Alckmin discursa em inauguração da Fábrica de Cultura

Geraldo Alckmin: Pedir pro Andrea Matarazzo, secretário da Cultura, dar uma explicação, de como é que vai funcionar aqui essa casa, que é uma casa de vocês, viu? Aqui, a […]

sáb, 19/03/2011 - 16h35 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Pedir pro Andrea Matarazzo, secretário da Cultura, dar uma explicação, de como é que vai funcionar aqui essa casa, que é uma casa de vocês, viu? Aqui, a Fábrica de Cultura. Então pedir pro Andrea Matarazzo, dar uma palavrinha pra gente aqui. Combinado?

Andrea Matarazzo: Obrigado, governador. Gente, bom dia.

Público: Bom dia.

Andrea Matarazzo: Então, o governador Geraldo Alckmin, que criou esse programa, ele encomendou que a gente fizesse muitas atrações pra todos vocês.

Andrea Matarazzo: Todos os dias, inclusive fim de semana. Fábrica de Cultura vai trabalhar dez horas por dia, com muitas atrações de teatro, de música, de dança, de cinema, de vídeo, uma série de atrações pra você se divertirem: biblioteca infantil, biblioteca adulta, mas mais do que isso, o governador Alckmin pediu que a gente fizesse cursos aqui. Então nós vamos ter uma série de cursos que as inscrições já estão abertas hoje pra todos os jovens aqui da região: curso de cinema, oficina de cinema, oficina de teatro, oficinas de música, enfim, tudo aquilo que vocês escolherem, nós vamos implantando ao longo do tempo. Esse projeto foi criado pelo governador Geraldo Alckmin no governo anterior dele e concluído agora, inaugurando a primeira das nove Fábricas de Cultura que vão ser feitas pra todos vocês. Muito obrigado.

Geraldo Alckmin: Olha, vocês gostaram ou não?

Público: Gostamos.

Geraldo Alckmin: Cumprimentar o Andrea Matarazzo, a Sônia, sua esposa que está aqui com a gente. Convidar pra subir aqui pra vocês conhecerem o deputado José Aníbal, que é o secretário de Energia; o deputado Edson Aparecido, que é o secretário de Transportes Metropolitano; o secretário Márcio Aith, que é da Comunicação; o Samuel Moreira que e o líder da nossa bancada na Assembleia, o Marcos Penido que é o secretário-adjunto da Habitação, o subprefeito aqui de Itaim Paulista, o João dos Santos Souza, representando o Prefeito Kassab; o vereador Ricardo Teixeira, o Sérgio Freitas, aqui quem vai tomar conta é uma OS chamada Catavento, é uma das melhores organizações sociais de São Paulo! Cumprimentar o Sérgio Freitas… Vocês precisam conhecer uma moça que coordena o programa, é a Carla Almeida. E olha, quem vai tomar conta daqui, vem aqui, cadê o Agnelo Gomes? O Agnelo tá aí? O Agnelo já tá trabalhando aí. O Agnelo Gomes é quem vai tomar conta dessa Fábrica da Cultura. Cumprimentar o padre Jair Rosso, o pároco da Igreja de Santa Rita, a Vera Lúcia Alves, cumprimentando todos os companheiros e companheiras, o meu afilhado de casamento, Abelásio Jacobina, os alunos do Projeto Guri, os parceiros do programa e as pessoas mais importantes que são vocês, né?

Geraldo Alckmin: Quem é que é mais importante aqui?

Público: Eu!!

Geraldo Alckmin: As mulheres, né?

Público: É!!

Geraldo Alckmin: Olha, aqui vai ter teatro, vai ter cinema, vai ter biblioteca, vai ter música, vai ter dança, vai ter curso, violão, percussão, vocês vão poder aprender música. Essa é a casa das crianças, dos jovens, das famílias, dos pais, dos avós… é aqui para a comunidade. É o primeiro de São Paulo. Custou 12 milhões de reais. É um dos grandes investimentos. Abriu hoje, já tem 200 inscritos, aqui vão trabalhar quase 100 pessoas, pra poder atender a vocês. Nós vamos fazer mais oito, são nove, a primeira aqui na Vila Curuçá. Quero agradecer ao Andrea, à sua equipe, agradecer ao Serra, nosso ex-governador, o Goldman, nosso ex-governador, agradecer aos nossos parlamentares, à nossa OS e ao grande projeto de descentralização da cultura. Não precisa ir só lá ao teatro, no Centro de São Paulo, a cultura vem até ao bairro. Então a Fábrica de Cultura é pra trazer a cultura aqui pro bairro. Lazer e formação para a nossa juventude. Parabéns a vocês. Vamos à festa!

Geraldo Alckmin: Olha, só mais uma palavrinha, eu queria cumprimentar uma grande parceira que nós temos que é a Irmã Roseane, do Santa Marcelina. Muito obrigado, Irmã. E olha, é tudo, tudo de graça, tudo de graça, só tem que apresentar uma carteirinha de que é torcedor do melhor time de São Paulo, que é… É esse aí, é o Santos Futebol Clube.

Parabéns!

Orador não identificado: Os nossos aplausos ao governador Alckmin.