Alckmin discursa na entrega de imóveis da CDHU em Itaquera

Geraldo Alckmin: Quase boa tarde já. Mas é uma alegria estar com todos vocês, abraçar aqui todas as famílias. Cumprimentar o deputado Silvio Torres, que é o secretário de Estado […]

dom, 20/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Quase boa tarde já. Mas é uma alegria estar com todos vocês, abraçar aqui todas as famílias. Cumprimentar o deputado Silvio Torres, que é o secretário de Estado da Habitação. Chega aqui, Silvinho, para o pessoal te ver melhor aqui. A deputada federal Keiko Ota, que é deputada federal eleita; o deputado estadual, líder do Governo na Assembléia, Samuel Moreira, que está aqui; deputado Marcos Neves, também deputado estadual; o Marcos Penido, que é o secretário-adjunto da Habitação e presidente da CDHU; vereador doutor Paulo Frange, dá um passinho aqui, Paulo Frange. Paulo Frange, um grande médico, vereador; Manoel Victor de Azevedo Neto, aqui o Manoel Victor, representa o prefeito Kassab; o padre Rosalvino – o Mário Covas dizia que era santo, diz que a ordem é servo de Deus, venerável, beato e santo, não é isso? O padre Anchieta é beato, não é? Então tem uma ordem: servo de Deus, venerável, beato e santo. O Mário Covas já canonizou o padre Rosalvino direto, viu? Padre Rosalvino, que preside a Associação Bom Pastor e a belíssima obra social Dom Bosco; irmã Maria Idati Godoy, da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, articuladora e fundadora aqui do mutirão Portal Dom Bosco; a Neuza Maria Saraiva, que coordenou aqui o mutirão. Você vê que não tem mutirão sem mulher. O Wellington Negão, nosso companheiro; José Leal dos Santos, preside o CONSEG. Saudar a pessoal da fanfarra, da bateria da escola de samba, quase chegou lá a escola de samba, faltou meio ponto e está chegando lá. Os novos moradores aqui do conjunto, associações de bairro, lideranças comunitárias, uma palavra breve.

Mas dizer da alegria, são 120 apartamentos. Uma luta até ficar pronto, não é um trabalho fácil. Casa própria é cara, porque para comprar uma casa a entrada é muito alta, a prestação é muito grande, a renda que é exigida da família é muito alta, juros altos, e esse é o único programa habitacional que permite quem ganha um salário mínimo ter acesso à casa própria, porque tem um grande subsídio, a menor prestação é R$ 81. Então grande programa habitacional. Hoje é a última etapa, não é padre Rosalvino? São 120 apartamentos, apartamentos caprichados, o conjunto tem portaria, tratamento paisagístico, estacionamento, medidor individualizado de água e de gás, playground, centro de apoio ao condomínio, o novo padrão azulejo na cozinha, banheiro e área de serviço, uma unidade no térreo foi adaptada para pessoas com deficiência.

E o que é que nós queremos? Nós queremos fazer mais casa e mais apartamento. Então, Silvio Torres, você já está incumbido de sentar aí com o padre Rosalvino para começar um novo conjunto. Olha, o padre Rosalvino não é fraco não, ele vai a pé daqui até Aparecida, a pé. Ele está mais em forma que a Shakira, viu? Ele está enxuto. Eu estou até encolhendo a barriga aqui, viu? O padre Rosalvino me convidou para ir à Aparecida, aí eu mandei um representante, né? Porque… E tem os pedidos aqui, Silvio: é a construção de um CAC para o conjunto Itaquera C3. É isso, Rosalvino? É isso, CAC? Não, um é para o C3, outro é para o C6, e a criação de uma entrada social também para o C6, saindo para a Praça Sagrada Família, e a revitalização dos sistemas de lazer com a criação da Praça da Terceira Idade, da Praça da Juventude e da Praça da Sagrada Família, e cobertura da quadra poliesportiva existente. Está correto? Então fica autorizado aí o secretário a mandar bala aí e caprichar nas obras aí do Rosalvino.

Nós vamos assinar aqui a revitalização e construção de quadra coberta na área institucional, cedida em comodato, tem a recuperação do campo Área Verde IV, reforma dos vestiários, e o mais importante: a gente fazer mais apartamento, não é? Com a Associação Bom Pastor. Mas agradecer, agradecer muito aqui, isso aqui é uma tarefa coletiva, é um esforço coletivo. Agradecer a todos que participaram, agradecer ao Panão, o nosso apresentador. O Panão, padre Rosalvino, ele não é fraco não, viu? Ele levita, ele sobe um metro e meio mais ou menos, ele consegue sair do chão aí o Panão. O Panão não é fraco não. Nós queremos é deixar um grande abraço e dizer o seguinte: a gente na vida vive de sonho, não é isso? Quando é criança sonha com a bola, com a boneca, com brinquedo. Quando é jovem sonha com a namorada, com o namorado. Depois sonha com os filhos. O sonho da família é a casa, esse é o sonho da família, então a gente fica muito feliz de poder hoje, padre Rosalvino, estar entregando a chave aqui para 120 famílias, que vão para uma casa novinha, zero km. Realiza o sonho da casa própria. E aqui não se fez só prédio, mas aqui se fez cidadania. Foi fruto de um esforço e de uma participação coletiva.

Então, estão todos de parabéns e vamos à entrega das chaves aí.

Mestre de cerimônias: Pode aplaudir, pode.