civil todas as informações colhidas e o cidadão recebe de imediato uma cópia do registro da ocorrência.

A medida busca ampliar o acesso da população carente aos serviços prestados pela Polícia Civil através da Delegacia Eletrônica, o que descongestionará as delegacias. Policiais civis passarão a se concentrar em casos mais graves e nas investigações criminais. Sem contar a agilidade do processo, pois em média, o registro é feito em 11 minutos.

Para outros tipos de crime, a orientação permanece a mesma: o cidadão deve procurar a Polícia Militar para receber atendimentos emergenciais, pessoalmente ou através do telefone de número 190, e registrar o boletim de ocorrência nas delegacias e distritos policiais civis.

Fotocrim

Para fortalecer ainda mais a capacidade de investigação, o governador anunciou ainda que a Polícia Civil terá acesso ao arquivo de imagens do Fotocrim, banco de dados criado pela Polícia Militar, responsável por armazenar fotos e informações de criminosos, que já conta com mais de 400 mil registros e 1,4 milhão de fotografias.

“Outra boa notícia é a integração da Polícia Civil e Militar. O Fotocrim fica totalmente à disposição da Polícia Civil, o que vai ajudar no processo investigativo”, disse Alckmin. A Secretaria da Segurança Pública tem investido na área de Tecnologia de Informação e Comunicação com foco em Sistemas Inteligentes, servindo de base para a aplicação das políticas operacionais de segurança.

O Fotocrim é uma ferramenta fundamental para o êxito da atividade policial. A base informatizada conta com imagens de ex-presidiários e informações que ajudam na identificação dessas pessoas, como locais que frequentam e relações que mantém com outras pessoas que passaram pelo sistema prisional.

As fotos são tiradas de frente e de perfil. O acervo conta, inclusive, com imagens das cicatrizes e tatuagens dos criminosos registradas em diferentes ângulos. O material ajuda a polícia a conhecer a área de atuação de cada uma dessas pessoas. As pesquisas investigativas indicam o crime que cometeram e se agiram com parceiros.

O Fotocrim também traz as descrições físicas dos detentos, como cor da pele e dos olhos e tipo de cabelo. As informações ajudam a polícia na localização de criminosos com a descrição fornecida por testemunhas e o local onde ocorreu o caso.

Dessa forma, a polícia consegue traçar o perfil do indivíduo e, consequentemente, mapear e monitorar a atividade criminosa. O sistema integra e compartilha as informações entre as instituições policiais paulistas na execução do mapeamento do crime.

Destaca-se a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que possibilitou a inclusão de cerca de 90% da população carcerária do Estado de São Paulo. O sistema foi criado em 1997 e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2002.

Viaturas

Na ocasião, a Polícia Militar recebeu um lote de 229 novas viaturas, que foram destinadas ao Comando de Policiamento de Trânsito. Já chega a 400 o total de viaturas adquiridas em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura da capital para o CPTran. O primeiro lote, com 171 viaturas, foi entregue ao CPTran, em janeiro deste ano. O investimento foi de R$ 11,7 milhões.

O 1º BPTran e o 2º BPTran vão receber 106 e 43 viaturas, respectivamente, enquanto a Companhia Tática do CPTran ficará com as 80 restantes. Os automóveis estão prontos para o uso policial, documentados e com o grafismo da Corporação. As viaturas de quatro rodas estão equipadas com rádio digital.

Da Secretaria da Segurança Pública